Page 40 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1998
P. 40

0  uso do celular






                                                                   no  mundo






                                                                                                                                                                                                               m m  f J í         1   »
                      esquisa do Gallup abrangendo                                           m aior flexibilidade e eficiência à                                                                                j p l/ J


                      Canadá, Grá-Brelanha, Estados                                          rotina  das  pessoas  N os  Estados
                                                                                                                                                                                                                     1   * L \
                      Unidos.  Hong Kong e  M éxico                                          U n id os e M éxico os celulares são                                                                              U h   t r i l l    I  *


            revela  que  as  pessoas  não  usam  o                                           utilizados em igual proporção para o


            celular apenas para resolver negócios,                                           trabalho e a vida pessoal, enquanto                                                                                ’ f ' i l   i

            m as  tam b ém   n as  re la ç õ e s   in ­                                      na  G rã-Bretanha  ele  cresce  na


            terpessoais  c  para  incentivar  ro­                                            atividade  profissional.  Lá  e  no


            m a n ce s.  H ong  Kong  lid era   no                                           C a n a d á   6 6 %   afirm am   que  os

            percentual  (93% )  do usuários que                                              celulares estão trazendo economia de


            usam celulares diariam ente o 88%                                                dinheiro  para  os  empresários.  A

            deles  os  empregam  para  agendar                                               pesquisa  foi  encom endada  pela


            compromissos. Lá, 69%  deles consi­                                              Motorola.


            deram   que  as


            am izad es  são
                                                            O S  CINCO  PRINCIPAIS  M O TIVO S  D A  UTILIZAÇÃO  DO  CELULAR  POR  PARTE  DO S  USU ÁRIO S
            f o r t a le c id a s


            com  os celu la­                                          Motivo                                                        Estados  Unidos                 Canadá          Hong  Kong  Grô-Bretanha México

            res o 56%  cons­
                                                   Pára dizer que vai  se atrasar                                                                 1                       1                  2                         1                1
            tataram melho­                                                                                                                                                                   •                        •                •
                                                   Ligar  para dizer  olá (no caso de casais)                                                    2

            ra  nos  rom an­                                                                                                                                                                                                           •
                                                   Som ente  para  dizer  olá                                                                    *                        3                  4                        3

            ces.                                                                                                                                 •                        •                                           •
                                                   Para  fechar  negócios                                                                                                                    3                                         4
                       N o v e n ta                Para  realizar  ou  agendar  reuniões                                                         3                        2                  1                        2                3


            por  cento  dos                                                                                                                                                                  •                                         •
                                                   Para  dizer  eu  te amo                                                                       4                        4                                           4
            u su á rio s   dos                     Pára  se  localizar                                                                           5                        5                  •                        5                2


            c in c o   p a íse s                   Pedir  auxilio  em   caso  de  falha  do  veículo                                             •                        •                 5                         •                5


            p e s q u is a d o s
                                                     O s  núm eros de  1  a  5  indicam a  prioridade dos motivos.  0   primeiro e  1  o  segundo 2.  e assim   por diante
            consideram que
                                                                                         •  - Este  motivo náo  foi  citado entre o s emeo  principais  neste pais                                                                              -
            o celular trouxe








                                            Inaugurada central digital no RS








                                                                                                                                                                                                                            e   l i n h a
                                                                                                     t r o s   o i t o   m
                                                                               i o -
                                                o
                                                       p
                                                   m
                                                                h
                                                          a n
                                    T
                                R
                   A         C G  n  i c a ç õ e s   a t i v o u    e m i a      C  R  a x i ­  ­  o u  s t a   c e n i z i n  h  o s . u  n  i c í ­                      d  e s t a s   t r ê s ,   e s t á g i o   d  u  e   l i n h a
                                         -   C
                                                                                                                                                                                                        n i d
                                                                                                                                                                                    r e m
                                                                                                                                                                                                                    e   d
                                                                                                                                                                                           o t a ,   u
                                                                                                                                                                                                               a d
                                                                                                  i o s
                                                                                               p
                                                                                                            v
                                        d
                                                s c   d
                                           o n
                                                                                 u
                                                                 e l e c o m
                                                          e   T
                                r n
                                     n
                                                                                                                                                                                            e s t e n
                                                                                                                                                                                                        d
                                                                                                                                                                                                                               i d
                                                                                                                                                                                                                                    a d
                                                                                                                                                                                                                                         e
                                                                                                                                                                                                           i d
                                                                                                                                                                                                               a   e
                                                                                                                                                                                                                            n
                                                                                               E
                                                                                                                  t r a l
                   a s   d o   S u l   ( R   S )   a   p r i m    e i r a   c e n ­            p  o d  e ,      e m                                                                                       c o  m   u  t a ç ã o      r e ­
                   t r a l   d  e   c o m   u  t a ç ã o   d i g i t a l   N    E -            s u  a     c a p   a ­                                                                                   m   o t a .
                  A   X  O  I B  R  /  S i g m   n   p   a r a   A   s s i n  a n  ­           c i d a d e   m    á ­                                                                                                      A   t e n  d  e
                   t e s ,    f o  r n  e c i d  a    e    i m  p  l a n  t a d  a             x i m   a ,   a t e n ­                                                                                      t a m   b  é m     c o m     o
                  p  e l a     N  E  C    d  o     B  r a s i l   e m     c o   n  ­           d  e r   a t é                                                                                              c e n   t r a l     i n  t e r ­
                  s ó r c i o   c o m       a   P i r e l l i   e   a   C  o n s -             m  i l                                                                                                    n a c i o n a l   (IN T S ),
                                                                                                         A   N E A X -G 1 B R /                                                                      s i s t e m    a    d  e    t e l e ­
                  t r u t e l .
                             A    s u  a   c a p   a c i d  a d  e   i n i c i a l            S i g m    a    f o i    c o  n  c e b  i d  a                                                   f o n i a     m   ó v e l     ( M   T  S ) ,
                  é   d e     1 0   m   i l   t e r m  i n a i s   d e   a s s i ­            c o   m   o     u  m  a     p  l a t a f o   r m   a                                        s i s t e m    a      d  e    c o   m   u  n  i ­
                   n  a n  t e s ,   d  e v  e n  d  o   o   p  e r a r   c o m               d  e     c o  m   u  t a ç ã o       i n  t e g  r a d   o  ,                           c a ç ã o       m   a r í t i m    a    i n  t e r ­
                  m   a i s   1 2   e s t a ç õ e s   i n t e r l i g a d      a s            q  u  e     p  o d   e    a t e n    d  e r     f u  n  ç õ  e s                    n  a c i o n   a l   v i a   s a t é l i t e ,   R    e ­
                  a   e l a .   p  e r m   i t i n d  o   a t e n d   e r   n ã o             c o  m   o    c e n   t r a l     l o c a l ,    t a n  d  e m              d  e    D   i g i t a l    d  e   S e r v  i ç o  s   I n   t e ­

                  s ó   C   a x i a s   d o   S u l   m      a s   t a m   b é m              e    t r â n  s i t o  ,    o u    c o   m   b  i n  a ç õ  e s             g r a d   o s   ( R   I ) S I ) ,   e t c .
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45