Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1992
P. 24

Telesis/Octel











                                                             Telefone virtual  chega  ao  Brasil <*>




















                 O leitor já  imaginou programar seu telefone como quem programa  um compu­                                                                                                                                                                                a central  Sierra,  são capazes deaten



                 tador?  Isto  é  o  que está  oferecendo  a  Telesis/Octel a  médio prazo,  no  Brasil,                                                                                                                                                                   der  até  meio  milhão  de  usuários, es


                 através  da  nova  tecnologia  para  processamento  digital  de  voz.  Para  alguns                                                                                                                                                                       tando  entre  os  serviços  mais  comu



                 técnicos  brasileiros  do  setor de  TCs,  a  novidade,  porém,  se  lim ita  ao  aperfei­                                                                                                                                                                mente  utilizados  o  de  correio eletrô­


                 çoamento  da  tecnologia já   conhecida  há muitos anos em  todo  o mundo.                                                                                                                                                                               nico de voz’ *. Ele explicou que o usuá


                                                                                                                                                                                                                                                                           rio  deste  serviço  pode programar seu


                                                                                                                                                                                                                                                                          telefone para  receber,  gravar e enviai

                               atual  política  brasileira  para  as                                                                         marketing e tecnologia da Telesis, tra­                                                                                      mensagens das mais diferentes formas,
                 A            telecomunicações (TCs), criada pe­                                                                             os mesmos princípios de processamen­                                                                                         ma  mensagem  para  uma  listagem de
                                                                                                                                             ta-se  de  equipamentos  que  utilizam
                                                                                                                                                                                                                                                                          Pode,  por  exemplo,  enviar uma mes­

                              lo  Governo  Collor,  tem  gerado


                                                                                                                                             to de dados,  mas além destes também
                              novas associações, joint-ventures,

                 parcerias  tecnológicas,  entre  empre­                                                                                    armazenam  a  voz  humana  digitaliza­                                                                                        destinatários  previamente  programa­
                                                                                                                                                                                                                                                                          da.  Pode,  também,  quando o usuário

                 sas nacionais e multinacionais que acre­                                                                                   da.  Como  resultado,  simples  apare­                                                                                        não  está,  atender  a  chamadas  auto­


                 ditam  no  futuro  do  País.  Este  é  o                                                                                    lhos telefônicos são transformados em                                                                                        maticamente e enviá-las para uma “cai­



                 caso  da  Telesis  Sistemas  em  Teleco­                                                                                   terminais inteligentes, conectados a um                                                                                      xa postal” .  Mesmo que a linha esteja


                 municações,  de São  Paulo,  que se as­                                                                                    poderoso  gerenciador  central.  Estes                                                                                       ocupada,  a  chamada  também é aten­


                 sociou  com  a  norte-americana  Octel                                                                                      “ terminais**  podem  ser  programados                                                                                      dida  e  a  mensagem  gravada na Cen­


                 Communications  -  com  sede em  Mil-                                                                                      para  uma série de aplicações como  se                                                                                       tral.  Existe até a sofisticada possibili­



                 pitas,  Califórnia,  EUA  - para  lançar,                                                                                  fosse um computador. A Telesis,  fun­                                                                                        dade  de,  ao  receber  uma  mensagem


                 no  Brasil,  sistemas  de  correio  eletrô­                                                                                dada em  1989, faturou US$ 5 milhões,                                                                                        de  alguém  que  tenha  sido programa­


                 nico  digital  de  voz.  Com  esta  finali­                                                                                em  1991,  tendo  como  principal  pro­                                                                                      do  como  prioritário,  o  sistema ligar



                 dade,  estiveram  em  São  Paulo  o  pre­                                                                                  d u t o   o  sistema  de  gerenciamento  de                                                                                  automaticamente  para  onde  o usuá­


                 sidente  da  Octel,  Douglas  C.  Chan­                                                                                    rede  que  permite  dotar  centrais  ele-                                                                                    rio  está  e  lhe  enviar  a  mensagem.


                 ce, e  Robert  Cohn,  fundador e chair-                                                                                    tromecânicas de recursos digitais,  tais                                                                                             Outros  serviços  baseados  em pro­


                man da empresa nos Estados Unidos.                                                                                          como a utilização de telefone a teclado.                                                                                     cessamento digital de voz e largamen­



                 Eles  garantiram  que  o  Brasil  será  o                                                                                                                                                                                                               te  utilizados  em  todo  o  mundo sào:


                 primeiro  país  da  América  do  Sul  a                                                                                                                       500  mil  usuários                                                                        serviços de informação de eventos, hos­



                 incorporar a seu sistema telefônico as                                                                                                                                                                                                                  pitais  e  bancos;  reservas  automáticas


                 facilidades  e  serviços  do  processador                                                                                          Hiran Marques disse ainda que “ as                                                                                   para hotéis,  viagens e shows; compra


                digital  de  voz.                                                                                                          versões  mais  poderosas  dos  sistemas                                                                                       automática  de  produtos  oferecidos


                         Segundo Hiran Marques, diretor de                                                                                 da Telesis/Octel,  como acontece com
                                                                                                                                                                                                                                                                         através  de  marketing  direto;  atendi-

















                                                                                                                                                                                                             O que é telefone  virtual








                                                                                                                                                                     nquanto o número dc usuários-                                                                       clusividade para  algumas pessoas.


                                                                                                                                                                    de serviços  baseados em  proces­                                                                            Assim, utilizando-se de telefones pú­


                                                                                                                                                                    samento  digital de  voz aumenta                                                                     blicos para  ouvir e gravar mensagens,


                                                                                                                                                    em todo o mundo,  com seus aparelhos                                                                                 o usuário deste sistema poderá manter


                                                                                                                                                    telefônicos ganhando  facilidades  cada                                                                              comunicação com  qualquer outra pes­


                                                                                                                                                    vez mais sofisticadas,  por outro lado,                                                                             soa,  em  qualquer lugar.  A  incompati­


                                                                                                                                                    em  muitos  países,  um  número  ainda                                                                               bilidade entre os sistemas de processa­

                                                                                                                                                    maior  de  pessoas  nem  sequer  sonha                                                                               mento digital de  voz necessários à im­


                                                                                                                                                    em  ter  seu  próprio  telefone,  estando                                                                           plementação  do  telefone  virtual  e as


                                                                                                                                                    completamente isolado  dos  “habitan­                                                                                centrais telefônicas eletromecânicas exis­


                                                                                                                                                    tes do mundo da alta  tecnologia                                                                                     tentes em grande quantidade no Brasil


                                                                                                                                                            Para reduzir esta grande diferença,                                                                         e  no  mundo  era  um  obstáculo  para


                                                                                                                                                    entre assinantes e nào-assinantes da re­                                                                             transformar o  telefone virtual em rea­


                                                                                                                                                    de  telefônica,  um  novo  conceito,  re­                                                                           lidade.


                                                                                                                                                    centemente introduzido  no  Brasil,  ba­                                                                                    Segundo  Hiran  Marques,  da  Tele­


                                                                                                                                                   seado  em  sistemas  de  processamento                                                                               sis, as companhias telefônicas poderão


                                                                                                                                                   de  voz,  pode  ser a  chave para  nossas                                                                             também  usar  o  telefone  virtual  para


                                                                                                                                                   companhias telefônicas e de muitas ou­                                                                               aumentar o nível de satisfação dos no­


                                                                                                                                                    tras em todo o mundo: o telefone virtual.                                                                            vos assinantes.  “Em muitos países, to­


                                                                                                                                                            Com  este  sistema,  o  usuário  não                                                                        do  novo  assinante  tem  de esperar um


                                                                                                                                                   tem uma linha telefônica, mas sim uma                                                                                período de tempo razoável até que sua


                                                                                                                                                    “caixa  postal”  na  central  telefônica,                                                                           linha  seja  instalada.  Desse  modo,  en­


                                                                                                                                                   muito  mais  barata  e  capaz  de receber                                                                            quanto o assinante espera pela instala­

                                                                                                                                                   mensagens de qualquer um  que deseje                                                                                 ção de sua  linha,  a  companhia telefô­


                                                                                                                                                   se comunicar com ele.  O usuário  tam­                                                                               nica  pode  lhe  dar  um  telefone virtual


                                                                                                                                                   bém pode deixar mensagens nessa “cai­                                                                                para  uso imediato”,



             O  sistema de processamento digital de voz * ‘Sier­                                                                                   xa postal”,  inclusive determinar a  ex-


             ra " ,  da  norte-americana  Octel,  opera  até com

             500 m il assinantes.
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29