Page 18 - Telebrasil - Março/Abril 1999
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P r é - p a g o é d a s t e n d ê n c i a s
A introdução de novos de autorização da Anatei. “ O mundo todo posição tecnológica que ocorre na mudan
jáo tem, estamos atrasados”, resumiu. Quan ça do sistema analógico para o digital, mui
serviços e campanhas de
to ao serviço avançado de W ir e le s s I n te lig e n t to comum nos grandes centros. Na verda
m a r k e t i n g mais agressivas N e tW o r k (WIN), há planos para oferecê-lo a de, o que I^eal caracteriza como “autorita
partir do próximo ano. rismo tecnológico” é o desprezo por uma
têm no pré-pago um destaque,
“Quanto mais se fala, menos se paga” tecnologia existente em detnmento de uma
Novos serviços serão parece ser a tendência dos novos planos de nova que surge, como os investimentos fei
serviços para os clientes da telefonia celu tos em redes de 1a e de 2a gerações. “Nãose
lançados ainda neste ano.
lar. Pelo menos é esta a visão da Telesp Ce pode jogar fora investimentos de bilhões de
lular. Para enfrentar a concorrência da Tess jam agregadas àquelas existentes”, enfati
dólares, o ideal é que novas tecnologias se
na área 2 ( interior de São Paulo e litoral) e
competição entre Banda A e Ban
A da B não só está acabando com operadora está trabalhando no sentido de zou. Rara o diretor, o mercado pode com
da BCP na área 1 (região metropolitana) a
portar diferentes tecnologias, até porque há
as listas de espera no País como
está exigindo dos operadores a introdução “entender as necessidades do consumidor” demanda por diversos tipos de serviços.
de novos serviços e de campanhas de n u ir - com intenção de oferecer serviços diferen Outra crítica está nos investimentos
k e tin g mais agressivas como estratégia para ciados. Em março encerrou uma campa em subsidiou terminais, interpretado como
1 8 conquistar clientes. O pré-pago está pu nha de sucesso na qual o assi “caminho perigoso” mas utilizado para atra
xando a safra de novos serviços que sento nante ganhava ir o assinante para o sistema digital. “No
mar-abr/99
lançados ainda neste ano. desconto caso da' 1 êlemigC elular fomos forçados tec
A CTBC Celular se desponta como de Rí 37 na I nologicamente a dar aparelhos aos assinan
operadora que tem uma história associada taxadeassi- \ - tes”, revelou. O executivo não vê com
ao pioneirísmo tecnológico, talvez cm razão natura ao 1 simpatia a
l guerra acir
Telebrasil Americel, Maxitel cTess. “É uma situação va isento da ^ operadoras
apresentar um \
de estar no meio de fogo cruzado, com três
amigo, que fica
competidores na sua área cie concessão:
rada entre
taxa de habilita
de competição acirrada, na qual os clientes
batem na porta á procura de serviços pionei ção. I )e acordo com Nicolau Jorge Netto, que atuam
ros”, salientou I ^turo Martins Jn, coordena representante de Gilson Rondinelli Filho dos está
dor de Negócio Celular da operadora. no painel “Marketing e Novos Serviços”, veis. Para
Com uma base de 150 mil assinan entre OS serviços diferenciados permitidos ele, há uma competição desleal que vai
tes em 304 localidades espalhadas entre pela rede digital, o “siga-me até me encon se intensificar cada vez mais em função
Goiás, Minas e São Paulo, a CTBC fre trar" é um exemplo dos mais requisitados da cobertura do mercado.
quentemente faz promoções de vendas pelos usuários. Sobre o c / i u m , Gonzaga Leal disse
e tem se destacado por oferecer a seus A visão que a Telesp Celular tem do que na Telemig Celular a desistência
clientes serviços pioneiros: em % lan pré-pago não é a de um produto voltado é involuntária. A perda constatada no
çou o correio de voz e o serviço digital; exclusivamente para classes de baixa balanço de 98 foi de RS 105 milhões
em 97 inovou com planos de tarifas al renda, e sim para todos os segmentos da mas deverá sofrer queda de 40% neste
ternativos; em 98 lançou o pré-pago. sociedade. “Ele oferece facilidades que ano porque a operadora está implan
Neste ano está lançando o kit pré-pago o cliente valoriza”, destacou. Netto dis tando melhores mecanismos de cobran
em parceria com NEC e Gradiente. O se que até o final deste semestre a ope ça, através de novos sistemas de B illin g
assinante pode adquirir o kit (terminal radora estará lançando o pré-pago. Se e de C a l l C e n t e r .
analógico, carregador, baterias e um car gundo o executivo, a operadora planeja “Estamos modernizando nossas fer
tão com 25 reais de crédito), vendido a aumentar o índice de penetração do ce ramentas de gestão”, revela. A empresa
RS 150 e RS 170. “Tèm sido um sucesso, lular - hoje em torno de 10 para cada comemora o sucesso do pré-pago, lança
com boa aceitação pelas classes C e D”, grupo‘de 100 pessoas - para 15% neste do no início de março. Os cartões para
descreveu Martins. ano e chegar até 20% em 2000. ativação de créditos custam RS 10, RS
Entre os novos serviços que desponta 25 e R$ 50, com bônus de RS 3 e de RS
rão, ele acredita que a operadora vai encon imposição tecnológica 7. Com quase meio milhão de clientes
trar caminhos para oferecer o de s h o r tm e s s a - distribuídos em 150 municípios, a em
g e (SME), já que para a CTBC o SME é O diretor superintendente da T èlemig presa está concluindo em abril a digita
serviço e não plano tarifário, prescindindo Celular, Luiz Gonzaga Leal, criticou a im lização de sua rede. (Ana Oliva)