Page 40 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1998
P. 40
0 uso do celular
no mundo
m m f J í 1 »
esquisa do Gallup abrangendo m aior flexibilidade e eficiência à j p l/ J
Canadá, Grá-Brelanha, Estados rotina das pessoas N os Estados
1 * L \
Unidos. Hong Kong e M éxico U n id os e M éxico os celulares são U h t r i l l I *
revela que as pessoas não usam o utilizados em igual proporção para o
celular apenas para resolver negócios, trabalho e a vida pessoal, enquanto ’ f ' i l i
m as tam b ém n as re la ç õ e s in na G rã-Bretanha ele cresce na
terpessoais c para incentivar ro atividade profissional. Lá e no
m a n ce s. H ong Kong lid era no C a n a d á 6 6 % afirm am que os
percentual (93% ) do usuários que celulares estão trazendo economia de
usam celulares diariam ente o 88% dinheiro para os empresários. A
deles os empregam para agendar pesquisa foi encom endada pela
compromissos. Lá, 69% deles consi Motorola.
deram que as
am izad es são
O S CINCO PRINCIPAIS M O TIVO S D A UTILIZAÇÃO DO CELULAR POR PARTE DO S USU ÁRIO S
f o r t a le c id a s
com os celu la Motivo Estados Unidos Canadá Hong Kong Grô-Bretanha México
res o 56% cons
Pára dizer que vai se atrasar 1 1 2 1 1
tataram melho • • •
Ligar para dizer olá (no caso de casais) 2
ra nos rom an •
Som ente para dizer olá * 3 4 3
ces. • • •
Para fechar negócios 3 4
N o v e n ta Para realizar ou agendar reuniões 3 2 1 2 3
por cento dos • •
Para dizer eu te amo 4 4 4
u su á rio s dos Pára se localizar 5 5 • 5 2
c in c o p a íse s Pedir auxilio em caso de falha do veículo • • 5 • 5
p e s q u is a d o s
O s núm eros de 1 a 5 indicam a prioridade dos motivos. 0 primeiro e 1 o segundo 2. e assim por diante
consideram que
• - Este motivo náo foi citado entre o s emeo principais neste pais -
o celular trouxe
Inaugurada central digital no RS
e l i n h a
t r o s o i t o m
i o -
o
p
m
h
a n
T
R
A C G n i c a ç õ e s a t i v o u e m i a C R a x i o u s t a c e n i z i n h o s . u n i c í d e s t a s t r ê s , e s t á g i o d u e l i n h a
- C
n i d
r e m
e d
o t a , u
a d
i o s
p
v
d
s c d
o n
u
e l e c o m
e T
r n
n
e s t e n
d
i d
a d
e
i d
a e
n
E
t r a l
a s d o S u l ( R S ) a p r i m e i r a c e n p o d e , e m c o m u t a ç ã o r e
t r a l d e c o m u t a ç ã o d i g i t a l N E - s u a c a p a m o t a .
A X O I B R / S i g m n p a r a A s s i n a n c i d a d e m á A t e n d e
t e s , f o r n e c i d a e i m p l a n t a d a x i m a , a t e n t a m b é m c o m o
p e l a N E C d o B r a s i l e m c o n d e r a t é c e n t r a l i n t e r
s ó r c i o c o m a P i r e l l i e a C o n s - m i l n a c i o n a l (IN T S ),
A N E A X -G 1 B R / s i s t e m a d e t e l e
t r u t e l .
A s u a c a p a c i d a d e i n i c i a l S i g m a f o i c o n c e b i d a f o n i a m ó v e l ( M T S ) ,
é d e 1 0 m i l t e r m i n a i s d e a s s i c o m o u m a p l a t a f o r m a s i s t e m a d e c o m u n i
n a n t e s , d e v e n d o o p e r a r c o m d e c o m u t a ç ã o i n t e g r a d o , c a ç ã o m a r í t i m a i n t e r
m a i s 1 2 e s t a ç õ e s i n t e r l i g a d a s q u e p o d e a t e n d e r f u n ç õ e s n a c i o n a l v i a s a t é l i t e , R e
a e l a . p e r m i t i n d o a t e n d e r n ã o c o m o c e n t r a l l o c a l , t a n d e m d e D i g i t a l d e S e r v i ç o s I n t e
s ó C a x i a s d o S u l m a s t a m b é m e t r â n s i t o , o u c o m b i n a ç õ e s g r a d o s ( R I ) S I ) , e t c .