Page 34 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1999
P. 34

O u t s o u r c i n g   p a r a   r e d e s












                     c o r p o r a t i v a s   s e   e x p a n d e
















                    João Carlos  Pinheiro da  Fonseca








                     Empresas de consultoria,






                     nascidas  da  instalação,







                     manutenção e terceirização






                     de sistemas utilizando






                     satélites, agora  expandem






                     sua  atuação e oferecem






                      redes corporativas  integradas.




                                                                                                                                                       Antenas c telcportos diminuem a distancia entre as corporações                                                                                     P  ) .   Opera com monitoração








                                                                                                                                              o empresário h\ re para concentrar esfor­
                                          inda na  fase do monopólio, com
                                                                                                                                                                                                                                                                     Campinas  ( S
        jan-fev/99    A                   as redes terrestres congestionadas,                                                                 ços no foco de seus próprios negóc ios.                                                                                satélite de seus clientes.

                                                                                                                                                                                                                                                                      remota e  suporte —   34  horas  por dia e



                                                                                                                                                                                                                                                                     sete  dias  na  semana —  aos  enlaces  por
                                          empreendedores viram aqui  um
                                                                                                                                                                                         C o m s a t

                                          nicho de  mercado  na  facilitarão do uso



                                                                                                                                                                                                                                                                             Segundo Jurandvr Pitsch, da Comsat
                      dos satélites domésticos Brasilsat explo­
                                                                                                                                                                 A Comsat  International  atua em
        Telebrasil    rados pela Embratel e a serem oferecidos                                                                               origens remontam a 1962, nos Kl  V quan­                                                                                \ oltado para projetos cm t u n t k r y  com ên­
                                                                                                                                               1 3 países para oferecer ser\ iços de redes
                                                                                                                                                                                                                                                                      Brasil, se antes o mercado corporativo era


                                                                                                                                              de satélites c de redes corporativas. Suas
                      para grandes e médias organizações.


                               Assim  nasceram  e  prosperaram  em­
                                                                                                                                                                                                                                                                     fase no h a r d w a r e ,  agora o destaque é para


                      presas de consultoria que hoje, com a al>er-                                                                           do coordenou tecnicamente a expansão do                                                                                 sen iços de comunicação  fim-a-fim, em



                      tura  das  telecomunicações,  passaram,                                                                                 segmento espacial do sistema Intelsat.                                                                                 situações sob demanda. Hoje muitas das




                      inclusive, a aIugart n i m p o m / a   <  e explorar                                                                             I)cve-se creditar aos ( airnsat  Labo­                                                                        redes  não são  mais exclusivas  de  um só



                     diretamente o ser\ iço junto ao mercado                                                                                  ratories o desenvoh imento de métodos                                                                                  cliente, e sim compartilham facilidades



                     corporativo com sede crescente de comu­                                                                                 de acesso SC  P( 1 { s i n j f / e d u t m u i p t r c a t r t e r )
                                                                                                                                                                                                                                                                        - - - - - - - - - - - - - - -   A   v e

                     nicações (vide box).                                                                                                    ao satélite e  dos  terminais VSAT  (cvrv



                               ( áíin a abertura e a dcsregulamenta-                                                                         s t n / t l l a p e r t u r e t e r m i n a i )  amplamente u ti-



                     ção das telecomunicações, empresas de                                                                                   li/ados na indústria.                                                                                                                          esde tempos imemoriais o setor



                     consultoria passaram a oferecer serviços                                                                                           \ Comsat Brasil  foi criada em  1994.                                                                                                das telecomunicações vem fazen



                     de o i i t s o u m n g além de satélite, deixando                                                                        \ filial brasileira encerrou  1998 faturan­                                                                                 D
                                                                                                                                                                                                                                                                                             do a distinção entre o setor “ne­


                                                                                                                                                                                                          do RS 60 milhões                                              gócios”  —   para  o  qual  desenvolveu



                                                                                                                                                                                                          e  investindo  RS
                                                                                                                                                                                                                                                                         PABXe telex —  e o usuário “residenci-


                                                                                                                                                                                                          64 milhões. Con­                                              al”.  Para  o  indivíduo,  a  comunicação



                                                                                                                                                                                                          ta  com  uma  base
                                                                                                                                                                                                                                                                        contribui  para seu bem -estar social e

                                                                                                                                                                                                          instalada de mais
                                                                                                                                                                                                                                                                        aumenta sua qualidade  de  vida.  Para

                                                                                                                                                                                                          de cinco mil esta­
                                                                                                                                                                                                                                                                        o setor produtivo, boas comunicações


                                                                                                                                                                                                          ções  terrenas  e
                                                                                                                                                                                                                                                                        e organização das informações consti­


                                                                                                                                                                                                          atende aproxima­                                               tuem  fatores essenciais para o suces­



                                                                                                                                                                                                          damente  300 cli­                                             so econômico.



                                                                                                                                                                                                         entes.                                                                   Ao longo dos anos, os grandes opera­



                                                                                                                                                                                                                         Possui  uma                                    dores do monopólio estatal estenderam



                                                                                                                                                                                                          rede de  filiais em                                           suas  redes  públicas  pelo  mundo.  \o



                                                                                                                                                                                                          todo o  País  e  um
                                                                                                                                                                                                                                                                        âmbito privado das  corporações, ocor­

                                                                                                                                                                                                         centro de atendi­
                                                                                                                                                                                                                                                                        reu, em paralelo, uma evolução silenci-


                    Redes corporativas e satétites, temas cada vez mais atuais                                                                                                                            mento técnico em
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39