Page 25 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1998
P. 25
|, estande no segundo andar, onde
rede m u ltiserviços com FSA - na m ostra de solu ções para re
, mbém estavam os Emirados Ara-
ftb c r to lhe scri'ing area). que tem des interativas de m ultiserviços
L (www.kbs-tv.com ).
base instalada em todo o Brasil (tem in sta la çã o na T elcg o iá s),
Um dos m aiores espaços
(na Telem ig em parceria com a com Internet e televisão digital
Feira — co n d izen te com sua
M ulticanal). A Siem ens investiu (ho m e th e a te r).
nnsicão de quase 70% do merca-
I , __ foi o da NET (distribuição e
Tv por Assinatura
programação). Globo Cabo (TV a
„ b o i. Globopar (h o ld in g ) e Glo-
passado Brasil
bosat (program adora). A G lobo 1990 início tv por assinatura; 1991 GlobosateAbnl.com
tosta com 50 p esso as em Soro- (história) 11 mil assinantes, adotam programação segmentada. 1992
o b a (SP) o sistem a V irtua. que Mmicom ena o serviço de distribuição de sinais de TV (Distv);
permite serviços en d ereçáv eis a 1995 Lei de TV a cabo, entre 95/96 o n de assinantes de
1 0 Mbit/s com o uso de c a b le tv cresceu 100% e entre 96/97. 40%. já foram investidos
modem pela rede de cabos, expli
US$ 2 bilhões e gerados 52 mil empregos diretos no setor de
cou o diretor Antônio Barreto.
tv oor assinatura.
A estratégia da Globo, na
Mundo na década de 40 surge tv a cabo nos EUA para melhorar o rece
área de televisão por assinatura,
(história) bimento da tv aberta. 1976 surge tevê por assinatura. 96%
envolve maior penetração nas clas
ses A e B (hoje 40%) pela oferta de de 100 milhões de residências nos EUA têm teve a cabo com
novos produtos e pacotes (canal 10 operadores absorvendo 75% do mercado
Playboy, canal Brasil com produ presente Brasil 160 milhões de habitantes. 39 milhões de residências, das
ção nacional e ZAP News). A Glo (situação) quais 79% com televisor, em 97, o setor faturou mais de
bo Cabo passa por 4.5 milhões de RS 1 bilhão com 2,5 m ilh õ e s de assinantes. Brasil é o 3 mai
residências e vai crescer mais 30% or produtor mundial de programas de TV a cores, o tempo
com sua q u alificação para mais
médio é de 7 horas diárias para a tv aberta; o desafio é levar
nove cidades, aumentando sua co
a tv por assinatura para as classes C e D.
bertura regional.
TV paga 99 outorgas atendem a 197 localidades com 94% nas regi
A France Telecom demons
trou o Via Access com uso de car (outorgas) ões Sul e Sudeste. 236 cidades em licitação. 17 com apenas
tão inteligente para o p a y p e r view um proponente; 11 editais para TV a cabo vão atingir 66
e para outros serviços. A Sony des milhões de pessoas.
tacou a videoconferência. A Eas- TV paga TV a cabo (68%). MMDS (14%); DTH banda Ku (14%) e
tern, seu decoder 9805, já fabrica (tecnologias) banda C (4%).
do no B rasil. A G radiente e a
TV paga TV a cabo (0.8%). MMDS (-6.4%); DTH banda Ku (33%) e
Philips estiveram voltadas para o
(crescimento]i banda C (-28%)
D ig ita /-H o m e -S a t (SKY). A Em-
TV paga 1) - Net Brasil (65%) = Multicanal (23%) + Globo Cabo
bratel, agora MCI. destacou o uso
(participação ) (18%) + Net Sul (12%) H- NetSat (8%) + Unicabo (4%);
do Brasdsat.
2) - TVA associadas (29%) = TVA (15%) + Direct TV (7%)
D entre os tra d icio n a is
fornecedores de equ ip am en tos, + TV Filme (5%). 3) - Outras = 6%
estiveram p re se n te s a A lcatel Brasil 2.5 milhões de assinantes; gera 12 mil empregos diretos
Telecom (gerenciam ento O SS) e (dados
a Alcatel Cabos com fibra óptica sobre TV)
com rev estim en to AFC3 e pro aguardados 8 milhões de assinantes até o ano 2000. com
futuro Brasil
cesso C o lo rL o c k . que lhe dá cor
(tv por índice de penetração de 22%. serão necessários investir US$
azul e mais resistência. A Cons-
assinatura) 4 bilhões até 2001; gerados 130 mil empregos até o ano
Irutel com p areceu com a ferra
2000
menta Siren para projeto de re
Brasil serão investidos US$1.13 milhão em 99) distribuídos para
des HFC, a Integris (grupo Algar)
(fornecimento) head-end (15%). rede externa (75%) e interna (10%). Rede
com GIS e cu sto m er c a re e a
H aw ker/Saturnia com sistem as externa equivale a US$ 0.85 milhão com lançamento de
de energia e agora com p resta cabos (31%). adequação de postes (6%), planejamento (5%),
ção de serviços. eletrônicos (9%). coaxiais (12%). ópticos (6%). conectores
Com gran d es estan d es, (5%), fontes (2%) Na rede interna, decodificadores repre
destacavam-se a G eneral Instru sentam 56% de US$ 110 milhões.
ments (c a b le m o d em s e redes) e ' - - e+__ y f M flInirAhntARTAI
•
Fome ABJAlBGLPoy tV S.rvw 4 Joéo f t o (UmcaboJABTA)
a Scientific Instilm ents (tudo para