Page 24 - Telebrasil - Março/Abril 1995
P. 24
termos de terminais que no máximo em outubro já
inúmeras vantagens, mais facili
dade de manutenção. telefônicos convencionais tivesse o orçamento do próximo
Mas, a simples substituição do (cerca de quatro milhões ano aprovado", alerta um diretor.
terminal analógico pelo digital não de aparelhos instalados), “A construção de uma rede é tarefa
proporciona ganho de demanda. a Telesp só é superada pela bastante complexa: não se conse
Haveria uma melhoria qualitativa, Telmex, no México - espécie gue planejar, projetar, comprar ma
mas não quantitativa. “Nós temos de “Telebrás” que, sozinha, terial, puxar cabos e fazer os testes,
planos e sabemos o que fazer. Mas atende aos mexicanos. em prazo inferior a um ano, nem
olhando para os números verifica que seja uma rede para apenas
mos quão distante estamos de aten Além disso, a Telesp opera trezentos terminais", explica. Em
der, ao mesmo tempo, às duas 105 mil terminais públicos função de algumas dificuldades, a
demandas, isto é, por qualidade e e mais 250 mil linhas Telesp tem terminais contratados
quantidade”, esclarece Silvio Vince. celulares no estado. " / em 1992, cuja implantação ainda
está em andamento. Na área finan
Limites orçamentários ceira os problemas não são meno
ágil e fácil. Além disso, o SPM. ali
Visando superar as limitações orça res. Quando a atual diretoria tomou
via um pouco a pressão da deman
mentárias e assim poder continuar posse, a Telesp devia, a apenas cin
da constituída pelos que estão
oferecendo novos serviços aos co em presas, nada menos que
inscritos no plano de expansão.
usuários, a empresa faz parcerias US$350 milhões em “hot monex" -
Pelo projeto inicial, a Telesp pre
com a iniciativa privada. Na medi circunstância que de dois em dois
via um aumento de 340 mil termi
da em que estabelece essas parce m eses obrigava a fazer o re-
nais em 1095. Com o corte orça
rias, a companhia consegue aumen mentário cm estudos na Telebrás, a pactuamento da dívida.
tar a oferta de serviços, sem inve Um brilhante trabalho da direto
empresa ainda não tem um novo
stir o que precisaria, caso não ria financeira permitiu a empresa
número. Ainda de acordo com o
recorresse à parceria. Segundo a
aumento inicialraente previsto, a se liberar do problema, sem que
diretoria da Tclesp, há na iniciativa
receita aumentaria em torno de para isso precisasse contrair ne
privada um interesse muito grande nhum novo empréstimo. No setor
na utilização do suporte básico de US$180 milhões. Na medida em
que o orçamento se lim ite a de recursos humanos, a Telesp tra
telecomunicações da empresa.
um valor muito baixo, as obri balha com o mesmo quadro de pes
Isso se casa com o interesse da
gações contratuais estabelecidas soal que tinha em 1992. Através de
própria empresa em usar ao máxi
com os assinantes terão que ser uma melhor capacitação funcional
mo a sua infra-estrutura, aumentan
revistas e os contratos repactuados e do emprego de novas tecnologias
do o tráfego em suas máquinas,
seja com serviços de altíssima “Para planejar 1996, a Telesp já há três anos a Telesp não contrata
velocidade, de 64 K ou até de 2 deveria estar trabalhando dentro de um só funcionário. Na opinião de
Mcgabits. algumas premissas básicas, para seu presidente, o grande desafio
todavia, tem sido superar a camisa
A principal característica do
SPM-Serviço Público de Mensa de força orçamentária, que impede
gens, por exemplo, é abranger uma a empresa de expandir seu investi
extensa camada da população. O mento, mesmo tendo capacidade de
serviço requer suporte c um traba fazê-lo sem recorrer à União, ou a
lho de marketing muito grande. terceiros. Apesar da defasagem ta
Porque atinge uma ampla faixa da rifária do serviço local, a Telesp
população, de menor renda e que tem uma receita situada entre
poi isso ainda não possui telefone US$11 e US$12 milhões por dia.
Através da caixa postal, essas pes Isto faz com que ela trabalhe com
soas tornam-se usuárias do telefone sobra de caixa, porém, sem p0(ie
virtual. Além disso, a empresa tem investir. Desse modo, o problent
que transmitir à população infor não é exatamente de dinheiro,
mações sobre a maneira como fun de quanto a empresa está autoriza ^
ciona o sistema c qual o seu a gastar. As licitações são feitas con
alcance. forme as determinações legais, m *
C om a participação da iniciativa mesmo assim os assuntos são sc
Privada que conta com mais liber pre submetidos a uma negocmU
dade de atuação junto ao mercado posterior. Uma Seção de Cus
a cmpiesa tem conseguido resolver informa sobre o valor industria
alguns problemas de modo mais Silvio Vince, mais de 150 itens de telecomun'
diretor técnico
caçoes que a empresa compra.