Page 28 - Telebrasil - Março/Abril 1995
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CAPA
em suas pontas, aumentando a hie nológicas existentes no mundo, de um m odo geral. Na área 11
rarquia (cada vez em que há um tanto para padrões europeus como (região N orte de São Paulo), a
avanço tecnológico, aumenta-se a americanos. ‘T rabalham os para empresa já esgotou seus prefixos
hierarquia) e se vai disponibilizan trazer para o Brasil essas tecnolo de seis e sete cifras. Em função
do cada vez mais canais, sem ter gias de ponta, de primeira linha. disso, a partir de julho próxíino,
que mexer no sistem a básico. Obviamente, existem coisas que já terá que mudar os prefixos daquela
Obviamente, persiste aí a neces se encontram em âmbito comercial área para oito dígitos, igualando-se
sidade de investir no aumento. e outras que ainda se encontram em nisso a cidades como Paris.
Diante desse quadro, como se testes de campo”, diz um de seus Londres e Tóquio.
explica que tantos bancos tenham diretores. Dos 1 13 mil aparelhos de sua
optado pelo satélite para as suas planta de telefones públicos, dez mil
telecomunicações? Basicamente, Qualidade total já são a cartão. A perspectiva é que
porquê não havia a fibra óptica, e Exemplos práticos disso são a tec nos próximos dois anos mais oito
nem rede pública capaz de suportar nologia SDH (que está sendo mil terminais passem a funcionar
a demanda por tráfego e velocidade. implantada), a rede de dados (em pelo sistema de cartões indutivos. 0
Há alguns anos, os bancos faziam processo de licitação para ser telefone público celular, por sua vez.
um jogo de acusações entre as ope adquirida), e a telefonia celular. A está em testes (duas unidades na
radoras do Sistema Telebrás e a Telesp possui 148 postos de ser Baixada Santista). Um levantamento
Embratel. Diziam que não havia li viços. Alguns funcionam 24 horas prelim inar revelou uma demanda
nhas porque a Embratel não disponi por dia, com alto nível de auto destes m odelos para duas mil
bilizava, e esta, por sua vez, alegava mação, proporcionando atendimen unidades nas rodovias do estado. A
que o problema era das operadoras. to eletrônico dos mais modernos, intenção da empresa é implantar
Num primeito momento, grandes casos em que o cliente não espera esse tipo de aparelho principalmente
organizações, como o Banco do mais que dez minutos para resolver
Brasil e o Banco Real, por exemplo, o seu problema. nas áreas não cobertas pela rede
com vastos projetos de interligação Um “Programa de Qualidade fixa, ou complementarmente a ela.
de agências, fizeram estudos de via lotai Telesp”, está em curso na O utra opção é a instalação pro
bilidade técnica e econômica e con visória, em locais de demandas
empresa, visando um esforço de sazonais, como Campos do Jordão e
seguiram viabilizar o custo desses
capacitação que mobiliza-a no sen praias de veraneio, casos em que os
pacotes que eles contrataram. Mas
tido de aprimorar o atendimento ao
existem pontos isolados que ainda telefones serão retirados tão logo
cliente e a qualidade dos serviços T
são atendidos por satélite. Isto é, cesse a demanda.
existem situações em que o canal de
satélite é a solução mais viável.
Conforme o caso, a Telesp não de R$ 375 milhões em 1994
descarta a possibilidade de usar balanço patrimonial da Telesp
satélite. Isto porque, não só no O referente ao exercício de 1994 O aumento da receita operacional
bruta, segundo a Telesp, deveu-se
Brasil, mas no mundo inteiro, nas apiesentou uma Receita Operacional
basicamente ao incremento de minu
empresas que adotaram as redes Bruta de R$2.4 bilhões (crescimento tos em ligações interurbanas e interna
corporativas, existe uma tendência de 15% em relação a 1993). O lucro cionais, que foram, respectivamente,
direcionando-se para o uso dos operacionaí foi de R$375 milhões da ordem de 18,4% e de 19.4%. A
serviços^de operadoras de teleco- (I l o maior que o do ano passado) e planta instalada passou de 3.7 milhões
municações. A ideia é de a empresa o lucro líquido foi de R$239 para 4,1 milhões de terminais conven
se concentrar no seu próprio ramo milhões. Tais resultados propor cionais. Os celulares cresceram de
cionam uma distribuição aos
dc atividade, utilizando, para suas setenta mil para 211 mil.
acionistas de R$98,9 milhões em di
necessidades de telecomunicações, videndos. No ano passado, os recursos líqui
os serviços de uma operadora. Isso dos destinados ao governo totali
O grau de endividamento reduziu-
particularmente pela própria difi zaram R$811 milhões. E, segundo a
culdade de manutenção e de atua em L qT c £m 1993' PUra 36,0% direção da empresa, a Telesp está ri
lização tecnológica dessas redes. Departamento de Controle, idevaldo gorosamente em dia com todos os
impostos e encargos sociais, um
Para se manter atualizada tecno Maitan, ,sso mostra a capacidade da repasse que representou mais de 0%
logicam ente, a Telesp apoia-se empresa em alavancar seus investi dos investimentos realizados em
basicamente no CPqD-Centro de mentos com novas captações de
recursos. 1994. que foram de R$1,1 bilhão.
Pesquisas e Desenvolvimento, da (R.N.H.)
íelebrás, e em planos de ação con-
junta dentro do próprio Sistema Terminais em serviço d a d o s f ís ic o s
1994
lelebras. Desse modo, são ana- Convencionais 1993 4.106.324
lizadas todas as possibilidades tec Celulares 3.735.899
70.040 211.268