Page 16 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1994
P. 16

Reportagem: João  Carlos Pinheiro da Fonseca.
























                          maior  diversão  — depois  do  circo                                                                                                       [ - - - - - - - - - - f   ¦    ‘   1


                          romano — pode até ter sido o cine­                                                                             o       U       T      u B J           R O

                          ma  mas  a  maior audiência  é,  hoje,                                                                        GUIA  DE  PROGRAMAÇAO


          sem  dúvida  a  da  televisão.  A  China  tem



           176  milhões  de  domicílios com  televisão                                                                                                                                                                                                                4 4 3   FILMES  NUM  ÚNICO MÊS!


          seguida dos EUA (90 milhões) e Japão (38                                                                                                                                                                           t'sp.inhol

          milhões).  No Brasil são 32 milhões televi­                                                                                                                                                                                                                                       O mundo dc Hollywood



          sores  c  8  milhões de  aparelhos de  video­                                                                                                                                                                                                                                                 fatura filmes,


          cassete para 38 milhões de residências. Na                                                                                                                                                                                                                                                   novos e velhos.


          América  Latina,  Brasil,  Argentina  c

          México, respectiva mente com  32 milhões,                                                                                    MULTIS
                                                                                                                                      O Anel

           12,5 e 8 milhões de lares com  tevê e 0,25


          mil, 4 milhões c  1,6 milhões com teve por


         assinatura  representam  o  maior  potencial


         de crescimento nesta área.


                  Estudiosos debruçados sobre os hábitos


         do  10°  PIB  mundial  não  tiveram  dificul­
                                                                                                                                        ^   Um  n o \ o ~

         dade cm  estabelecer o óbvio                                                           brasileiro                                 je it o   d c   Mr


         gosta  de  ver  televisão.  A  dados  de  1993,                                                                                n o   M u IH rHo h


         no ambiente urbano, a proporção de casas


         com  televisor atinge a  95%.  Mesmo  nas                                                                                                                                                                                                              A tevê a cabo tem


         camadas  mais  pobres,  na  favela,  mais  da                                                                                                                                                                                                         forte impacto cultural.


        metade das  casas costumam  adquirir,  em


        primeiro  lugar,  o  televisor  e  depois  a


        geladeira, inferem os técnicos.


                 Nosso adolescente, apesar de  namorar,                                                                            grandes  grupos  que  se  organizam  para                                                                                    Brasília,  Porto  Alegre,  Curitiba c Forta­


        gasta  2,5  horas  diárias  frente aos  progra­                                                                            prover ao  mercado  da  televisão  por assi-                                                                                 leza,  até  agora  emitidas,  cobrem 70% do


        mas da telinha mágica; o adulto 3,5 horas;                                                                                 natura-tva  no  Brasil  (vide  Telebrasil M/J                                                                                mercado nacional.


        e  a  criança  4,5  horas.  O  Brasil  fabrica                                                                            p.4).  A  editora Abril  tem  a  Revista  Veja,                                                                                       Em  1989,  entrou  em  serviço o Canal,


        próximo  a  3  milhões  de aparelhos colori­                                                                               de  maior circulação no  País  c  que já  der­                                                                              cm  São  Paulo,  seguido  dois anos mais


        dos  por  ano,  um  volume  de  produção                                                                                   rubou até um presidente da república e foi                                                                                  tarde  pela  Globosat,  via  DBS  (direcl


       somente superado pelos EUA c Japão.                                                                                         a primeira a partir para a TV por assinatu­                                                                                 broadeasting satcllitc).  Ambas as empre­


                Não  se  deve  estranhar,  portanto,  o                                                                            ra.  A  Rede Globo de Televisão,  com  fili­                                                                                sas  verticalizaram  sua  operação tomando


       poder,  sócio-económico  c  cultural,  cres­                                                                               ação de  mais  de  80 empresa e cerca  de  9                                                                                 conta  da  programação,  distribuição e


       cente  das  redes  de  televisão  no  Brasil,                                                                              mil  empregados,  comanda  na  tevê  aberta,                                                                                 venda de assinaturas. A partir de Junho de


       cujas  concessões  foram  outorgadas,  ao                                                                                   mais de 70% da audiência do País e pene­                                                                                     1992,  num  esforço  de  descentralização, a


       longo  dos  anos,  pelo  Minicom,  por                                                                                     tra  em  4425  municípios  dos  4400  exis­                                                                                  Globosat  —  ligada  diretamente  à


       critérios políticos.  No passado, os  interes­                                                                             tentes.  Produz 78% de sua própria progra­                                                                                   Globopar —  passou  a  ser apenas uma


       ses  do  rádio  e  dos,  então  denominados,                                                                               mação  que  exporta  para  128  países.  Ela                                                                                 fornecedora  dc  programação,  com quatro


       barões  da  imprensa  resultaram  na  atual                                                                                pode  ser considerada  a  4a  maior  rede  de                                                                                canais:  GNT  (noticias  nacionais).


       televisão  aberta,  suportada  economica­                                                                                  televisão mundial.                                                                                                          Telecine  (30  novos  filmes por mês),


       mente  pela  cornucópia  da  publicidade.                                                                                          Ao  final  de  1989,  as  regras  do jogo                                                                            Multishow e Sportv e do canal de noticia.'.


       Fenômeno  semelhante  agora  ocorre  con­                                                                                  para televisão a cabo e para MMDS foram                                                                                     CNN.


       cernente  à  televisão  por assinatura  que                                                                                regulamentadas.  Um  total  dc  102  con­                                                                                            Em julho de  1993,  nascia a Net Brasil


       surge  com  perspectivas  intensas,  ao colo­                                                                             cessões  para distribuição  de televisão,  via                                                                               tendo  como  parceiros  as  poderosas


       car  á  disposição  do  usuário,  via  cabo,                                                                              cabo,  e  12,  via  MMDS  (rádio),  foram                                                                                    Organizações Globo, a Rede Brasil Sul ea


      parabólica  ou  microondas,  um  amplo                                                                                     então  emitidas.  Depois,  o  governo,  frente                                                                               Multicanal  c destinada a  formar uma uma  |


       leque de programas.                                                                                                       a pressões, suspendeu as concessões fican­                                                                                   eficiente  rede  nacional  de  televisão por


                                                                                                                                 do  à  espera  dc  legislação  do  Congresso.                                                                                assinatura.                                                                                                     !



                                                  A   G l o b o                                                                  As  6 permissões já outorgadas para o  Rio                                                                                           As  Organizações  Globo,  uma holding,

                                                                                                                                 e São Paulo (totalizam 45% da audiência)                                                                                    detém  participação acionária em mais de



              A  Globopar  e  a  Abril  são  dois  dos                                                                           e  as  12  restantes  para  Belo  Horizonte,                                                                                 100  empresas  dentre  as  quais, a  Rede








                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             *
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21