Page 63 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1993
P. 63
AUTOMAÇÃO
V a r e j o c a r i o c a i n g r e s s a n a T e l e m á t i c a
Reportagem: Roosevell Nogueira de H
/ In/icmc u< cirro os ohms no t*a\ ilhoo </<• Soo ( n s / o \ u o
Mensagens publicitárias poderão ter
E m construção pela Flupeme-Asso- ção dos custos. Para isso o projeto va inserção imediata em painéis espalha
leu-se de modernas técnicas de enge
ciação Fluminense da Pequena c
Média Empresa, no bairro de São Cris nharia, visando equalizar qualidade, dos por todo o pavilhão. Consultas on
tóvão, no Rio de Janeiro, o Pavilhão racionalidade, eficiência e economia. line, isto é, instantâneas, poderão ser
Center abrigará um sofisticado sistema Concebido pelo engenheiro Luiz de feitas, em serviços de bancos de dados
compartilhado de serviços e sistemas Sá Carvalho, o projeto de informa voltados para a segurança de pagamen
de telemática. Com a promessa de ser o tização prevê a utilização de telemática tos. Fax e telefones terão controle e
maior shopping center off-price da de modo a proporcionar o máximo de cobrança automática de serviços. As
América Latina, dedicado à pequena eficiência e competitividade por um informações ao público, tais como lo
indústria, o projeto deverá ser inaugu custo mínimo. A idéia é a de que a cada calização de lojas, produtos e ofertas e
rado no próximo mês de abril. lojista seja dado acesso a uma completa sobre serviços diversos, poderão ser
Segundo Benito Paret, presidente da rede de serviços integrados, com siste prestadas e obtidas em quiosques espa
Flupeme e empresário do ramo de mas aplicativos comerciais e adminis lhados pelo shopping.
informática, cada lojista terá acesso a trativos, sistemas de automação comer Toda a infra-estrutura da rede
uma completa rede de serviços integra cial, comunicação com bancos, empre telemática, incluindo hardware e
dos, envolvendo sistemas aplicativos sas de cartão de crédito, correio eletrô software está sendo projetada para
comerciais e administrativos, sistemas nico, fax, painéis publicitários. suportar ampliações, adições e up
de automação comercial, comunicação A infra-estrutura a ser utilizada tam grades, que poderão vir a ser solicita
de dados com bancos, empresas de car bém prestará apoio a feiras e exposi dos. O nível de automação alcança,
tões de crédito, correio eletrônico, fax, ções. Através de um terminal de com na área comercial, caixas, leitores de
painéis publicitários. Todo o complexo putador e um telefone, instalados em etiquetas de códigos de barras, con
sistema será comandado com indepen cada loja ou ponto de venda, haverá trole de estoque e preços, sistema de
dência e sigilo total, através de termi fácil acesso a vários serviços básicos. custos, com pras e inform ações
nais instalados nas próprias lojas. Entre eles, correio eletrônico, para co gerenciais. Outros serviços, como
No aspecto comercial o principal ob municação com quaisquer usuários do emissão de folhas de pagamento, con
jetivo do shopping será colocar os pe Pavilhão e com a administração cen tabilidade, crediário, emissão de car
quenos empresários em contato direto tral; mala direta; uso de ferramentas de tões de crédito próprios, cadastro de
com o consumidor. Pelo ângulo opera informática, como planilhas, banco de clientes, malas diretas, pesquisas de
cional, a preocupação maior é a redu dados e aplicativo editor de texto. opinião, etc. poderão ser agregados.