Page 16 - Telebrasil - Março/Abril 1999
P. 16

O p e r a d o r a s   d e b a t e m   p e r s p e c t i v a s















                      As expectativas das operadoras, considerando os aspectos                                                                                                                                                                                                    rios, no modelo estatal, e depois de clien­



                                                                                                                                                                                                                                                                                  tes) e entre elas e o governo também fo­

                      tecnológicos e de mercado, foram abordadas na Telexpo  1999

                                                                                                                                                                                                                                                                                  ram  destacados. A velocidade de  todo o




                       por uma das três h o l d i n g s  de telefonia fixa, a Tele Centro Sul,                                                                                                                                                                                    processo de  mudança  foi  enfatizada por


                                                                                                                                                                                                                                                                                 Antonio José Ribeiro dos Santos, da Tele­


                       por uma operadora de rede metropolitana, a Pégasus, por                                                                                                                                                                                                   mig Celular,  que  lembrou  o surgimento




                                                                                                                                                                                                                                                                                 de  novos agentes no setor de telecomuni­
                       um empresa de telefonia celular, a Telemig Celular, e pela


                                                                                                                                                                                                                                                                                 cação, que são os grupos financeiros que


                       operadora  regional CTBC Telecom.                                                                                                                                                                                                                         detêm  importantes parcelas do controle




                                                                                                                                                                                                                                                                                 acionário das operadoras.



                                           modelo de competição definido                                                                           utilização  destas  redes  de                                                                                                                                                    Exemplos da evolução
                      O                    operadoras  controladas  pelos                                                                          abriu discussões. Foi enfati­                                                                                                                                       de mercado das operadoras


                                          ^ ^ ^ H p e la   Anatei  e a  tendência de  acesso  é  outro  tema  que



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       nos países mais desenv olvi­



                                          mesmos sócios em diferentes regiões do  zada a necessidade de acor­                                                                                                                                                                                                         dos também  foram mostra­



                        País se unirem e de grupos maiores ab­                                                                                     dos com preços competitivos                                                                                                                                        dos. Entre estes destacam-



                        sorverem os de menor poder económico                                                                                       que permitam às operadoras                                                                                                                                         se, segundo Nelson ( lascei li




                        também foram discutidos.                                                                                                   operar  nestas  linhas,  \lgu-                                                                                                                                      Reis, o da CTI  BC1 Telecom,
   16
                                                                                                                                                    mas cidades estão  também
                                  A concentração de operadoras, que já                                                                             exigindo altas taxas pelo uso                                                                                                                                      como 44% deles  quererem
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      posturas dos consumidores

        mar-abr/VV      no Brasil, apesar da fase de ampla cornpe-                                                                                 do solo, lembrou o presiden­                                                       AntonioJosc Ribeiro dos Santos                                                  de 40% das pessoas darem o
                        ocorre a nível mundial, deverá se repetir



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      trocar  a  sua  segunda  linha



                                                                                                                                                                                                                                       .  .  ,  ,  ,
                                                                                                                                                   te da  Pégasus,  José  Barvosa
                        t ição prevista com o fim dos duopólios das
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      fixa por uma celular e o fato
                                                                                                                                                                                                 .
                                                                                                                                                                               . . .
                        Bandas A e  B  na  telefonia celular e  das
                                                                                                                                                    Mello. /Ys iniciativas da ( >e-

                                                                                                                                                   mige I Vtrobrás de criarem empresas para
        lelebrasil     concessionárias  (ex-Sistema Tclebrás) e                                                                                    exploração de telecomunicações em suas                                                                                        número dos celulares e  não os  telefones

                       autorizadas (espelhos), a partir de 2001 e
                                                                                                                                                                                                                                                                                 lixos quando querem ser localizadas. Tan­


                                                                                                                                                   redesedutos também foram ressaltadas.
                        mais acentuadamente em 2003.
                                                                                                                                                                                                                                                                                 tas a custo zero, desde que os assinantes

                                 A  integração das  operadoras com  as
                                                                                                                                                             ( >s novos relacionamentos cjue foram


                       empresas de energia elétrica, com as con­                                                                                   estabelecidos entre as operadores e os seus                                                                                  aceitem ouvir publicidade  nas suas cha­
                                                                                                                                                                                                                                                                                 madas, e uma unificação dos valores das


                       cessionárias de rodovias e ferrovias, para                                                                                  consumidores (antes chamados de usuá­                                                                                         tarifas são outros exemplos apresentados.













                                          T a r i f a s   e   m e r c a d o










                                                                                                                                                    C l BC  Telecom  e
                                                 s estratégias adotadas  pelas ope­
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             uma  guerra  de
                               A                                                                                                                    Telemig  Celular                                                                                                                                                                         preços  suicida  foi
                                                 radoras no tocante às suas tarifas

                                                                                                                                                    enfatizaram  o  pro­
                                                 foram  discutidas  em  palestras  e
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             ressaltada,  enfati-

                             painel da Telexpo 1999. Neste debate foi                                                                               blema  da  crescen­                                                                                                                                                                      zando-se  que  o



                             ressaltado o crescimento da  inadimplên­                                                                               te  inadimplência,                                                                                                                                                                       negócio da telefo­


                             cia  na  telefonia  celular,  em  alguns  casos                                                                        (jue  em  alguns  ca­                                                                                                                                                                    nia  celular  está


                             mimmi/ada  com  a  introdução dos  siste­                                                                              sos  está  associada                                                                                                                                                                     em                 expansão,


                             mas  pré-pago,  e  debatido  o  direito  das                                                                           com  o  problema                                           Ricardo Caldas Ferreira                                             Dilson Dalpiaz Dias                                       mas  exige  uma



                             operadoras negarem acesso a telefonia de                                                                               das  fraudes  na  te­                                                                                                                                                                    gestão delicada no


                             clientes com  ficha de maus pagadores.                                                                                 lefonia  celular.  Outros  temas  abordados                                                                                tocante às tarifas e políticas de relaciona­


                                       () estímulo acentuado ao uso do celu­                                                                        por  eles  foram  o  peso  dos  tributos  nas                                                                              mento  com  os  consumidores.


                             lar  foi  questionado  pela  presidente  da                                                                            tarifas pagas pelos consumidores, que de­                                                                                           A inadimplência, apontada como o cal-



                             operadora  less,  Ricardo Caldas  Ferreira,                                                                            veria  ser  mais  enfatizado  nas  contas,  os                                                                            canhar-de-aquiles da telefonia celular, está


                             que  defendeu  a  necessidade  dos  usuários                                                                           problemas de fixação dos custos de aces­                                                                                  em expansão e exige a adoção de medidas


                             serem  informados sobre os efetivos custos                                                                             so das operadoras e  de  intcrconexâo com                                                                                  que reduzam este risco para as operadoras.


                             da  telefonia celular,  para que controlem o                                                                           outras redes e a necessidade de uma revi­                                                                                 O vice-presidente da CTBC Celular, Dil­



                             seu uso dentro das respectivas capacidades                                                                             são  tarifaria  do  governo  num  momento                                                                                 son Dalpiaz Dias, lembrou que ela é de 7%


                             dc  pagamento.  Ele lembrou que as opera­                                                                              em  que cresce a  perspectiva  de  inflação,                                                                               no mercado americano e que na (7TBC já


                              doras  têm  suas  tarifas  controladas  c  não                                                                        pois o cenário econômico do  País  se  mo­                                                                                atingiu  11%,  tendo  sido  reduzida  com  a


                              podem  negar  crédito,  no  caso  do  acesso                                                                          dificou  no início de  1999.                                                                                               introdução do sistema pré-pago de telefo­



                              telefônico, a nenhum cliente.                                                                                                   A atitude cautelosa das operadoras de                                                                            nia celular.  A implantação do pré-pago na


                                        Representantes  das  operadoras                                                                             telefonia  celular  que  não  partiram  para                                                                               telefonia fixa está em estudos, observou.
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21