Page 22 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1997
P. 22

Tchuruk  mostra  estratégia  da  Alcatel









                       erge Tchuruk, presidente mundial                                               —  Técnicas com o  ADSL perm i­                                              telecom u n icações  competem  for


                       da Alcatel, declarou no Semint                                          tem  ter a  Internet cm  redes de cobre.                                            m ando  alianças  rivais,  como  a  Gm


          S 97  que nos  últimos  três  anos  a                                                O  celular  fixo  (V  LI.  e  DE.CT)  pode                                          cert, Global ( )nc e Lnisource,cacada


          empresa  passou  por  profunda  reor­                                                estender as telecomunicações para uso                                               dia  surgem   novos  operadores  c\

         ganização  c  agora  se  encontra  sinto­                                             cm regiões de média e baixa densidade                                               piorando  ruchos  de  mercado.  Pari o


          nizada na qualidade total de uma pro­                                                populaça >nal e o uso dc satélites, com o                                           presidente  da  Alcatel,  o  ccnáno dc


          dução ]nst in time.  O   modelo  adotado                                             o  Skybridgt.  vai  levar  as  telecomuni­                                          todos  esses  movimentos  se  resume

          tem  base  na  ação  das  forças                                                                                                                                                            numa pergunta fundamental


          da globalização, do dou-nsigjag                                                                                                                                                             para  uma  empresa  fornece


          e da orientação para o cliente.                                                                                                                                                             doía  —   “como  investir me­


                  —   A  globalização,  que                                                                                                                                                           lhor seus recursos?”


          visou  inicialm ente  fabricar                                                                                                                                                                      S erge  Tchuruk  ainda

          p ro d u to s  p a d ro n iz a d o s,                                                                                                                                                       abordou a questão da padro-


          num a  escala  m undial,  foi                                                                                                                                                               nização, que leva à economia


          e ste n d id a   a  o u tro s   s e g ­                                                                                                                                                     de escala.  “ Hoje, os padrões


          m en to s.  E la  resu ltou   na                                                                                                                                                            da recnt >1< >gia nât > sà( > globais.

          criação de blocos  regionais                                                                                                                                                                N o  celular,  acontecem  as


          de  livre  co m ércio ,  co m o   o                                                                                                                                                         tecnologias  GSM,  TDM \


          N afta  c  o  M ercosu l.  D o                                                                                                                                                              am erican o  e  CDMA.  \o


          p o n to   de  vista  da  te cn o ­                                                                                                                                                         transporte dc informação ha

          logia, a globalização c  tele­                                                                                                                                                              o  Sonet  c  SDl I.  Talvez não


          com unicações estão absolu­                                                                                                                                                                 seja  necessário  haver con­


          tam ente entrelaçadas.                                                                                                                                                                      fro n to   en tre  as  diversas

                                                                                           Serge Tchuruk presidente mundial da Alcatel
                  Serge Tchuruk defende a                                                                                                                                                             padronizações.  Xocasodo

         digitalização  e  acha  que  a                                                                                                                                                               celular,  o  mercado  poderá


         ênfase  será  no  desenvolvim ento  de                                                cações a todo o mundo. A Alcatel, em                                                conviver com  duas padronizações."


         soluções  de  com utação,  transmissão,                                               aliança com a Hughes Network Systems                                                           O   top exfcutn e da Alcatel referiu-


         acesso cabos e satélites para uso rural e                                             e  a  M otorola,  oferece  tecnologias                                              se ainda á alocação de espectro como


         urbano, numa escala global. “A  Alcatel                                               TD M A   e  CDM A  para  o  segmento                                                uma atividade essencial e terminou com


          in veste  15%   dc  suas  ven d as  em                                               de redes celulares.                                                                 um recado:  “A globalização, por mais

         ativ id ad es  de  p esq u isa  c  d e se n ­                                                  Do  ponto  de  vista  de  mercado,                                         importante que  seja, não dc\ c ser um


         volvimento” , afirma.                                                                 Tchuruk  acha  que  as  operadoras  de                                              fim em  si  m esm o”.











              Os  bons  resultados  da  Softex








             A        Softex é uma sociedade civil, sem                                        para controle do computador pessoal que

                                                                                               demonstrou ser um sucesso nos EUA, on­
                     fins lucrativos, destinada a apoiar a

            criação e a exportação de software.                                                de o produto é empacotado.

                    Cláudia Pavani, supnintendente de                                                  Os produtos da Modulo são voltados

            projetos da RioSoft, descreveu cases de                                            para a área de segurança e encontram apli­


            empresas brasileiras que tiveram sucesso                                           cação nas declarações de Imposto dc Ren­

           junto  ao  mercado  externo  e elogiou  o                                           da on linc e nas aplicações bancárias, co­

            uso da Internet como ferramenta que es­                                            mo a do Bradesco. Após analisar mais de


            tá disponível para f  azer negócios.                                               100 produtos para segurança, captados na

                    A Hyperfatura USS 1,S milhão, com                                          Internet,  a  empresa  desenvolveu  o  sen                                                            Fábio Marinho, do IBPI

            apenas  12 funcionários. Seu produto é                                             "Nel Safe”, que acresce à segurança fire-                                           linhas de código,  que é fornecido nas


            uma ferramenta de apoio á decisão que                                              waU das Intranet corporativas.                                                      máquinas da Silicon Graphics.

           exporta para a América Latina c para                                                        A Tecnocoop aliou-se a uma empresa                                                  O IBPI tem ferramentas dc desen-

           consultores.                                                                        chinesa para desenvolver um gerenciador                                             volvimento de software (c.^c) que ven­


                    A  Pix desenvolveu  um programa                                           para  base  de  dados,  com  5  milhões  de                                         de, via Internet, para a América Latina
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27