Page 18 - Telebrasil - Março/Abril 1999
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r N






























                         P r é - p a g o   é                                                                                                                                      d a s   t e n d ê n c i a s
















                        A introdução de novos                                                                                                         de autorização da Anatei. “ O mundo todo                                                                                         posição tecnológica que ocorre na mudan­




                                                                                                                                                      jáo tem, estamos atrasados”, resumiu. Quan­                                                                                     ça do sistema analógico para o digital, mui­
                        serviços e  campanhas de

                                                                                                                                                      to ao serviço avançado de W ir e le s s  I n te lig e n t                                                                       to comum nos grandes centros. Na verda­



                        m a r k e t i n g   mais  agressivas                                                                                          N e tW o r k  (WIN), há planos para oferecê-lo a                                                                                de, o  que I^eal caracteriza como “autorita­




                                                                                                                                                      partir do próximo ano.                                                                                                          rismo tecnológico” é  o desprezo por uma
                        têm no pré-pago um destaque,

                                                                                                                                                                “Quanto mais se fala, menos se paga”                                                                                  tecnologia existente em detnmento de uma



                         Novos serviços serão                                                                                                         parece ser a tendência dos novos planos de                                                                                      nova que surge, como os investimentos fei­




                                                                                                                                                      serviços para os clientes da telefonia celu­                                                                                    tos em redes de 1a e de 2a gerações. “Nãose
                         lançados ainda  neste ano.

                                                                                                                                                      lar. Pelo menos é esta a visão da Telesp Ce­                                                                                   pode jogar fora investimentos de bilhões de



                                                                                                                                                      lular. Para enfrentar a concorrência da Tess                                                                                  jam agregadas àquelas existentes”, enfati­
                                                                                                                                                                                                                                                                                     dólares, o ideal é que novas tecnologias se­


                                                                                                                                                      na área 2 ( interior de São Paulo e litoral) e
                                             competição entre Banda A e Ban­
                         A                   da B  não só está acabando com                                                                          operadora está trabalhando no sentido de                                                                                        zou. Rara  o diretor, o mercado pode com­

                                                                                                                                                      da BCP na área 1  (região metropolitana) a




                                                                                                                                                                                                                                                                                     portar diferentes tecnologias, até porque há
                                             as  listas  de espera  no  País como


                         está exigindo dos operadores a introdução                                                                                    “entender as necessidades do consumidor”                                                                                       demanda por diversos tipos de serviços.



                         de novos serviços e de campanhas de n u ir -                                                                                com  intenção de oferecer serviços diferen­                                                                                               Outra crítica está  nos  investimentos



                         k e tin g  mais agressivas como estratégia para                                                                             ciados. Em março encerrou uma campa­                                                                                           em subsidiou terminais, interpretado como




      1 8                conquistar clientes. O pré-pago está pu­                                                                                     nha de sucesso na qual o assi­                                                                                                 “caminho perigoso” mas utilizado para atra­


                         xando a safra de novos serviços  que sento                                                                                  nante  ganhava                                                                                                                  ir o assinante para o sistema digital. “No

          mar-abr/99
                         lançados ainda neste ano.                                                                                                   desconto                                                                                                                       caso da' 1 êlemigC elular fomos forçados tec­




                                   A  CTBC Celular  se desponta como                                                                                 de Rí 37 na  I                                                                                                                   nologicamente a dar aparelhos aos assinan­



                         operadora que tem uma história associada                                                                                    taxadeassi-  \  -                                                                                                                  tes”, revelou. O executivo  não vê com



                         ao pioneirísmo tecnológico, talvez cm razão                                                                                 natura                      ao  1                                                                                                                                                                                   simpatia a
                                                                                                                                                                                               l                                                                                                                                                                         guerra acir­

          Telebrasil    Americel, Maxitel cTess. “É uma situação                                                                                     va  isento  da                                                                                                                                                                                   ^                 operadoras
                                                                                                                                                     apresentar um  \
                         de estar no meio de  fogo cruzado, com três

                                                                                                                                                     amigo, que fica­
                         competidores  na sua área  cie concessão:
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         rada  entre






                                                                                                                                                     taxa de habilita­
                        de competição acirrada, na qual os clientes



                         batem na porta á procura de serviços pionei­                                                                                ção. I )e acordo com Nicolau Jorge Netto,                                                                                                                                                                          que atuam



                        ros”, salientou I ^turo Martins Jn, coordena­                                                                                representante de Gilson Rondinelli Filho                                                                                                                                                                           dos  está­



                        dor de Negócio Celular da operadora.                                                                                         no painel “Marketing e Novos Serviços”,                                                                                                                                                                           veis.  Para



                                  Com  uma base de  150 mil assinan­                                                                                entre OS serviços diferenciados permitidos                                                                                      ele,  há uma competição desleal que vai




                        tes em 304 localidades espalhadas entre                                                                                     pela rede digital, o “siga-me até me encon­                                                                                     se intensificar cada vez mais em função



                        Goiás, Minas e São Paulo, a  CTBC fre­                                                                                      trar" é um exemplo dos mais  requisitados                                                                                       da cobertura do mercado.



                        quentemente faz promoções de vendas                                                                                         pelos usuários.                                                                                                                           Sobre  o c / i u m ,   Gonzaga  Leal  disse



                        e  tem se destacado por oferecer a seus                                                                                               A visão que a Telesp Celular tem do                                                                                   que  na Telemig Celular  a desistência



                        clientes  serviços  pioneiros:  em  %   lan­                                                                                pré-pago não é a de um produto voltado                                                                                         é  involuntária. A perda constatada no




                        çou o correio de voz e o serviço digital;                                                                                   exclusivamente  para  classes  de  baixa                                                                                        balanço  de  98  foi  de  RS  105  milhões



                        em 97  inovou com planos de tarifas al­                                                                                     renda, e sim para todos os segmentos da                                                                                         mas deverá sofrer queda de 40% neste



                        ternativos;  em  98  lançou  o  pré-pago.                                                                                   sociedade. “Ele oferece facilidades que                                                                                        ano  porque  a  operadora  está  implan­



                        Neste ano está lançando o kit pré-pago                                                                                      o cliente valoriza”, destacou. Netto dis­                                                                                       tando melhores mecanismos de cobran­



                        em  parceria com  NEC e Gradiente. O                                                                                        se que até o final deste semestre a ope­                                                                                       ça, através de novos sistemas de B illin g




                        assinante pode adquirir o kit  (terminal                                                                                    radora estará lançando o pré-pago.  Se­                                                                                        e de C a l l C e n t e r .



                        analógico, carregador, baterias e um car­                                                                                  gundo o executivo, a operadora planeja                                                                                                     “Estamos modernizando nossas fer­



                        tão com 25 reais de crédito), vendido a                                                                                    aumentar o índice de penetração do ce­                                                                                          ramentas de gestão”, revela. A empresa



                        RS 150 e RS 170. “Tèm sido um sucesso,                                                                                      lular -  hoje  em  torno  de  10  para  cada                                                                                   comemora o  sucesso do pré-pago, lança­



                        com boa aceitação pelas classes  C e D”,                                                                                   grupo‘de  100 pessoas -  para 15% neste                                                                                         do no início de  março.  Os cartões para



                        descreveu Martins.                                                                                                         ano e chegar até 20% em 2000.                                                                                                   ativação  de  créditos  custam  RS  10,  RS




                                  Entre os  novos serviços que desponta­                                                                                                                                                                                                           25 e R$ 50, com bônus de  RS 3 e de RS



                        rão, ele acredita que a operadora vai encon­                                                                                                  imposição tecnológica                                                                                        7.  Com quase  meio  milhão de clientes



                        trar caminhos para oferecer o de s h o r tm e s s a -                                                                                                                                                                                                      distribuídos em  150  municípios, a em­



                       g e  (SME), já que para a CTBC o SME é                                                                                                O diretor superintendente da T èlemig                                                                                 presa está concluindo em abril a  digita­



                        serviço e não plano tarifário, prescindindo                                                                                Celular, Luiz Gonzaga Leal, criticou a im­                                                                                      lização de sua rede. (Ana Oliva)
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