Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1995
P. 32

economia brasileira para apresentar um                                                                                  produto ou serviço. E preciso levar este                                                                                     só  interface  com  a  operadoras  de


          projeto  que  viabilize  o  uso  dessas                                                                                  produto ou serviço ao mercado.  0  fato                                                                                       TCs.  A  Embratel  não  só  vai  otimizar



          regras.  Assisti,  em  Gramado,  a  uma                                                                                   de ser ou não estatal è episódico.                                                                                          a rede  interna  do  grande  usuário mas


          palestra  do  secretário,  Ricardo  Saur,                                                                                                                                                                                                              vai  também  interliga-lo  com  seus for­



           em  que  ele  mostrou  não  ser possível                                                                                 TLB — E a propaganda ?                                                                                                      necedores  e clientes.


           amarrar todas as empresas a uma mes­                                                                                     D.P.  —  Critica-se na  Estatal a propa­


           ma regra. Deverá ocorrer uma proposta                                                                                    ganda institucional. Estou fazendo pro­                                                                                     TLB — O call  back está superado?



           bem  mais  inteligente  e flexível do  Go­                                                                              paganda institucional da Embratel por                                                                                        D.P.  —  Está  minimizado.  O  tráfego


           verno para modificar as atuais regras.                                                                                   que ela ê patrimônio do País.  Está está                                                                                    sainte  cresceu  60%)  e  o  entrante ape­


                                                                                                                                    fazendo  trinta  anos  e  isto  precisa  ser                                                                                nas  15%.



           TLB — Correriam, paralelos, mono­                                                                                        lembrado.  Uma  empresa privada faria


           pólio e concorrência  privada?                                                                                           muito mais. E só abrir as revistas e elas                                                                                   TLB  —  E  a  área  de  dados,  relati-



           D.P.                   Acredito  que sim.  Mesmo pelo                                                                    estão  apregoando  antigüidade,  tradi­                                                                                     vamente às operadoras ?


          fato de que uma  empresa ser monopo­                                                                                      ção,  confiança  e  credibilidade.                                                                                          D.P.  —  A  portaria  525  não foi ainda


           lista,  não  quer dizer que ela  não  deva                                                                                                                                                                                                           revogada  e  a  Embratel  tem  este mo­



           trabalhar  com  eficiência.  Devem  ser                                                                                  TLB—  O  que  é  o  marketing  para  a                                                                                      nopólio.  Mas  há  acordo  tácito  com o


           dadas  condições  para  que  os  admi­                                                                                   Embratel  ?                                                                                                                 Ministério  de  que  esta  Portaria deve


           nistrador possa  agir                                                 evidentemente                                      D.P.  —  Vamos situar a Embratel.  Ela é                                                                                   ser alterada  e  estamos  procedendo



           dentro das regras próprias ao dinheiro                                                                                   uma empresa atacadista. Quem são seus                                                                                       aos estudos para  as  interligações com


           público  que  utiliza                                               para  tornar  a                                     principais clientes? As grandes  opera­                                                                                     as  operadoras.  Meu  problema  é com



           empresa a  mais eficiente possível.                                                                                      doras,  a  Telerj,  a  Telesp,  a  Telepar,  a                                                                              os clientes.  Se  eles forem  atendidos, o


                                                                                                                                     Telemig  e  as  grandes  corporações                                                                                       resto  temos  que resolver internamente


           TLB — Investimentos para 95?                                                                                             nacionais  e  m ultinacionais  que  a


           D.P.                    Estamos  investindo  quinhentos                                                                  Embratel  atende  com  redes  corpora­                                                                                      TLB  —  Como  a  Embratel  ajuda o



            milhões de reais. Já realizamos em  tor­                                                                                tivos  O marketing da Embratel deve ser                                                                                     social?


            no de 60% desse orçamentos.  Os maio­                                                                                   dirigido a  esses dois  tipos  de clientes.                                                                                 D. P.                  O social da Embratel é indireto.



            res projetos foram os do satélite B2 além                                                                                                                                                                                                           Na medida em que a Embratel conseguir


            dos troncos ópticos  Rio-Fortaleza,  Rio-                                                                                I LB — Poderia nos dar um exemplo?                                                                                         dar serviços  corporativos a preços me­


            Belo  Horizonte,  São  Paulo-Belo  Hori­                                                                                D.P.                   Deve haver um marketing mais                                                                         nores  e Jazer parcerias para soluções



           zonte e Belo Horizonte-Brasília-Goiánia                                                                                  de planejamento,  com  a  coordenação                                                                                       especializadas para seus clientes fazen­


                                                                                                                                    da  Telebrás, é claro, para sentarmo-nos                                                                                    do com que eles também dêem serviços



            TLB — E as centrais de trânsito?                                                                                        junto  ás  operadoras  e  estabelecermos                                                                                    a custos  menores,  estaremos reduzindo


            D.P.                     Este  é  um  problema  que  nos                                                                um  planos  de  negócios.  Tais  planos                                                                                     o custo do  Brasil.


            aflige atualmente por (/ue com a demora                                                                                  visam  estabelecer sistemas  de  teleco-



            das contratações  dessas centrais  e com                                                                                municaçoes, nacionais e internacionais,                                                                                     TLB - Suas palavras finais ?


            a desindexação da economia está ocor­                                                                                   para  atender  aos  mercados  dessas                                                                                         D.P.                   A  Embratel está se preparando



            rendo um atraco.  Por outro lado, em re­                                                                                 empresas,  como  a  rede  inteligente  que                                                                                 para  competir e para  valer.


            lação  ao  ano  passado,  tivemos  um                                                                                    é  muito  importante  para  o  sistema


            aumento de 28% no tráfego da rede na­                                                                                    Telebrás.  Ela  é  um  exemplo  claríssimo                                                                                  TLB — Sobre a Telebrás?



            cional e de 68 % no tráfego internacio­                                                                                 para onde dirigir nosso  marketing.                                                                                          D.P.  -  Sua atuação tem sido, ao longo


            nal sainte que está sob nossa responsa­                                                                                                                                                                                                              dos anos, normativa e coordenadora do



            bilidade. Precisamos, portanto, que essas                                                                                TLB — E o marketing para o cliente                                                                                          planejamento geral e até específico dos


            contratações sejam feitas rapidamente.                                                                                   privado?                                                                                                                    sistemas de tes,  além de ser a empreso



                                                                                                                                     D.P.                   Para  as corporações,  nacionais                                                                     controladora.


            TLB — Para 96 ?                                                                                                          e internacionais, o marketing deve ser do



            D.P.                     O grande projeto  nosso  con­                                                                   tipo  dirigido.  Do  atacadista  para  seu                                                                                   TLB — Á Embratel pensa em contra­


            tinua sendo a primeira etapa dos tron­                                                                                   cliente grande,  explicando quais os pro­                                                                                    tar  mais gente?


            cos  ópticos  e  uma  ampliação,  até  de                                                                                dutos e serviços disponíveis e como  eles                                                                                    D.P.  —  Não  acredito.  Temos  um



            maior porte,  das centrais de trânsito.                                                                                  podem beneficiar o cliente. Explicar como                                                                                    problema  localizado.  Se refere ao cen­



                                                                                                                                     eles podem reduzir o custo das telecomu­                                                                                     tro  telefônico  manual  de  telefonia in­


            TLB — O congestionamento observa­                                                                                        nicações que está cada vez mais alto pa­                                                                                     ternacional da Embratel, em São Paulo,


            do tem  causa  na  Embratel?                                                                                              ra as corporações e as obrigam, por um                                                                                      com  consequente  queda  da  qualidade



            D.P.                   Não;  eu diria  que a  qualidade                                                                   lado, a otimizar seus sistemas e por outro                                                                                   deste  serviço  internacional  manual


            de um serviço é a de seu conjunto,  en­                                                                                   a procurar entrar no negócios das teleco­                                                                                    Enquanto  não  entrar  este  centro ma­



            volvendo  vários  participantes.  Temos                                                                                   municações, verticalizando o seu negócio                                                                                     nual em  São  Paulo,  não  dá para en­


            tido  alguns  troncos  de  microondas  um                                                                                                                                                                                                              trar em ação  o  novo  centro manual no


           pouco  saturados  mas  os  cabos  ópticos                                                                                  TLB  —  A  Embratel  só  quer  ser                                                                                           Rio  de Janeiro  que  ainda  opera numa



            vão resolver logo  esta situação.                                                                                         transportar TCs?                                                                                                             estação  antiga.


                                                                                                                                      D.P.  —  Quem  quer  ser  só  um  cano,



            TLB — Uma empresa estatal pode ter                                                                                        entra  pelo  cano.  (risos)  A  Embratel                                                                                      TLB — Vai  haver mudanças ?


            marketing?                                                                                                                 tem que  ser  prestadora  de  serviços.                                                                                      D.P. — Estamos pensando em fazer uma



             D.P.                  Não só pode, como deve.  Numa                                                                       Para  um  grande  cliente,  a  Embratel                                                                                      re-estruturação  organizacional  no


            estatal  ou  numa  empresa  privada,  o                                                                                    não fará  varejo  estadual,  mas  como                                                                                       Embratel  que  deve  aumentar a  nosso



             marketing  continua  sendo  o  mesmo.                                                                                     no  mundo  inteiro,  as  corporações                                                                                         eficiência e liberar mão de obra.  I amos


              Você tem um cliente,  um mercado e um                                                                                    gostam  de  “one-stop  shopping ",  uma                                                                                      fazer a  nossa  re-engenharia.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37