Page 14 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1999
P. 14
E s p e l h o s a v a n ç a m
n a t e l e f o n i a f i x a
Luiz Vieira egundo os compromissos assumi Vésper
S dos, a Vésper oferecerá em dezem
Canbrá e Megafel bro próximo 1,747 milhões de li Cobrindo 17 estados, os principais mer
cados (SP, RJ e M G ), e com estratégias hem
nhas, sendo 547 mil em São Paulo e 1,2
adotam o nome Vésper,
milhão nos outros 16 estados onde ope definidas para a competição, a Vésper e^a
Bonari passa a se rará. As metas para o ano 2000 são de investindo na montagem de sua rede VXL
atingir 814 mil assinantes no mercado tendo fechado contratos com diversos for
chamar Intelig e a paulista e 2 milhões nos demais estados. neccdores. Na realidade, a Vésper é com
Em São Paulo, deverão ser investidos nos posta pelas empresas Canbrá e Megatel
Telebrasil setembro-outubro/99
espelho da Tele Centro primeiros três anos cerca de US$ 1 bi que tendo os mesmos acionistas passaram
lhão, o mesmo valor a ser empregado nos a adotar um único nome comercial, ma?
Sul afinal aparece:
outros estados até o final do próximo ano. mantêm estruturas administrativas distin
é o consórcio GVT, sem O consórcio GVT, que competirá com tas, embora estejam definindo uma estra
a I ele Centro Sul e que pode iniciar sua tégia de atuação conjunta.
sócios brasileiros, istes operação até o final de 2000, se compro Em São Paulo, o atendimento da \ cs-
meteu a instalar, ano que per começa este ano cm
movimentos mostram vem, 220 mil linhas, chegar 15 cidades, alcança 2 7 em
a 468 mil no ano seguinte e a 2000 e no ano seguinte
que a competição na
594 mil em 2002. O inves- chega a outros 28 muni
telefonia fixa, iniciada tim ento foi estim ado em cípios, inclusive os de pe
“centenas de milhões de dó pulação inferior a 200 mil
nas ligações DDDs, vai lares” c a licença saiu por ape habitantes. A empresa es
nas R$ 100 mil, depois de
tima contar com 500 Hm
se ampliar com os quatro tentativas frustradas cionários em 1999 e con
de implantar uma concor tratar mais 1 mil no prú»
novos atores, que têm
rência da telefonia fixa nas
mo ano.
Regiões Centro-Oeste e Sul. As centrais de coir.u a
metas e estratégias Gilberto Garbi
A Intelig, operadora de ção serão interligadas p •
para conquistar o longa distância e âmbito nacional, não sistemas de transmissão digitais, com n*-
apresentou metas de assinantes e sim dc nologia W L L e por cabos ópticos t
mercado nacional. cidades a serem atendidas pelos seus ser vencionais, dependendo da densidade
viços. As 28 capitais e 10 municípios lefônica da região e da disponibilid^*-
com mais de 500 mil habitantes inici meios. O callccnter, em Campinas, u 1ZJ
almente propostos devem ser rapida rá tecnologia da Nortel.
mente superados. A empresa investirá O fornecedor da tecnologia W PL
R$ 2,8 bilhões c irá montar a sua rede lhida, de 1.9 G H z CD M A , seria
através dc acordos com ferrovias, o me e um contrato com validade de 4
trô paulista e outros parceiros. Estão pre c valor de US$ 470 milhões foi • .
vistas várias estações satelitais para atin no final de setembro. Além da te*-n _
gir as regiões mais distantes. equipamentos, ele prevê toda a dign