Page 22 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1999
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I n t e r n e t i m p u l s i o n a o s n e g ó c i o s
Cada vez mais empresas investem em tecnologia e tornam seus negócios
virtuais. Barreiras econômicas, culturais e sociais são vencidas rapidamente.
Ano Oliva
ocê já parou para pensar sobre
V quais forças estão direcionando Agora estamos correndo atrás do prejuí do com projeções do Gartner Grou;:, do
namentos na área de tecnologia. De ac -
zo, refletiu Cassio Dreyfus, diretor de Pes
os seus negócios? Se você é um
quisas do Gartner Group. O crescimento
dos que investem cm tecnologia e cami de 20% ao ano (registrado nos últimos três total gasto em tecnologia, 60% vão para a
infra-estrutura - hardware, software t te
nha para tornar sua empresa descentrali anos) coloca o Brasil como o país que mais
lecomunicações - que permitem os ser.i-
zada e virtual, pode apostar: está no cami cresce na América Latina em relação ao
ços básicos e 40% para informaçõe.' ar
nho correto. Caso contrário, é bom rever uso da tecnologia.
quivos, algoritmos de buscas etc. , proces
seus processos internos e passar a investir
____________ Alternotivos_____________ sos (aplicações e sistemas), estratégia- e
na infra-estrutura c nas pessoas que lhe
Entretanto, a evolução tecnológica no gestão. “A infra-estrutura continua sendo
cercam para tomar
Brasil esbarra no grande problema da es um buraco negro nos gastos das empre - 1 •
sua empresa ágil e
cassez de mão-de-obra especializada. Se no Brasil"’, avaliou Drevfus.
w
22 capacitada para a
gundo ele, não há tempo para formar mão- A Internet é a imagem mais forte quan
com petição. Se
setembro-outubro/99
de-obra especializada na velocidade do do se imagina a arquitetura da teenoloc.i
gundo o Gartner
crescimento da tecnologia; há poucas pes e passará a ser o mecanismo predominan
Group, maior au
soas estudando em boas escolas de com te para a condução dos chamados bvnness-
toridade mundial
putação e os orçamentos de treinamento to-consumer ou business-to-busines Já nác
em Tecnologia da
nas empresas normalmente são inferiores escapa aos nossos olhos o crescimento do
Informação (TI), a
às necessidades. Com o alternativa, em uso da I nternet nas empresas, dentro da
globalização, apoi-
. , Cassio Dreyfus presas recorrem a provedores de serviços, casas dos consumidores e nos locais pur..-
ada pelos avanços a consultores e a ferramentas de software. cos, como aeroportos, livrarias e hotéis
Telebrasil quais pessoas em diferentes lugares par das corporações, que o procuram para con sador de Plataform as para Interne: e
tecnológicos, está
David Smith, \ice-presidente e pesr :
Dreyfus costuma recomendar aos C IO s
tornando as organizações virtuais, nas
Computação em Rede, assegurou que -
sultoria e estudos, que passem a se preo
ticipam de uma sequência de tareias que
cupar com estratégia para obtenção de expansão do uso da Internet não se da
compõe um processo de negócio. Nesse
fontes de recursos para desenvolver trei- somente cm função do crescimento cco-
cenário virtual, os envolvidos estão liga
dos por rede de computadores, tendo ao
centro a Internet, compartilhando objeti
vos, normas, valores e serviços, instanta
EUA • • 0
neamente. Estudos do G artner Group • •
Classe A Austrália • • o
apontam que em 2005 todas as empresas, • •
Canadá • • c 0
com exceção das companhias de serviços
Reino Unido • • c c c
pessoais, terão alguma forma de trabalho
Alemanha € o • c f
virtual; 10% das empresas de serviços não- 0
pessoais terão todos os seus processos vir Classe B Japão C o • c c
França c o c o
tuais. No Brasil, as organizações estão re •
Itália c o c o
cuperando um atraso de décadas de bar •
Coréia c c o c
reiras de desenvolvimento c usando cada Classe C •
Taiwan o € o c
vez mais tecnologia. •
índia € • o o m
- Na média estávamos atrasados uns Classe D •
Brasil C c o cv#
cinco anos em relação ao uso de tecnologia í
Chino O o o o
e lmil anos cm termos de gestão de tecno
• Alto C Médio O Baixo
logia, porque não havia escolha no País.