Page 38 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1999
P. 38

Augusto Góes
















                    Sob nova legislação e livres






                    do monopólio das operadoras,







                    as editoras  ampliam  atuação







                    e avaliam o cenário atual.











                                         oucos meses após a privauzaçâo
                         P


                                         da Telebrás, o mercado de listas



                                         mostra que se adaptou ao novo mo­



                                         delo das telecomunicações e, mesmo em



  38                 meio à atual crise econômica, as editoras



                     acreditam  na expansão do setor. () novo



       jan-fev/99    cas,  em  vigor  desde  novembro  último,
                     regulamento brasileiro de listas telefôni­








                     acabou definítivamente com o monopó­



                     lio das operadoras. As reles não têm mais


       Telebrasil    editoras e são obrigadas a fornecer a rela­                                                                                                                                                       estuo  crescendo
                     direito a receber 22% do faturamento das



                                                                                                                                                                                                                              Os CD-ROMs



                     ção dos assinantes a qualquer interessa­


                                                                                                                                                                                                                        nas editoras  dc
                     do em editar listas, com base cm negoci­



                     ações  que  estabeleçam  preços e  prazos                                                                                                                                                      listas tolcfônicas,


                                                                                                                                                                                                           mas no futuro tendem
                     razoáveis para as partes envolvidas.

                                                                                                                                                                                                                a dar  lugar para as
                               Alem disso, as editoras se beneficiam

                                                                                                                                                                                                                    listas via Internet

                     do aumento de clientes e anunciantes, atra­


                     ídos pela expansão do número de assinan­




                     tes observada  nos últimos anos e prevista



                     para os próximos. Serviços de valor agrega­



                    do, como Cl )-R( )Ms e h o t w  p a g e s de listas,



                     também injetaram ânimo no mercado.



                              As  mudanças  na legislação, efetiva­



                    das no ano passado, aos poucos se fazem



                    sentir no setor, criando situações de tran­



                    sição. Alguns contratos antigos entre edi­




                     toras c operadoras,  prevendo o repasse



                    de percentual do faturamento, ainda vi­



                    goram.  Poucos contratos  novos são  fei­



                     tos, pois o acordo entre as partes é raro:



                    as  operadoras  costumam  pedir  preços



                    altos e  as editoras  têm  optado  por agir



                    independentemente, criando seus pró­



                    prios cadastros baseados em pesquisas.




                    R  o  caso  da  Listei,  maior  empresa  do



                    setor,  com  12  milhões  de  exemplares



                    publicados entre as 88 listas que edita e



                    faturamento de US$180 milhões, cerca                                                                                                     SISTLMA TClEBRAS
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43