Page 24 - Telebrasil - Março/Abril 1995
P. 24

termos de terminais                                                                               que  no  máximo  em  outubro  já

                inúmeras  vantagens,  mais  facili­



                dade de manutenção.                                                                                                         telefônicos convencionais                                                                                           tivesse  o  orçamento  do  próximo


                         Mas,  a  simples  substituição  do                                                                                   (cerca de quatro milhões                                                                                          ano  aprovado",  alerta  um  diretor.



                 terminal  analógico  pelo  digital  não                                                                                      de aparelhos instalados),                                                                                         “A construção de uma rede é tarefa



                 proporciona  ganho  de  demanda.                                                                                       a Telesp só é superada pela                                                                                            bastante  complexa:  não  se  conse­


                 Haveria  uma  melhoria  qualitativa,                                                                                   Telmex, no México - espécie                                                                                            gue planejar,  projetar,  comprar ma­



                 mas  não  quantitativa.  “Nós  temos                                                                                    de “Telebrás” que, sozinha,                                                                                           terial, puxar cabos e fazer os testes,



                 planos  e  sabemos o  que  fazer.  Mas                                                                                          atende aos mexicanos.                                                                                         em  prazo  inferior  a  um  ano,  nem


                 olhando  para  os  números  verifica­                                                                                                                                                                                                         que  seja  uma  rede  para  apenas



                 mos quão distante estamos de aten­                                                                                       Além disso, a Telesp opera                                                                                           trezentos  terminais",  explica.  Em



                 der,  ao  mesmo  tempo,  às  duas                                                                                          105 mil terminais públicos                                                                                         função  de  algumas  dificuldades, a


                 demandas,  isto  é,  por  qualidade  e                                                                                               e mais 250 mil linhas                                                                                    Telesp  tem  terminais  contratados



                 quantidade”, esclarece Silvio Vince.                                                                                                  celulares no estado. " /                                                                                em  1992,  cuja  implantação  ainda



                                                                                                                                                                                                                                                               está  em  andamento.  Na área finan­



                 Limites orçamentários                                                                                                                                                                                                                         ceira  os  problemas  não  são  meno­
                                                                                                                                      ágil e fácil. Além disso, o SPM. ali­

                 Visando superar as limitações orça­                                                                                                                                                                                                           res. Quando a atual  diretoria tomou
                                                                                                                                      via  um  pouco a  pressão  da  deman­

                 mentárias  e  assim  poder continuar                                                                                                                                                                                                          posse, a Telesp devia, a apenas cin­
                                                                                                                                      da  constituída  pelos  que  estão

                 oferecendo  novos  serviços  aos                                                                                                                                                                                                              co  em presas,  nada  menos  que
                                                                                                                                       inscritos no plano de expansão.
                 usuários,  a  empresa  faz  parcerias                                                                                                                                                                                                         US$350 milhões em “hot monex" -
                                                                                                                                               Pelo projeto inicial, a Telesp pre­

                 com  a  iniciativa  privada.  Na  medi­                                                                                                                                                                                                       circunstância  que  de  dois  em  dois
                                                                                                                                      via  um  aumento  de  340  mil  termi­

                 da  em  que  estabelece  essas  parce­                                                                                                                                                                                                        m eses  obrigava                                                   a  fazer  o  re-
                                                                                                                                      nais  em  1095.  Com  o  corte  orça­
                 rias, a companhia consegue aumen­                                                                                    mentário cm estudos na Telebrás,  a                                                                                      pactuamento da dívida.



                 tar  a  oferta  de  serviços,  sem  inve­                                                                                                                                                                                                              Um  brilhante  trabalho  da direto­

                                                                                                                                      empresa  ainda  não  tem  um  novo
                 stir  o  que  precisaria,  caso  não                                                                                                                                                                                                          ria  financeira  permitiu  a empresa
                                                                                                                                      número.  Ainda  de  acordo  com  o
                 recorresse  à  parceria.  Segundo  a

                                                                                                                                      aumento  inicialraente  previsto,  a                                                                                     se  liberar  do  problema,  sem  que
                 diretoria da Tclesp,  há  na  iniciativa

                                                                                                                                      receita  aumentaria  em  torno  de                                                                                       para  isso  precisasse  contrair  ne­
                privada  um  interesse  muito  grande                                                                                                                                                                                                          nhum  novo  empréstimo.  No  setor


                 na  utilização  do  suporte  básico  de                                                                              US$180  milhões.  Na  medida  em


                                                                                                                                      que  o  orçamento  se  lim ite  a                                                                                        de  recursos  humanos,  a  Telesp tra­
                telecomunicações da empresa.

                                                                                                                                      um  valor  muito  baixo,  as  obri­                                                                                      balha com o mesmo quadro de pes­
                         Isso  se  casa  com  o  interesse  da

                                                                                                                                      gações  contratuais  estabelecidas                                                                                       soal  que tinha em  1992.  Através de
                própria  empresa  em  usar ao  máxi­

                                                                                                                                      com  os  assinantes  terão  que  ser                                                                                      uma  melhor  capacitação  funcional
                mo a sua infra-estrutura, aumentan­

                                                                                                                                      revistas e os contratos repactuados                                                                                      e do emprego de novas tecnologias
                do  o  tráfego  em  suas  máquinas,



                seja  com  serviços  de  altíssima                                                                                            “Para  planejar  1996,  a  Telesp já                                                                             há  três  anos  a  Telesp  não  contrata



                velocidade,  de  64  K  ou  até  de  2                                                                                deveria  estar trabalhando  dentro  de                                                                                   um  só  funcionário.  Na  opinião de


                Mcgabits.                                                                                                             algumas  premissas  básicas,  para                                                                                        seu  presidente,  o  grande  desafio


                                                                                                                                                                                                                                                               todavia,  tem  sido  superar  a  camisa
                        A  principal  característica  do


                SPM-Serviço  Público  de  Mensa­                                                                                                                                                                                                                de  força  orçamentária,  que  impede



                gens, por exemplo, é  abranger uma                                                                                                                                                                                                              a  empresa  de  expandir  seu  investi­



                extensa  camada  da  população.  O                                                                                                                                                                                                              mento, mesmo tendo capacidade de


                serviço  requer suporte  c  um  traba­                                                                                                                                                                                                          fazê-lo  sem  recorrer à  União, ou a



                lho  de  marketing  muito  grande.                                                                                                                                                                                                              terceiros.  Apesar  da  defasagem ta­



                Porque  atinge  uma  ampla  faixa  da                                                                                                                                                                                                           rifária  do  serviço  local,  a  Telesp



                população,  de  menor  renda  e  que                                                                                                                                                                                                            tem  uma  receita  situada  entre


               poi  isso  ainda  não  possui  telefone                                                                                                                                                                                                          US$11  e US$12 milhões por dia.



               Através  da  caixa  postal,  essas  pes­                                                                                                                                                                                                                 Isto faz com que ela trabalhe com



               soas tornam-se usuárias do telefone                                                                                                                                                                                                              sobra  de  caixa,  porém,  sem  p0(ie



               virtual.  Além  disso,  a  empresa tem                                                                                                                                                                                                           investir.  Desse  modo,  o  problent



               que  transmitir  à  população  infor­                                                                                                                                                                                                            não  é  exatamente  de  dinheiro,


               mações sobre a maneira como  fun­                                                                                                                                                                                                               de quanto a empresa está autoriza  ^



               ciona  o  sistema  c  qual  o  seu                                                                                                                                                                                                              a gastar. As licitações são feitas con­


               alcance.                                                                                                                                                                                                                                         forme  as  determinações  legais, m  *




                       C om  a participação  da  iniciativa                                                                                                                                                                                                    mesmo  assim  os  assuntos são sc


               Privada  que conta com mais liber­                                                                                                                                                                                                              pre  submetidos  a  uma  negocmU



               dade de atuação junto ao mercado                                                                                                                                                                                                                posterior.  Uma  Seção  de  Cus



               a  cmpiesa tem  conseguido  resolver                                                                                                                                                                                                            informa  sobre  o  valor industria



               alguns  problemas  de  modo  mais                                                                                                                           Silvio Vince,                                                                       mais  de  150  itens  de  telecomun'

                                                                                                                                                                       diretor técnico
                                                                                                                                                                                                                                                               caçoes que a empresa compra.
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29