Page 18 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1997
P. 18
fazer sua expectativa de aprendizado.
C o la b o r a ç ã o : J o s é L u í s V a lle e
A n t o n i o C a r lo s G u s m ã o ( * ) Tais características reforçam a ne
cessidade de um sistema de apoio efi
caz, o que exige muito do material
pesar do termo “Fadiga da In didático, de seus canais de distribui
formação’^ I) estar se consa- ção e de difusão e pressupõe a exis
t j k grando como indicador de que tência de um suporte para assistência
m m o nosso organismo ainda não
pedagógica ao aluno.
comporta a superefíciente estrutura de
Tal suporte, por sua vez, requer ca
comunicação, característica deste final
nais de comunicação que supram tais
de século, cia é de vital importância
necessidades.
quando utilizada de forma seletiva.
O fato do ensino ser dado à distân
É o caso da área de ensino em que
cia sem a vinculação a um ambiente
as deficiências da educação nacional
convencional de escola e sem a pre
poderão ser cobertas oficialmente pela
sença identificada de um professor,
educação à distância(2) e no treina
lem levado à denominação de “Ensi
mento e na qualificação da mão de
no Virtual”.
obra. quesito indispensável à com
petitividade na economia global. O termo então generaliza na cate
Por trás de tais iniciativas estão os goria de Ensino Virtual toda e qual
meios modernos de telecomunicações quer atividade didática em que o alu
e as redes planetárias que hoje che no tenha condição de atingir metas de
gam aos mais remotos pontos numa apiendizado de forma autônoma, uti
perfeita capilaridade. lizando meios de telecomunicações e/
ou de informática.
Conceitos O ensino virtual tem sofrido um im
O ensino convencional, que pressu pulso muito grande com a popula-
põe no local uma sala de aula e um nzaçao das técnicas de multimídia e
professor, é chamado de “presencial”. c as ,edes globais, como a Internet. O
Um estudante de engenharia em está ensino virtual veio quebrar barreiras
gio numa fábrica ou um estudante de e tempo e de distância no setor.
medicina que dá plantão num hospi Eito do aluno poder dispor do seu
tal, estão ambos submetidos a um pro tempo dentro de suas conveniências
cesso de ensino presencial, muito e acessar informações de qualquer
embora não freqücntem exatamente paitc do mundo a tempo e a hora.
uma sala de aula nesse aspecto da sua conduz ao conceito de Ensino Conti
formação. nuado.
No ensino à distância a não caracte
rização da sala de aula e do professor
obriga a que o sistema supra a necessi O? pn A Virtual no mundo
, U A e a Europa são as grandes
dade de autonomia por parte do estu
ontes de experiência em Ensino Vir-
dante (autodidaxia), de modo a satis-
la ' °demos citar iniciativas de
‘ ucesso tais como a da National