Page 25 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1998
P. 25

|, estande  no  segundo  andar,  onde
                                                                                     rede  m u ltiserviços  com  FSA  -                                        na  m ostra  de  solu ções  para  re­
         ,  mbém  estavam  os  Emirados  Ara-
                                                                                     ftb c r  to  lhe  scri'ing  area).  que  tem                              des  interativas  de  m ultiserviços
         L   (www.kbs-tv.com ).
                                                                                     base  instalada  em  todo  o  Brasil                                      (tem   in sta la çã o   na  T elcg o iá s),
                       Um  dos  m aiores  espaços
                                                                                     (na  Telem ig  em  parceria  com  a                                       com  Internet  e  televisão  digital
                Feira  —  co n d izen te  com   sua
                                                                                     M ulticanal).  A  Siem ens  investiu                                      (ho m e  th e a te r).
          nnsicão  de  quase  70%   do  merca-


           I ,  __  foi  o  da  NET  (distribuição  e
                                                                                                                                         Tv  por  Assinatura
          programação).  Globo  Cabo  (TV  a

         „ b o i.  Globopar  (h o ld in g )  e  Glo-
                                                                                        passado             Brasil
         bosat  (program adora).  A  G lobo                                                                                            1990  início tv por assinatura;  1991  GlobosateAbnl.com

          tosta  com  50  p esso as  em  Soro-                                                              (história)                 11 mil assinantes, adotam programação segmentada. 1992

          o b a   (SP)  o  sistem a  V irtua.  que                                                                                     Mmicom ena o serviço de distribuição de sinais de TV (Distv);

          permite  serviços  en d ereçáv eis  a                                                                                        1995  Lei de TV a cabo,  entre 95/96 o n  de assinantes de

          1 0   Mbit/s  com   o  uso  de  c a b le                                                                                     tv cresceu 100% e entre 96/97. 40%. já foram investidos


          modem  pela  rede  de  cabos,  expli­
                                                                                                                                       US$ 2 bilhões e gerados 52 mil empregos diretos no setor de
          cou  o  diretor  Antônio  Barreto.
                                                                                                                                       tv oor assinatura.
                       A  estratégia  da  Globo,  na
                                                                                                            Mundo                      na década de 40 surge tv a cabo nos EUA para melhorar o rece­
          área  de  televisão  por  assinatura,
                                                                                                            (história)                 bimento da tv aberta.  1976 surge tevê por assinatura. 96%
          envolve  maior  penetração  nas  clas­

          ses  A  e  B  (hoje  40%)  pela  oferta  de                                                                                  de 100 milhões de residências nos EUA têm teve a cabo com

          novos  produtos  e  pacotes  (canal                                                                                          10 operadores absorvendo 75% do mercado

          Playboy,  canal  Brasil  com  produ­                                          presente            Brasil                     160 milhões de habitantes. 39 milhões de residências, das


          ção  nacional  e  ZAP  News).  A  Glo­                                                            (situação)                 quais 79% com televisor,  em 97, o setor faturou mais de

          bo  Cabo  passa  por  4.5  milhões  de                                                                                       RS 1  bilhão com 2,5 m ilh õ e s   de assinantes. Brasil é o 3  mai­

          residências  e  vai  crescer  mais  30%                                                                                      or produtor mundial de programas de TV a cores, o tempo

          com  sua  q u alificação   para  mais
                                                                                                                                       médio é de 7 horas diárias para a tv aberta; o desafio é levar
          nove  cidades,  aumentando  sua  co­
                                                                                                                                       a tv por assinatura para as classes C e D.
          bertura  regional.
                                                                                                            TV  paga                   99 outorgas atendem a  197 localidades com 94% nas regi­
                        A  France  Telecom  demons­

          trou  o  Via  Access  com  uso  de  car­                                                          (outorgas)                 ões Sul e Sudeste. 236 cidades em licitação.  17 com apenas

          tão  inteligente  para  o  p a y   p e r  view                                                                               um proponente;  11  editais para TV a cabo vão atingir 66

          e  para  outros  serviços.  A  Sony  des­                                                                                    milhões de pessoas.

          tacou  a  videoconferência.  A  Eas-                                                              TV  paga                   TV a cabo  (68%).  MMDS  (14%);  DTH banda  Ku  (14%)  e


          tern,  seu  decoder  9805,  já  fabrica­                                                          (tecnologias)              banda  C  (4%).

          do  no  B rasil.  A  G radiente  e  a
                                                                                                            TV  paga                   TV a cabo (0.8%).  MMDS  (-6.4%);  DTH banda Ku (33%) e
          Philips  estiveram  voltadas  para  o
                                                                                                            (crescimento]i  banda  C  (-28%)
          D ig ita /-H o m e -S a t  (SKY).  A  Em-
                                                                                                            TV  paga                   1) - Net Brasil (65%)  =   Multicanal (23%)  +   Globo Cabo
          bratel,  agora  MCI.  destacou  o  uso
                                                                                                            (participação          )  (18%)  +  Net Sul (12%)  H-  NetSat (8%)  +   Unicabo  (4%);
          do  Brasdsat.

                                                                                                                                       2) - TVA associadas (29%)  =   TVA (15%)  +   Direct TV  (7%)
                        D entre  os  tra d icio n a is

          fornecedores  de  equ ip am en tos,                                                                                          +   TV Filme (5%). 3) - Outras =  6%

          estiveram   p re se n te s  a  A lcatel                                                           Brasil                     2.5 milhões de assinantes; gera 12 mil empregos diretos

          Telecom  (gerenciam ento  O SS)  e                                                                (dados

          a  Alcatel  Cabos  com  fibra  óptica                                                             sobre  TV)


          com  rev estim en to  AFC3  e  pro­                                                                                          aguardados 8 milhões de assinantes até o ano 2000. com
                                                                                        futuro              Brasil
          cesso  C o lo rL o c k .  que  lhe  dá  cor
                                                                                                            (tv  por                   índice de penetração de 22%. serão necessários investir US$
          azul  e  mais  resistência.  A  Cons-
                                                                                                            assinatura)                4 bilhões até 2001; gerados 130 mil empregos até o ano
          Irutel  com p areceu   com   a  ferra­
                                                                                                                                       2000
          menta  Siren  para  projeto  de  re­
                                                                                                            Brasil                     serão investidos US$1.13 milhão em 99) distribuídos para
          des  HFC,  a  Integris  (grupo  Algar)
                                                                                                             (fornecimento)  head-end (15%). rede externa (75%) e interna (10%).  Rede
          com  GIS  e  cu sto m er  c a re   e  a

          H aw ker/Saturnia  com   sistem as                                                                                           externa equivale a US$ 0.85 milhão com lançamento de

          de  energia  e  agora  com   p resta­                                                                                        cabos (31%). adequação de postes (6%), planejamento (5%),


          ção  de  serviços.                                                                                                           eletrônicos (9%). coaxiais (12%). ópticos (6%). conectores

                        Com  gran d es  estan d es,                                                                                     (5%), fontes (2%)  Na rede interna, decodificadores repre­

          destacavam-se  a  G eneral  Instru­                                                                                           sentam 56% de US$  110 milhões.

          ments  (c a b le   m o d em s   e  redes)  e                                                    '  - -          e+__ y            f M  flInirAhntARTAI
                                                                                                                                                •
                                                                                        Fome  ABJAlBGLPoy  tV S.rvw  4  Joéo  f t o   (UmcaboJABTA)
          a  Scientific  Instilm ents  (tudo  para
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30