Page 6 - Telebrasil - Maio/Junho 1994
P. 6
MERCADO
A b r i l e G l o b o d i s p u t a m T V p o r a s s i n a t u r a
Reportagem: João Carlos Pinheiro da Fonseca
Roberto ( tutu (Abril) Roberto Mtinnho (Globo)
As redes de telecomunicações, optou por “experimentar a temperatura A tva no mundo é um assunto anti
agora com meios de faixa larga da água, antes cie penetrar na piscina go. Nos HUA, onde tem cerca de qua
Lia nossa tva lupiniquim”. renta anos, são 60 milhões de as
e satélites de difusão direta,
A presença de cerca cie 300 partici sinantes de tevê. Na Argentina, onde o
vão servir para telefonia, pantes, no Hotel Intercontinental, du governo queria exercer controle sobre
comunicação de dados rante os três dias da realização do a programação, a tva, ao longo de 13
e televisão por assinatura. Brasilink’94, um evento de três dias no anos alcançou 3,5 milhões de assi
As operadoras do sistema Rio de Janeiro, voltado para televisão nantes. No Brasil, por razões políticas,
por assinatura, além de uma mostra de a legislação só abriu as portas para a
Telebrás e o Minicom vão tratar
40 fornecedores, no vizinho Hotel tva, a partir do início da década de 90.
cada vez mais de informática Nacional, mostrou a pujança do nosso O editor da International Cable Ma
e do transporte de imagens mercado. Segundo Jonathan Baker, gazine, Paul Levine, citou índia, Chi
de televisão. presidente da CC e chairman do even na, África do Sul e Brasil como econo
to, o Brasil é o último grande mercado mias em ebulição e previu que os 5 mi
mundial de televisão por assinatura lhões de assinantes de tevê da América
ois gigantescos impérios se des que permanece ainda praticamente Latina deverão quadruplicar antes do
locam para dominar o promissor virgem. término do século, com o México, o
mercado brasileiro da televisão Brasil e a Argentina, liderando este
por assinatura (tva) - o grupo Globo e V isão crescimento. Com a chegada do Mer-
o grupo Abril. O grupo Globo, coman cosul, o mercado da tva tende a se
dado por Roberto Marinho, domina o Ao citar Civita e Marinho - este úl tornar uma coisa única no Cone Sul,
mercado da televisão aberta e estuda timo não foi ao Brasilink’94 - como com grupos argentinos, como o Clarin.
como obter melhor complementaridade “empreendedores locais de visão”, o com experiência em tva, podendo in
com a chegada da tva. O grupo Abril, coordenador do evento disse que o vestir no Brasil.
sob a chefia de Roberto Civita, tem Brasil com 157 milhões de habitantes e Um vídeo exibido por Pierre Simon,
como carro-chefe a Revista Veja e tem 33 milhões de televisores tem apenas que representa 650 operadores de tevê
na tva sua oportunidade de penetrar no 240 mil usuários de televisão por assi a cabo, no Canadá, com 7 milhões de
mundo rentável da televisão. natura (tva) que, no entanto, crescem usuários, demonstrou as possibilidades
Os mega-empresários, Marinho e ao alucinante ritmo de 10 mil novos do futuro da televisão a cabo interativa
Civita, sabem que pesados investimen assinantes por mês. Com mais de 1 que permite, por exemplo, a telecoin-
tos serão necessários para implantar a milhão de parabolas olhando para o pra de bens que surgem no vídeo, tele-
tva e que o capital estrangeiro, por ora, céu, tS5% delas no interior, a televisão pagamentos, correio eletrônico e todo
é escasso. Comentou uma esperta rapo por assinatura mostra um horizonte tipo de serviço que um meio de faixa
sa, que o investidor de risco, de fora, promissor. larga permite oferecer. Seis grandes