Page 6 - Telebrasil - Maio/Junho 1994
P. 6

MERCADO










              A b r i l   e   G l o b o   d i s p u t a m   T V   p o r   a s s i n a t u r a
















                                                                                                                                                                                                                                                                  Reportagem: João Carlos Pinheiro da Fonseca















































































































                                                                                                  Roberto ( tutu (Abril)                                                                                              Roberto Mtinnho (Globo)









            As redes de telecomunicações,                                                                                         optou  por “experimentar a  temperatura                                                                                        A  tva  no  mundo  é  um  assunto anti­



            agora com meios de faixa larga                                                                                        da  água,  antes  cie  penetrar  na  piscina                                                                          go.  Nos  HUA,  onde  tem  cerca de qua­

                                                                                                                                  Lia nossa tva lupiniquim”.                                                                                             renta  anos,  são  60  milhões  de  as­
            e satélites de difusão direta,
                                                                                                                                          A  presença  de  cerca  cie  300  partici­                                                                    sinantes de  tevê.  Na  Argentina, onde o

             vão servir para telefonia,                                                                                           pantes,  no  Hotel  Intercontinental,  du­                                                                            governo  queria  exercer  controle  sobre



            comunicação de dados                                                                                                  rante  os  três  dias  da  realização  do                                                                             a  programação,  a  tva,  ao  longo  de  13



            e televisão por assinatura.                                                                                           Brasilink’94, um evento de três dias no                                                                               anos  alcançou  3,5  milhões  de  assi­



            As operadoras do sistema                                                                                              Rio  de  Janeiro,  voltado  para  televisão                                                                            nantes.  No  Brasil,  por razões políticas,

                                                                                                                                  por assinatura,  além  de  uma  mostra de                                                                             a  legislação  só  abriu  as  portas  para a
             Telebrás e o Minicom vão tratar

                                                                                                                                  40  fornecedores,  no  vizinho  Hotel                                                                                  tva, a partir do início da década de 90.
            cada vez mais de informática                                                                                          Nacional,  mostrou  a  pujança  do  nosso                                                                                      O editor da International  Cable Ma­



            e do transporte de imagens                                                                                            mercado.  Segundo  Jonathan  Baker,                                                                                    gazine,  Paul  Levine,  citou  índia,  Chi­



            de televisão.                                                                                                         presidente da CC  e  chairman  do even­                                                                                na, África do Sul  e Brasil como econo­


                                                                                                                                  to, o  Brasil  é o  último grande mercado                                                                              mias em ebulição e previu que os 5 mi­



                                                                                                                                  mundial  de  televisão  por  assinatura                                                                                lhões de assinantes de tevê da América


                              ois  gigantescos  impérios  se  des­                                                                que  permanece  ainda  praticamente                                                                                    Latina  deverão  quadruplicar  antes  do


                              locam  para dominar o promissor                                                                     virgem.                                                                                                                término  do  século,  com  o  México,  o



                              mercado  brasileiro  da  televisão                                                                                                                                                                                         Brasil  e  a  Argentina,  liderando  este


             por assinatura (tva) -  o grupo Globo e                                                                                                                           V isão                                                                    crescimento.  Com  a  chegada  do  Mer-


             o grupo Abril.  O grupo Globo, coman­                                                                                                                                                                                                       cosul,  o  mercado  da  tva  tende  a  se


             dado  por  Roberto  Marinho,  domina  o                                                                                      Ao citar Civita e  Marinho -  este úl­                                                                         tornar  uma  coisa  única  no  Cone  Sul,


             mercado  da  televisão  aberta  e  estuda                                                                            timo  não  foi  ao  Brasilink’94  -   como                                                                             com  grupos argentinos, como o Clarin.



             como obter melhor complementaridade                                                                                  “empreendedores  locais  de  visão”,  o                                                                                com  experiência  em  tva,  podendo  in­


              com  a  chegada  da  tva.  O  grupo  Abril,                                                                         coordenador  do  evento  disse  que  o                                                                                  vestir no Brasil.


              sob  a  chefia  de  Roberto  Civita,  tem                                                                            Brasil com  157 milhões de habitantes e                                                                                        Um vídeo exibido por Pierre Simon,


              como carro-chefe a Revista Veja e tem                                                                                33  milhões  de  televisores  tem  apenas                                                                              que  representa  650  operadores  de tevê



              na tva sua oportunidade de penetrar no                                                                               240  mil  usuários de  televisão por assi­                                                                             a  cabo,  no  Canadá,  com  7  milhões de


              mundo rentável da televisão.                                                                                         natura  (tva)  que,  no  entanto,  crescem                                                                             usuários,  demonstrou  as  possibilidades


                      Os  mega-empresários,  Marinho  e                                                                            ao  alucinante  ritmo  de  10  mil  novos                                                                              do  futuro da televisão a cabo interativa


               Civita,  sabem que pesados  investimen­                                                                             assinantes  por  mês.  Com  mais  de  1                                                                                que  permite,  por  exemplo,  a  telecoin-


               tos  serão  necessários  para  implantar  a                                                                         milhão  de  parabolas  olhando  para  o                                                                                pra de bens que  surgem no vídeo, tele-


               tva e que o capital estrangeiro, por ora,                                                                           céu,  tS5%  delas  no  interior,  a  televisão                                                                         pagamentos,  correio  eletrônico  e  todo


               é escasso. Comentou uma esperta rapo­                                                                               por  assinatura  mostra  um  horizonte                                                                                 tipo  de  serviço  que  um  meio  de  faixa


                sa,  que  o  investidor  de  risco,  de  fora,                                                                     promissor.                                                                                                             larga  permite  oferecer.  Seis  grandes
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11