Page 56 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
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Como os bits ajudam na educação
J o ã o C arlos da Fonseca
/ \ futuro do País está na educa-
U
I lç ã o ” . Esta frase tantas vezes
I Irepetida recebe agora ajuda
V/ da tecnologia eletrônica da in
formação. Aulas estão sendo minis
tradas sob forma de multimídia, a te
levisão divulga conhecimento para re
ciclar professores e até o serviço vi
deotexto é utilizado como meio de
comunicação entre alunos e centros
de ensino.
Um marco na área da educação
eletrônica é o programa “Salto para
o futuro” , preparado pela Fundação
Roquette Pinto, transmitido pela Te
levisão Educativa-TVE e destinado a
reciclar, pelo ar, professores do pri
meiro e do segundo graus. No Brasil
são 200 mil escolas - com 150 mil na
área rural - que preparam 30 milhões
de crianças no ensino fundamental.
Mas a qualidade do ensino é baixa.
Quatro alunos em cada dez não con
segue aproveitamento c isto represen
ta uma perda anual que beira 1 bi Adolescentes nn sula de aula do tmuro.
lhão de dólares.
- “ Para se ter desenvolvimento do
nica que o serviço oferece, um pode convencional no sentido de que o pro
País é preciso ter educação, cuja cha roso auxiliar para o programa “ Salto
ve é o elemento humano” , afirmou fessor passará de “detentor autoritá
para o futuro” . De acordo com a pro rio do saber” para orientador e “com
Arlindo Lopes Conca, da Fundação fessora Cleide Ramos, da Fundação
Roquette Pinto e antigo dirigente do panheiro de aprendizado” do aluno.
Roquette Pinto, a introdução de no Segundo a professora IolandaCor-
projeto Mobral, explicando que o pri
vas tecnologias no ensino se destina a tellazo, da USP, a “escola do futu
meiro passo da Fundação é elevar o
dar educação permanente aos profes ro” é perfeitamente viável e nào de
nível dos professores do ensino fun
sores levando-lhes a possibilidade de pende da introdução e móveis moder
damental utilizando para isto a tele
utilizar linguagens educacionais mo nos ou até de computador e significa
visão via satélite. A Fundação Ro dernas. principalmente uma mudança cultu
quette Pinto, presidida por Walter
Já na idealização técnica do supe ral que nasce complementarmente à
Clark, é ligada ao Ministério da Edu
rintendente de informática da Funda idéia de CIEPS e CIACS, centrada
cação, à TV Educativa e à Rádio MEC.
ção, Tulio Gontijo Rocha, os “ pos em instalações para acomodar alunos
A idéia do projeto “Salto para o fu
tos educativos” poderão vir a ser do “ full time” . A idéia da Escolado
turo” é transmitir aulas de recicla
tados de vários micros ligados em re Futuro nasceu com Frederic Michael
gem, via televisão, que são recebidas
de local com um servidor computa Little, um professor brasileiro de Rá
por cerca de 15 mil professores reuni
dorizado. Este, por sua vez, receberia dio e TV, da Escola de Comunicação
dos em “postos educativos” dissemi
via satélite sinais digitais de videotex e Artes da USP. Existe um grupo de
nados em todo território nacional.
to permitindo um serviço interativo estudo para aplicação da teleinformá
Os “ postos educativos” , em 282
entre o “ posto educativo” e a base tica ao ensino com a participação do
municípios, são dotados de antena pa
de dados central do programa “ salto professor Richard Boyen, do Consu
rabólica para receber sinais além de
para o futuro” . Um professor expo lado Americano, e de professores da
telefone, telex e de fac-símile, com os
ria sua dúvida ou pediria um progra USP.
quais os professores, após verem umá
ma por uma chamada telefônica vi Outras iniciativas, como o projete1
aula, acessem a central de preparação
deotexto e receberia a resposta via sa Genesis da PUC/SP e o Projeto Gun
de material didático para perguntas e
télite. • da própria USP, utilizam novas tec
dúvidas pertinentes. Agora, a Funda
nologias. No projeto Guri, alunosno-
ção Roquette Pinto vai dotar inicial
Futuro EU A, Israel e São Paulo acompanl^
mente cem postos educativos com com
ram, por exemplo, o crescimento^
putadores pessoais que servirão de ter
A “escola do futuro” já está sen sementes de uma mesma espécie etr^'
minais para acessar a central video
do pensada no Laboratório de Tec caram informações científicas ditf£
texto da Telerj, no Rio de Janeiro, nologia da Comunicação da Univer mente, por mais de uma mês, un
dotada de uma base de dados para
sidade de São Paulo, num projeto que zando fac-símile, internacional.
armazenar questões e respostas refe
conta com o apoio do MEC e do Ban Durante a realização da Cofflof*
rentes às dúvidas mais comuns das
co Interamericano de Desenvolvimen Sucesu South Americas’92, em
aulas difundidas via satélite. to. Com base em trabalhos de Jean Paulo, foi montada no Hotel StP£
Sérgio Dias, da área de videotexto Piaget e de outros pedagogos, a Es ton Moffarej, uma réplica doQue^
da Telerj, vê no uso da caixa eletrô cola do Futuro vai diferir da escola ria uma sala de aula do futuro-