Page 48 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1993
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O r í e n t a ç ã o p a r a o b j e t o s orientado a objetos, “ fruta” será um
objeto contendo dados (como nome,
cor, preço) e operações (como arma
n o v a a r t e d e p e n s a r zenar nome, que nome?, mostrar no
me). O objeto “ fruta” ao receber uma
mensagem como “ tela mostre que no
me?” executa o método “ que no
me?” e acha o nome. Depois execu
tará o método “ tela” e mostrará o
nome da fruta na tela. Tudo isto po
de parecer complicado mas, na práti
ca, a operação já efetuada com a ra
pidez do computador.
As linguagens orientadas a objetos
são consideradas puras, como as lin
guagens Actor e Eiffel, do sistema
Smalltalk e híbridas, nas quais ainda
persistem o conceito de variáveis e
procedimentos da programação tra
dicional. A linguagem C + + , utiliza
da na programação de centrais tele
fônicas com Controle por Programa
Armazenado-CPA, bem como varian
tes das linguagens Lisp, Pascal e Co-
bol, são linguagens híbridas orienta
das a objetos.
Fundamentalmente, uma base de
dados armazena dados e suas descri
ções, a serem acessados por usuários
ou programas. Nas bases de dados
convencionais, as informações (dados)
são armazenadas em estruturas simi
lares a arquivos ou em estruturas en
Nem sempre o computador trabalha com dados numéricos.
cadeadas por endereçamento físico.
As informações dinâmicas dos dados
ou algoritmos ficam, nestas bases de
dados, reservadas aos programas.
As bases de dados orientadas a ob
—“ Ao invés de privilegiar, em pro
um mundo tecnológico em que gramas de computador, operações cm jetos armazenam dados e também, sob
N o computador ocupa o centro detrimento de dados (como em algo (vide Glossário), os métodos que ma
a descrição de cada classe de objetos
do palco — como nas centrais
nipulam tais objetos frente às mensa
ritmos) ou dados em detrimentos das
de comutação telefônica — pro
operações (como em base de dados),
gramas de software passam a ter im gens que recebem. É a própria base
portância fundamental. É fácil ocor a orientação para objetos considera, de dados, neste caso, que dá a idéia
rer um erro entre milhares de linhas para cada objeto, os dados e as ope do objeto. É a base que mostra que o
de código que se relacionam entre si rações que lhe são inerentes“ , expli objeto carro é constituído de chassis,
para comandar as máquinas. Para do cou Cláudio D’Ipollito, acrescentan rodas, freios e outras partes e não
minar este ser quase mitológico — o do que “ a modelagem de sistemas mais, como nas bases de dados con
software — novas concepções ou apli orientados a objetos base a-se na iden vencionais, que é o programador que
cações novas de concepções antigas, tificação dos objetos — que desem “ sabe” que estas partes constituem
são postas em jogo. Uma delas, em penham ou sofrem ações no âmbito um carro, relatou o especialista da
moda, é a orientação para objetos. do problema — e dos padrões de coo Sucesu-RJ.
Cláudio D’Ipollito, da Sucesu-RJ, peração entre estes objetos. A orientação por objetos encontra
começou por lembrar que “ paradig aplicações outras que em linguagens
ma” é uma forma de pensar e de per Real e base de dados. Ela facilita as bases
ceber o mundo. A função do para de conhecimento ou sistemas especia
digma é determinar o que é, ou não No mundo da orientação a obje listas, nos quais -o conhecimento de
é, significativo ao descrever um obje tos, a intenção primordial é que o um especialista é colocado organiza-
to ou uma situação. Ao mudar o pa programa de software descreva uma damente no computador para ser con
radigma muda a visão sobre uma mes versão, computadorizada, do mundo sultado. Ela também simplifica a in
ma coisa. Quando o polonês Copér- real. Em tal mundo, um programa é terface dos programas com o usuá
nico quis ver o Sol como centro do visto como uma coleção de objetos rio. A orientação para objetos permi
mundo c não mais a Terra, como acha que cooperam, trocando mensagens. te a apresentação gráfica de ícones
va o grego Ptolomeu, ocorreu uma A mensagem desperta no objeto ade ou objetos na tela, janelas com mul-
mudança de paradigma. Mudanças de quado um comportamento determi tiprogramas e metáforas visuais, co
paradigma podem revolucionar o mun nado. mo botões, mostradores e reostatos.
do. A Orientação por Objetos (OO) é Como todo paradigma, a orienta Um programa de software com
preende dados, funções e controle. Pre
um novo paradigma computacional. ção para objetos criou seu próprio dominando os dados, um diagrama
Uma nova maneira de conceber pro Glossário, que aqui incluímos para
gramas de computador. gáudio dos leitores. Num programa