Page 66 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1999
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Luiz Vieira
0 Call Centers Brasil'99, de 22 a 24 de mais diversos ramos de atividade, foi sem conhecimen
outro fator que contribuiu para o surgi tos específicos.
de setembro; a 1* Citescall - Confe
mento de grandes estruturas de call centers, A necessidade
rência internacional de Telemarketing, tanto proprietárias, isto é, montadas e ad de con tar com
ministradas pelas próprias empresas que
Telesserviços e Call Centers de 28 a equipes especi Cleide Callejon Barani
atendem, quanto terceirizadas, em que um alizadas é admiti
66 30 do mesmo mês, ambos em São bureau atende em nome da empresa que o
da pelos grandes departamentos. A dire
Telebrasil sefembro-outubro/99
Paulo; e o 3.° Seminário de Call Center contratou. tora de Recursos Humanos da Atento,
Rio, nos dias 4 e 5 de outubro, _______Grandes na briga C leide C allejon Barani, revela que a em
Recentemente, o bureau Atento, que es presa tem a política de contratar universi
mostram que o tema Call Center está
tima fechar o ano com / mil posições de tários ou profissionais já formados e espe-
sendo amplamente debatido pelas atendimento, e já atende a mais de 30 em- s ializados cm algumas áreas para atender
empresas brasileiras. pu sas, das quais apenas cinco controladas a clientes que necessitam de profissionais
1* 1« > mesmo grupo espanhol Telefônica, que com conhecimentos específicos. Como
iversos fatores contribuem para o
exemplo, ela citou uma rede de farmácias
detêm 100% de suas ações, inaugurou sua
D filial no Rio de Janeiro. Dirigentes obser que estaria interessada em contratar a
grande debate que ocorre sobre o
tema. Uma legislação que inccn
vam que o Atento já nasceu como o maior
Atento, o que levaria a empresa a incor
tiva a implantação de centros de atendi porar ao seu quadro de atendentes profis
bureau brasileiro de call center e está em
mento nas empresas dos mais diversos se quinto lugar cm todo o mundo. sionais da área de saúde. Segundo ela, ne>-
tores; a crescente conscientização dos con A chegada de gigantes como o Atento tc caso os ganhos dos atendentes podem
sumidores brasileiros, que passaram a re não estaria desestimulando os bureaus na chegar a R$ 3 mil ou mais.
clamar os seus direitos e da qualidade dos cionais de menor porto, que
produtos c serviços oferecidos; c a melho por se especializarem em de- ~
ria dos serviços de telecomunicações, que terminados segmentos e pos
criaram condições técnicas para a expan suírem uma estrutura mais fle
são dos centros de atendimento, são al xível de atendimento continu
guns deles. ariam tendo espaço no mer
O aumento da competitividade na eco cado. I Jm deles, a DiviCall Te
nomia brasileira, resultado da globaliza lemarketing, oriundo de uma
ção que marcou os últimos anos, levou as empresa do ramo de saúde,
empresas a se preocuparem mais com o aposta nesta especialização e
atendimento de seus clientes, criando um o seu gerente comercial, Os
ambiente favorável para a instalação de car Giordano, comenta que
muitos centros de atendimento. A evolu para determinadas aplicações
ção tecnológica, que gerou equipamentos é muito mais eficiente a con
cada vez mais sofisticados e com capaci tratação dc um bureau especi
dade para atender a um crescente número alizado do que a de uma gran
de solicitações dos clientes de empresas de estrutura de atendimento
Fornecedores de call centers participam de wrios te*nn