Page 18 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1997
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Comunicação sem fio:
estrela da Expo Comm
Por Ana Maria Oliveira Oliva
imeira edição do evento no
írasil, a Expo Comm’97, ocor
rida entre os dias 9 e 12 de
setembro, em São Paulo, contou com
100 expositores, dos quais 60% estran
geiros, na maioria, empresas america
nas. Embora o objetivo da ExpoComm
seja o estímulo à realização de negó
cios entre empresas de telecomunica
ções, aqui no Brasil a divulgação dos
produtos ficou em primeiro plano. No
balanço final feito por executivos de
empresas expositoras, entretanto, “a
primeira edição brasileira foi sinal de
um bom começo”.
Para Tobey Sommer, diretor da
EJK do Brasil, a feira atendeu à expec
tativa inicial de seus organizadores. “O
melhor indicador é a confirmação de
50% dos expositores na renovação do
contrato para a feira de 1998, quando e para aqueles que precisam fazer m aiores operadoras mundiais de
o cenário brasileiro de telecomunica ligações noturnas, como por exemplo telecomunicações, mostrou na feira
ções será diferente, com um o mer pais que ficam desesperados com as uma rede que utiliza sistemas de comu
cado mais dinâmico, onde novas ope “noitadas” de filhos adolescentes. tação em alta velocidade ATM. fibra
radoras demonstrarão novos produ ótica, para integrar meios de transmis
tos. A data e o local estão confirma PABX sem fios A Unidade Business são terrestre, via satélite e wireless
dos: de 3 a 6 de novembro/98 no Center Communications Systems (BCS) da com avançados serviços de bandas lar
Norte, em São Paulo. Lucent Technologies levou para a ga e estreita. O projeto, concebido e
Os grandes destaques do evento fo Expo Comm o PABX digital wireless desenvolvido pela Telespazio(divisão
ram a tecnologia wireless e as novas PCM (Personal C om m unications que atua nas comunicações satelitaisi.
soluções para serviços celulares. Um Manager) com capacidade para até demonstrou o projeto de rede telefônica
grande número de expositores exibiu 500 ramais sem fio e 126 estações ra- rural desenvolvido para aTelemat,que
diferentes tecnologias, produtos e ser dio-base. Permite realizar até 252 cha compreende duas redes coligadas: a
viços para esses segmentos. madas sim ultâneas pelo sistem a e primeira, com extensão de 1.300 km.
duas por ramal erm área de cobertura permite a conexão de Cuiabá como
Celular noturno Não se pode falar de até 4 km2. extremo Norte(Sinop, Alta Floresta) <
em telefonia sem mencionar a Tele- Outra novidade para o mercado o extremo Leste (Barra do Garça>
brás. A holding, que reúne 27 operado corporativo é o TransTalk 9000, um Nova Xavantino) do estado; a segunda
ras regionais, além da Embratel, mos sistema de ramal digital que incorpora constituída por satélites digitais debar
trou novos serviços celulares ao mer os recursos tradicionais dos telefones xa potência, possibilitará a comunica
cado. O celular noturno é um exemplo. de mesa, com uma grande vantagem: ção nas zonas em desenvolvimento
Já disponível na área metropolitana de cada ramal substitui até 18 aparelhos Outro produto da Sociedade Telespazio
São Paulo (011) e em Minas Gerais, o de telefones tradicionais por telefones é o Viasat, sisterma de segurança c
novo produto apresenta um custo 50% celulares de uso interno que operam de socorro automobilístico por satélite
menor que o celular tradicional se utili em freqüência de 900 MHz. Cada
zado entre 21 hs e 9hs, fins de semana aparelho tem alcance de até 300 nr M ultiLink Uma das novidades d
e feriados. Fora desse horário a tarifa e a cobertura total chega a 46 mil m2, Equitel na ExpoComm foi a família#
é muito maior do que a do serviço nor a partir da base. produtos MultiLink e as soluções#
mal. Seguramente esse serviço é reco m u 1 ti m ídi a IM M X press— que ofetc#
mendado para quem trabalha á noite, Telecom A Telecom Itália, uma das serviços de acesso via rádio e semC'