Page 64 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1999
P. 64

Empresas






























                    V i c o m   d e   a p e t i t e   n o v o























                     Augusto Góes



                                                                                                                             sabilidade).  “O  mercado tem caminhado


                     F o c o   e m   s o l u ç õ e s                                                                         na direção das redes mistas c estamos pre­



                                                                                                                             parados para oferecer a solução mais ade­

                     i n t e g r a d a s   é   a   e s t r a t é i                                                           quada  para  cada  cliente  c  cada  situação,




                                                                                                                             seja por satélite, fibra óptica ou microon­
                     d a   e m p r e s a   p a r a

                                                                                                                             das”, completou Mousinho.



                     c o n t i n u a r   a   c r e s c e r .                                                                      Outro movimento da Vicom foi no sen


                                                                                                                             tido de driblar a instabilidade económica


                     M o n t a d o r a s   e                                                                                 brasileira,  voltando-se  para  clientes  para



                                                                                                                             os  quais  investimentos cm  tecnologia  da
                     s u p e r m e r c a d o s   s ã o   o s                                                                 informação c telecomunicações sejam vi­                                                                   ¦


                                                                                                                                                                                                                                        Fernando Mousinho,
                                                                                                                             tais. Nesse perfil, as montadoras de auto­                                                                 diretor-superintendente da Vicom
                     a l v o s   p r i o r i t á r i o s .

                                                                                                                             móveis  e  as  grandes  redes  de  supermer­

             ST                                                                                                              cados  viraram  a  “menina  dos  olhos”  da                                                            VSAT, com possibilidade para instalação



             Telebrasil setembro-outubro/99
                                                                                                                             empresa.  No  segmento  automotivo,  a                                                                de  um  serviço  de  videoconferência  4-
                                      s mudanças nas telecomunicações
                    A                 corporativas nos últimos dois anos,                                                    (operação de rede), Fiat (conexão interna­                                                            ainda  grandes  clientes  cm  setores  varia­
                                                                                                                             Vicoin tern contratos com General Motors
                                                                                                                                                                                                                                    multáneo para todas as lojas. A Vicom tem


                                      Lcom a desrcgulamentação e a en­

                                                                                                                             cional)  e  Ford,  pretendendo  seduzir  a
                                      trada de numerososp l a y e n , não chegaram                                                                                                                                                 dos da economia, como Spal-Coca-Cola,

                                                                                                                             Volkswagen, usando atualmente serviços                                                                 Perdigão, Siemens, Cem ig.TV Paranaen­
                     a ser obstáculos para a Vicom.  Pelo con­

                                                                                                                             da  G SI/IBM . Já  no  segmento varejista,                                                            se e Bradesco, que divide o contTole acio­
                     trário:  a  empresa  antes  conhecida  como


                                                                                                                             destacam-se  as  parcerias  com  os  grupos                                                            nário da operadora com a Globopar e Vic-
                     Victon Comunicações foi a que mais cres­

                                                                                                                             Bon Marche, Carrefour c Pão de Açúcar.                                                                 tori Telecom. Recentemente, a Vicom ven­
                    ceu no segmento em  1998 (segundo pes­

                                                                                                                             Neste último caso, a Vicom fez a implan­
                    quisa da revista InfoExam c), com 37,1%                                                                                                                                                                        ceu disputas acirradas com a Embratel na

                                                                                                                             tação da rede e e responsável j>or sua ope
                    de  expansão.  M esmo  no  turbulento  ano                                                                                                                                                                     expansão da  rede corporativa da Univer­

                                                                                                                             ração e  manutenção.  Ate  o  final do  ano,
                    de  1999, as previsões são de aumento do                                                                                                                                                                        sidade Salgado Oliveira e na transmissão

                                                                                                                             todo  o conglomerado  de  65  lojas deverá
                    faturamento, além do fechamento de im                                                                                                                                                                          via satélite de dados da CSN  entre a usi­

                                                                                                                             estar trafegando dados e voz por meio de
                    portantes  contratos  com  clientes  como                                                                                                                                                                       na  de  Volta  Redonda  (RJ)  c  o  CPD  da

                                                                                                                             satélite,  através  de  tecnologias  SC PC   e
                    W al M art, Visa N ct e Companhia Si­                                                                                                                                                                          companhia, em 1 lortolãndia (SP).



                    derúrgica Nacional.                                                                                                                                                                                                              A avaliação da Vicom para o pró­


                         Para  Fernando  Mousinho, diretor-                                                                                    O   Salto  da  Vicom                                                                            ximo ano é otimista e pode ser base­


                    superintendente da Vicom, a explica­                                                                                     (faturamento anual  em  R$ mllhòes)                                                                ada nos recebíveis futuros da empre­



                    ção pelo ótimo desempenho estaria na                                                                                                                                                                                        sa,  que  estavam  cm  R$  92  milhões


                    resposta que a operadora deu ao novo                                                                                                                                                                                       em  julho,  contra  RS  58  milhões de



                   cenário competitivo. “Poderíamos nos                                                                                                                                                                                         agosto de  1998.  O  diretor-superin-


                   contentar  com  a  disponibilização  de                                                                                                                                                                                      tendente Fernando Mousinho espera



                   meios, mas optamos por fornecer ser­                                                                                                                                                                                         que a empresa feche o ano 2000 com


                   viços  de  telecomunicação  de  ponta  a                                                                                                                                                                                     faturamento  superior  a  RS  44  mi­



                   ponta,  desde  a  fase  de  planejamento                                                                                                                                                                                     lhões, alcançando um crescimento de


                   ate  manutenção  da  rede”,  avaliou  o                                                                                                                                                                                       14% em relação ao volume estimado


                   executivo.  Parte  deste  rcposiciona                                                                                                                                                                                        para este ano (R$ 38,5  milhões).  A



                   mento  implica cm  ir além  da  solução                                                                                                                                                                                      Vicom soube encontrar os nichos em



                   satelital, carro-chefe da Vicom na mai­                                                                                                                                                                                      que sujXTa a concorrência e está agn

                                                                                                                                                                                                                                                do com a velocidade necessária p-irJ
                   or parte de seus  14 anos de existência

                                                                                                                                                                                                                                                se impor na nova realidade do tuer
                   (a empresa tem mais de 3 mil estações


                                                                                                                                                                                                                                                cado”, sintetizou ^ lousinho.
                   terrestres  de  satélite  sob  sua  respon
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69