Page 62 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1993
P. 62
EVENTOS
T e l e i n f o r m á t i c a '9 3 : u m S u c e s s o
N uma iniciativa do grupo de usuári
os de comunicações de dados e
telecomunicações da Sucesu-RJ, coor
denado por Maria Irene da Fonseca e
Sá, foi realizado no auditório da ECT,
no Rio de Janeiro, o IV Simpósio e
Feira sobre tecnologia em telein
formática. O evento foi encerrado com
o presidente da Sucesu-RJ, Celso
Almeida Parisi, recepcionando o presi
dente da Telebrás, Adyr da Silva, que
declarou seu apoio integral a "encon
tros técnicos deste tipo".
Dividido em cinco painéis — comu
nicações wireless, videoconferência,
redes corporativas, terceirização, ge
rência de rede integrada — o evento Equipe Je conferencistas Ja Sucesu-RJ.
ainda contou com palestras de especi
alistas da Embratcl, Telerj, Telesp e
Telebrasília, dando uma panorâmica seus participantes. A ressaltar a orga ram conferencistas do IV Simpósio,
do que faz o sistema Telebrás, na área nização do evento, fruto da atuação representantes da Golden Cross, ABC
da com unicação de dados. Uma profissional da "Dona Carmen da Dados (videotexto), Tellcom, SGA,
minifeira, anexa ao evento, mostrou Sucesu", uma hold hand na realização Ericsson, Victori, Promon, Moddata,
as últimas novidades na área da deste tipo de encontros. Quantum, Du Pont, IBM, Gap, Vic
teleinformática. Celso Parisi demonstrou-se entusias Brasil, Petrobrás, CVRD, Prolan,
Os quatros dias de duração do IV mado com a vitalidade do público que Unysis/Timeplex, IBM, Sid, Matec,
Simpósio, por sua intensidade e dura atendeu ao Teleinformática'93 e afir Brahma, Shell, Chase Manhattan, Sita,
ção, chegou a ser apelidado por um mou que a próxima Comdex — um G SI, O rigin, Quadrata, Xerox.
dos 350 congressitas presentes de evento de maior escala - a ser realizada Dataprev, Dynatech Comunications.
"enduro da teleinformática" numa re em março de 94 nas modernas e amplas CPM, numa indicação clara da ampla
ferência às maratonas de motocicle instalações do Rio Centro, no Rio de gama de interesses despertados pela
tas que exigem denodada atenção de Janeiro, também será um sucesso. Fo- teleinformática. (J.C.F.)
A u t o m a ç ã o c o m e r c i a l e m e x p a n s ã o
Para incentivar e difundir cada vez ticipantes tiveram oportunidade de ob plantação do sistema. Desde agosto
mais o uso da automação comercial, servar e aprender como controlar esto ele adquiriu o equipamento auto
o Sebrae e a Flupeme promoveram ques, vendas, parte financeira de uma mático para controlar devolução de
no final de outubro, no auditório da empresa, cadastro de clientes e forne encalhes de periódicos, cadastro de
Academia Brasileira de Letras, no cedores, entre outros — tudo automati clientes e fornecedores, fluxos de
Rio de Janeiro, o ' Automacom 93'- camente — , a um custo máximo de estoques, comercialização e caixa,
Rio" — seminário e exposição de US$3 mil e mínimo de US$600. entre outros.
automação comercial. O evento, or Tão poucos recursos financeiros le Outro exemplo de utilização da
ganizado pela Automacom Consul varam o jovem proprietário de uma automação foi proporcionado pela
toria, foi patrocinado pelo Banco Ge banca de jornais do bairro de Ipanema, empresa de informática Padrão Em
ral do Comércio e contou com o no Rio de Janeiro, a implementar a preendimentos, que desenvolveu um
apoio e a colaboração da Associação automação do seu negócio, investindo sistema de pontos de venda pennitin-
Comercial do Rio de Janeiro, Prefei apenas US$3 mil na compra de um do ao pequeno comerciante que ven
tura, Clube de Diretores Lojistas, microcomputador, leitor ótico e im de produtos de fabricação caseira ou
Sucesu, Assespro e ABAC. pressora. Com isso ele pôde realizar artesanal, que não possuem códigos
O objetivo foi incentivar o uso da um antigo sonho — originado no códi de barras impressos, a implantação
automação, já amplamente difundi go de barras de revistas estrangeiras — do sistema, com isso podendo fazer o
da entre grandes lojas e supermerca de fazer o controle automático de suas controle automático do estoque e do
dos, se aproxima agora dos peque vendas. Há cinco anos sua aspiração preço. A Padaria Pão Biruta, n o bairro
nos e microsempresários do comér esbarrava em orçamentos que alcança de São Conrado, no Rio de Janeiro,
cio varejista. Cerca de duzentos par vam US$8 mil, inviabilizando a im está utilizando o sistema. (R.N.H.)