Page 34 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1994
P. 34
Usuários:
Chase, Petrobrás, Xerox
Ecimar Facó, do Banco Chase Manhattan. Da esquerda para a direita: Francisco Egreja, Mauri Fagundes e Júlio Boechat.
de vendas, agentes concessionários e Isso porque nossa preocupação básica
Soares
centrais administrativas. Na área indus era saber quanto tempo um cliente esta
trial, a empresa tem fábrica de impresso va esperando uma chamada, qual era o
responsável pela RededeTelecomu-
ras a laser e faxes em Manaus/AM. Em volume de chamadas por dia e como o
nicaçõesChase Brasil e vice-diretordo Ban Salvador/BA, fabrica cilindros, tráfego se comportava. Toda essa enge
co Chase Manhattan, Edmar Facó Soares, reveladoresetoner. Em Vitória/ES, man nharia é casada - através de um compu
abordou no início de sua palestra o históri tém um centro de desenvolvimento de tador IBM ligado a uma rede SNA - com
co do estabelecimento bancário, no qual software, responsável pelo desenvolvi- o nível de serviço que esperamos prestar
incluiu o Chase dos Anos 80, dos Anos 90 mentode programas para impressorasa aos nossos clientes. Há um perfeito
e os Resultados Obtidos. Ele disse que a laser, com vistas aos mercados america entrosamento entre a parte de telefonia
abordagem principal da palestra era infor no e brasileiro. E, em Itatiaia/RJ, fabrica com a de dados.(R.N.H.)
mar a experiência adquirida pela área de copiadoras.
TCs no projeto de reestruturação do Chase, Para falar sobre a contribuição das
que passou a concentrar seu foco no mer TCs na operação dessas unidades, com
cado atacadista, assumindo funções e ne pareceu ao XXVII Painel Telebrasil, o Ge
gócios de um banco de investimentos, cen rente de Telecomunicações da empresa, Luiz Gonzaga
tralizando sua estrutura em um novo pré Mauri C. Fagundes. Abaixo, uma síntese
dio com sede em São Paulo e uma agência da sua conferência. Uma mudança no tratamento das TCs
no Rio de Janeiro, investindo em tecnologia Toda a parte administrativa é atendi na empresa, antes consideradas como
com prioridade para a rede de TCs interna da separadamente, isto é, em números infra-estrutura, cujo principal objetivo
cional, uso intensivo de microinformática separados e toda a parte da Central de era a integração, transformou-se em fa
com instalação de rede local para 600 usu Atendimentos é servida por um só nú tor estratégico de diferenciação. Esse foi
ários e terceirização do CPD. Edmar Facó mero. O nível de serviços prestados ao o enfoque da palestra de Luiz Gonzaga
ressaltou também as parcerias técnicas e cliente é gerenciado, como função bási de Mello Oswald, da Petrobrás, no XXVII
comerciais de alto nível ético e profissional ca, por um DAC-Distribuidor Automático Painel Telebrasil.
desenvolvidas com a Embratel, a Telerj e a de Chamadas, parte integrande desse Em 1992 a Petrobrásfaturou US$15,8
Telesp, além dos fornecedores de equipa sistema telefônico. Esta foi uma das for bilhões. No mesmo ano, a produção de
mentos. tes razões pelas quais migramos do am óleo e líquido de gás natural, foi de 653
- Os resultados obtidos - acrescentou biente em que estávamos para esse mil barris por dia (importando outro
Soares - foi o Chase receber, da revista ambiente de sistema único e gerenciado. tanto), em média. No que diz respeito ao
"Euromoney", o Prêmio Euromoney 93,
considerado, pela comissão julgadora
da publicação, como o melhor banco
estrangeiro atuando no Brasil. Recebeu R e d e C o r p o r a t i v a
ainda o Nível 2 do "U.S. Federal Reser
ve", que é o Banco Central dos Estados ara discorrer sobre o cenário deTCs
Unidos, que julga os níveis dos bancos P a partir de sua experiência na SGA,
norte-americanos de 1 até 5.0 Chase foi compareceu ao XXVII Painel Telebrasil
considerado o maior banco estrangeiro William John Couto Hemmings. Ele ini
no Brasil, que está captando dinheiro lá ciou dizendo que em seu entendimento
de fora para aplicar aqui dentro e está o conceito de rede corporativa envolve
adquirindo ações de empresas brasilei tudo o que reúne o sistema de informa
ras para vender na Europa. (J.P.j.
ção de uma organização, seja informa
ção de voz, dados, texto e/ou imagens. frames. Essa nova maneira de se comu
Então, vários usuários, ao invés de se nicar, segundo Hemmings, deixa então
manterem no terminal "burro", passam de se chamar teleprocessamento para
Fagundes a ter uma rede local e um microcom se denominar teleinformática.
putador, alcançando uma capacidade Na opinião dele, as empresas brasi
Organizada e espalhada no Brasil, em de processamento. Passando a ter uma leiras estão atravessando justamente
âmbito comercial, por diversas regiões capacidade de processamento, esses esta fase, ou seja, trocando o
(denominadas Norte, Brasília, Rio de Ja usuários passam a dispor de comunica teleprocessamento pela teleinfor
neiro, São Paulo - capital e interior - e ções com suas sédes, com seus main mática. (R.N.H.)
Sul), nelas a Xerox do Brasil tem filiais