Page 35 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1995
P. 35
N a área p a rtic u la r, ou seja no
setor privado, a Equitel c lid e r de
m ercado, com 20Cí de p a r tic i
pação. fru to do oferecim ento de
uma lin h a co m p le ta de e q u ip a
mentos P A B X . fa c-sím iles, apa
re lh o s te le fô n ic o s e te le fo n e s
celulares.
A outra id é ia estratégica, fo i
c u id a r da m o n ta g e m de um a
am pla estrutura de d is trib u iç ã o ,
em todo o País. com a filo so fia de
\c r cm cada revendedor “ um par
ce iro de n e g ó cio s” . A id e ia de
parceria foi também estendida aos
fornecedores da empresa, alguns
até no exterior, o que ajudou a te r
m in a r com os gargalos na p ro
/ m u , ra:nr> d o u„ c s \o d a E q ta lrl, d u n a ttr l< M t eeu leque d r praduloe
d , le tn o io g u i d e p o n ta ., o m „ o b /t ln o d r afere, c r « W i^ v V i. o m p lela , dução.
de le le o n w n u a ^ a e , p a ra , lir n le , d a , a r r a , p a h l u a e p n v a d a
Internamente. a empresa inves
tiu pesado no treinam ento do pes
soal. a lg o que c o n s id e ra co m o
Siemens, mantém com esta fortes a uma série de medidas estratégi fazendo parte de seu acervo tec
laços de tecnologia e de capital. A cas adotadas durante 1994. Uma n o ló g ico . U m to ta l de U S $25,7
Siemens A G e a S iem e ns S .A . delas fo i equilibrar seu p e rfil de m ilhões, representando 9 .2 ff do
detém 8()r í das ações da E quitel vendas, entre os segmentos públi fa tu ra m e n to , fo ra m gastos em
ficando, porém, a m aioria do ca co c p riv a d o . A s co m p ra s do a tivid a d e s de tre in a m e n to , pes
pita! votante, em mãos de a c io Sistema Telebrás, hoje. represen q u isa e d c s e n v o K im e n to e de
nistas locais. ta m 6 6 r r das encom endas da novos ativos fixos C om cerca de
O rgulhosa de suas o rig e n s e E quitel e cobrem toda a área de 3 m il pessoas, a Equitel se orgu
considerada sua lig a ç ã o com o com utação, transm issão de v o /, lha de ter um terço de sua força
grupo S iem e ns, a E q u ite l está te xto s e im agens, bem co m o o de trabalho com grau superior —
com pletando 127 anos de p re g e re n c ia m e n to , p ro je to c im aí incluídos 250 engenheiros — e
sença no Brasil. A prim eira linha plantação de sistemas completos. metade com o curso secundário
te le g rá fic a no E s ta d o de São
Paulo fo i instalada pela Siemens
em 1867. o p rim e iro cabo sub
marino cm 1873 e a prim eira cen
tra l de c o m u ta ç ã o do R io de
Janeiro em 1899. O resultado foi
a criação, em 1905. da Siem ens
do Brasil.
A tualm ente, o g ru p o E q u ite l.
com sede em C u r itib a e e s c ri
tórios centrais em São Paulo, pos
sui duas unidades industriais, uma
em Curitiba e a outra cm Manaus,
complementadas por uma estrutu
ra c a p ila r de d is tr ib u iç ã o que
abrange nove filia is , três c s c ri-
jonos de venda — localizados em
orianópolis, B elém e F o rta le /a
~ ‘ócm de 75 revendedores e 60
pontos de apoio técnico, em todo
0 pais.
Medidas estratégicas
fniS|UtT S0 da ^ “ ite l. longe de ser Yti E i/uiitL a tfi m d o fiú i lc ponto co m era na linha d r m a n in g fm robotizudu. c o m o r o c a s o
0 e o acuso, deve ser creditado íUi insrn, a o de com ponentes c m placas d t d n mio im p rrsso.
Jor* cev ’95 ; 35
T e n r o s * Set ;O u f / «