Page 22 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1997
P. 22

\




                                                                                                                                                                          \












                                                                                                                                                      \

                                                                                                  /                                                                                                                                                                   tam bém   atraem  a  atenção de algum



                                                                                                      I '                                                                                                                                                             fabricantes.  Mercados comoodoWLf


                                                                                                                                                                                                                                                                      (telefonia  celular  lixa) e o de TVs por



                                                                                                                                                                                                                                                                     assinatura  via  MMDS  também sào


                                                                                                                                                                                                                                                                     considerados,  embora  de  forma mais

                                                                                                                                                                                                                                          d                          restrita, principal mente no que se refere





                                                                                                                                                                                                                                                                     às  TVs  por  microondas,  uma vez que



                                                                                                                                                                                                                                                                     grande  parte  das  concessões liberadi:
                                                                  f    ]

                                                                                     ?i                                                                                                                                                                              operará  via cabos, segundo os fornece­




                                                                                                                                                                                                                                                                     dores de torres. Sistemas utilizandosaf



                                                                                                                                                                                                                                                                     lites diretamente também restringem ui


                                                                                                                                                                                                                                                                     pouco a expansão das empresas que for­


                                                                                                                                                7 ». •
                                                                                                                                                                                                                                                                     necem e instalam torres. Mas, evidenk



                                                                                                                                                                                                                                                                    mente,  são  mercados  com brechas (x




                                                                                                                                                     a                                                                                                              ra  atuação  dos  fornecedores de torres


                                                                                                                                                                                                                                                                             Dificuldades maiores para atender 2


                                                                                                                                                                                                                                                                    esperada expansão do mercado a maior,



                                                                                                                                                                                                                                                                    das empresas ouvidas não aponta. El
                                                                                                                                                      I                                                                                                             definiram  estratégias diversas para en­






                                                                                                                                                                                                                                                                    frentar eventuais problemas, que vàoà




                                                                                                                                                                                                                                      \ Li                          verticalização mais completa, inclusive



                                                                                                                                                                                                                       VÄ                                           associando-se a fornecedores estra»
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  w
                                                                                                                                                                                                                         U N          o I                           ros,  ou  ampliando  internamente 0cor

                                                                                                                                                                                                                              i
                                                                                                                                                              L                                                                                                    junto das empresas que as atendem cor




                                                                                                                                                                                                                                         V *                        peças  e  componentes.

                                                                                                                                                                                                                                               v   \
                           Mercado  em  expansão                                                                                                                                                                                                                    Andrew  A Andrew, que estima ler hw






                                                                                                                                                                                                                                                                     10%  do  m ercado  de  torres  par<




                                                                                                           PorLuiz Vieira                                                                                                                                           telecomunicações do país, segundoh\


                                                                                                                                                                                                                                                                   diretor  comercial,  Sylvio  Cid Pere*




                                          Setor  com  grandes  empresas  em  atuação,                                                                                                                                                                               Filho, espera ampliar esta presençae


                                                                                                                                                                                                                                                                    30% cm  1998.  Para tanto, conta como
                           como  as  integradoras,  o mercado  de  torres  para                                                                                                                                                                                     apoio  já  firmado  com  a  Asea Bro*




                    telecomunicações  está  otimista  com  as  perspectivas,'                                                                                                                                                                                       Boveri,  uma  das  líderes  mundiais n




                    da  telefonia celular nas  Bandas  B  e  A, mas tambénf                                                                                                                                                                                         ram o,  que  tem  capacidade  de


                                                                                                                                                                                                                                                                    prover até toneladas de estruturas/
                         atento  a  outros segmentos  como  trunking,  WLLL                                                                                                                                                                                         mês,  equivalente  a  aproximada­






                                                 i                       PCS e  TVs  por assinatura                                                                                                                                       I                         mente  40  torres.


                                                                                                                                                                                                                                                                                   A  empresa  vinha  operando




                                       segmento cie torres para tele­                                                                 ciam a demanda crescente por estes pro­                                                                                       numa  faixa  de


                                       comunicações vem registran­                                                                    dutos.  Inovações  tecnológicas  na  pro­                                                                                     três  a  quatro



                                       do  nos últimos anos um cres­                                                                  dução e instalação, parcerias com gran­                                                                                       t o r r e s /  m ê s ,



         cimento contínuo, a partir da reativação                                                                                     des  fornecedores  mundiais  de  torres  e                                                                                    tendo  obtido                                                     1 ~111 !’i


         dos  investimentos  no  setor,  proporcio­                                                                                   a vinda para o país de empresas podero­                                                                                       com  estes  pro­



         nado pelo PASTE, c tende a uma expan­                                                                                        sas no ramo a nível  mundial  são outros                                                                                      dutos  no  ano



         são  ainda  mais  acentuada  em  1997  e                                                                                     sintomas que indicam de forma  inequí­                                                                                        passado  cerca


          1998.  E  motivos  para  o  otimismo  dos                                                                                   voca o grande potencial deste mercado.                                                                                        de  R$  26  mi­



         fornecedores  não  faltam.  As  licitações                                                                                                 O  papel  desem penhado  pelas                                                                                  lhões,  passan­



        jã realizadas para a exploração da Banda                                                                                      integradoras  de  soluções  de  teleco­                                                                                       do  para  uma


         B da telefonia celular c o anúncio de al­                                                                                    municações  é  cada  vez  maior.  Essas                                                                                      estim ativa  de



         gumas  operadoras  vitoriosas  nessas                                                                                        integradoras  estão  se  tornando  um                                                                                         R$  40  milhões



         concorrências de sua entrada em opera­                                                                                       mercado  significativo  para  os  forne­                                                                                     este  ano  e  de


         ção já este ano ou no início do próximo                                                                                     cedores de torres que, mesmo tendo nas                                                                                         R$  63  milhões



         são certamente  um  dos  principais  fato­                                                                                  operadoras de  telefonia seus  principais                                                                                     em  1998.



         res deste otimismo,  mas existem outros                                                                                     clientes, vêem a participação das opera­                                                                                             Considerando


         igualmente poderosos que estimulam os                                                                                       doras  crescendo  nos  seus  negócios.                                                                                        que  o  aumento



         planos  dos  fornecedores.                                                                                                        As empresas tradicionais que operam                                                                                     de  produção



               A reação das atuais operadoras estala­                                                                                com  torres  ainda  têm  sólidos  vínculos                                                                                    seria  bem  su­


          is da Banda A ás novas operadoras pri­                                                                                     com  as  operadoras  de  radioteledifusão                                                                                     perior  ao  do



          vadas e, principalmente, à anunciada pri­                                                                                   (TVs  e  rádios),  mas  as  novas  áreas  de                                                                                 fa tu ra m ento


          vai ilação das mesmas também  influen­                                                                                     radiocomunicação  {trunking,  page rs)                                                                                        previsto  para                                                          Torres
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27