Page 56 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 56

Como os bits ajudam  na educação














                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            J o ã o   C arlos da Fonseca








                           / \  futuro do País está na educa-
               U

                           I  lç ã o ” .  Esta  frase tantas  vezes


                           I  Irepetida  recebe  agora  ajuda



                           V/ da tecnologia eletrônica da in­


               formação.  Aulas  estão  sendo  minis­


              tradas sob  forma de multimídia, a te­



               levisão divulga conhecimento para re­


              ciclar  professores  e  até  o  serviço  vi­


              deotexto  é  utilizado  como  meio  de



              comunicação  entre  alunos  e  centros


               de ensino.


                       Um  marco  na  área  da  educação


              eletrônica  é  o  programa  “Salto  para


               o  futuro” ,  preparado  pela Fundação



               Roquette  Pinto,  transmitido  pela Te­


              levisão  Educativa-TVE  e destinado  a


              reciclar,  pelo  ar,  professores  do  pri­



              meiro  e  do  segundo  graus.  No  Brasil


              são  200  mil  escolas  - com  150  mil  na


              área  rural  - que preparam  30 milhões


              de  crianças  no  ensino  fundamental.


              Mas  a  qualidade  do  ensino  é  baixa.



              Quatro  alunos em  cada dez  não con­


              segue aproveitamento c isto represen­



              ta  uma  perda  anual  que  beira  1  bi­                                                                                          Adolescentes nn sula  de aula do  tmuro.


              lhão de  dólares.


                      -  “ Para se  ter desenvolvimento  do
                                                                                                                                         nica  que o  serviço  oferece,  um  pode­                                                                                      convencional no sentido de que o pro­

              País é preciso ter educação, cuja cha­                                                                                     roso auxiliar para o programa  “ Salto


             ve  é  o  elemento  humano” ,  afirmou                                                                                                                                                                                                                     fessor  passará  de  “detentor autoritá­
                                                                                                                                         para o futuro” .  De acordo com a pro­                                                                                         rio do saber” para orientador e “com­
              Arlindo  Lopes  Conca,  da  Fundação                                                                                       fessora  Cleide  Ramos,  da  Fundação



              Roquette  Pinto  e  antigo  dirigente  do                                                                                                                                                                                                                 panheiro  de  aprendizado” do aluno.
                                                                                                                                         Roquette  Pinto,  a  introdução  de  no­                                                                                               Segundo a professora IolandaCor-
              projeto Mobral, explicando que o pri­
                                                                                                                                         vas tecnologias no ensino se destina a                                                                                         tellazo,  da  USP,  a  “escola do futu­
             meiro  passo  da  Fundação  é  elevar  o

                                                                                                                                         dar educação permanente aos  profes­                                                                                           ro”  é  perfeitamente  viável e nào de­
             nível  dos  professores  do  ensino  fun­
                                                                                                                                        sores  levando-lhes  a  possibilidade  de                                                                                       pende da introdução e móveis moder­

             damental  utilizando  para  isto  a  tele­
                                                                                                                                         utilizar  linguagens  educacionais  mo­                                                                                        nos  ou  até  de  computador e significa
             visão  via  satélite.  A  Fundação  Ro­                                                                                     dernas.                                                                                                                        principalmente  uma  mudança cultu­


              quette  Pinto,  presidida  por  Walter
                                                                                                                                                 Já  na  idealização  técnica  do  supe­                                                                                ral  que  nasce  complementarmente à

              Clark, é ligada ao Ministério da Edu­
                                                                                                                                         rintendente de informática da Funda­                                                                                           idéia  de  CIEPS  e  CIACS,  centrada

              cação, à TV Educativa e à Rádio MEC.
                                                                                                                                        ção,  Tulio  Gontijo  Rocha,  os  “ pos­                                                                                        em instalações para acomodar alunos

              A  idéia  do  projeto  “Salto  para  o  fu­
                                                                                                                                        tos educativos”  poderão  vir a ser do­                                                                                         “ full  time” .  A  idéia  da  Escolado
              turo”  é  transmitir  aulas  de  recicla­
                                                                                                                                        tados de vários  micros  ligados em re­                                                                                         Futuro  nasceu  com  Frederic Michael
             gem,  via televisão,  que  são  recebidas
                                                                                                                                        de  local  com  um  servidor  computa­                                                                                           Little,  um  professor brasileiro de Rá­

              por cerca de  15 mil professores reuni­
                                                                                                                                        dorizado.  Este,  por sua vez,  receberia                                                                                       dio e TV,  da Escola de Comunicação
             dos em  “postos educativos”  dissemi­
                                                                                                                                        via satélite sinais digitais de videotex­                                                                                       e  Artes  da  USP.  Existe um grupo  de

              nados em  todo  território  nacional.
                                                                                                                                        to  permitindo  um  serviço  interativo                                                                                         estudo para aplicação da teleinformá­
                      Os  “ postos  educativos” ,  em  282
                                                                                                                                        entre  o  “ posto  educativo”  e  a  base                                                                                        tica  ao  ensino  com  a participação do

              municípios, são dotados de antena pa­
                                                                                                                                        de  dados  central  do  programa  “ salto                                                                                        professor  Richard  Boyen, do Consu­

              rabólica  para  receber  sinais  além  de
                                                                                                                                        para  o  futuro” .  Um  professor  expo­                                                                                         lado  Americano,  e de  professores da

              telefone,  telex e de fac-símile, com os
                                                                                                                                        ria  sua  dúvida  ou  pediria  um  progra­                                                                                       USP.
              quais os professores, após verem umá
                                                                                                                                         ma  por  uma  chamada  telefônica  vi­                                                                                                  Outras iniciativas, como o projete1
              aula, acessem a central de preparação
                                                                                                                                         deotexto e receberia a resposta via sa­                                                                                         Genesis da PUC/SP e o Projeto Gun

              de material  didático  para perguntas e
                                                                                                                                         télite.  •                                                                                                                      da  própria  USP,  utilizam  novas tec­

              dúvidas pertinentes.  Agora, a Funda­
                                                                                                                                                                                                                                                                         nologias. No projeto Guri, alunosno-

              ção  Roquette  Pinto  vai  dotar  inicial­
                                                                                                                                                                                           Futuro                                                                        EU A,  Israel e São Paulo acompanl^
              mente cem postos educativos com com­
                                                                                                                                                                                                                                                                         ram,  por  exemplo,  o  crescimento^

              putadores pessoais que servirão de ter­
                                                                                                                                                  A  “escola  do  futuro”  já  está  sen­                                                                                sementes de uma mesma espécie etr^'

              minais  para  acessar  a  central  video­
                                                                                                                                         do  pensada  no  Laboratório  de  Tec­                                                                                          caram  informações científicas ditf£

              texto  da  Telerj,  no  Rio  de  Janeiro,                                                                                   nologia  da  Comunicação  da  Univer­                                                                                          mente,  por  mais  de  uma  mês, un


              dotada  de  uma  base  de  dados  para
                                                                                                                                          sidade de São Paulo, num projeto que                                                                                           zando  fac-símile,  internacional.

              armazenar  questões  e  respostas  refe­
                                                                                                                                          conta com o apoio do MEC e do Ban­                                                                                                      Durante  a  realização da Cofflof*

              rentes  às  dúvidas  mais  comuns  das
                                                                                                                                          co Interamericano de Desenvolvimen­                                                                                             Sucesu  South  Americas’92,  em

              aulas  difundidas  via  satélite.                                                                                           to.  Com  base  em  trabalhos  de  Jean                                                                                         Paulo,  foi  montada  no  Hotel StP£



                      Sérgio  Dias,  da  área de  videotexto                                                                              Piaget  e  de  outros  pedagogos,  a  Es­                                                                                       ton  Moffarej,  uma réplica doQue^


              da  Telerj,  vê  no  uso  da  caixa  eletrô­                                                                                cola  do  Futuro  vai  diferir  da  escola                                                                                      ria  uma  sala  de  aula  do  futuro-
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61