Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1992
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Telesis/Octel
Telefone virtual chega ao Brasil <*>
O leitor já imaginou programar seu telefone como quem programa um compu a central Sierra, são capazes deaten
tador? Isto é o que está oferecendo a Telesis/Octel a médio prazo, no Brasil, der até meio milhão de usuários, es
através da nova tecnologia para processamento digital de voz. Para alguns tando entre os serviços mais comu
técnicos brasileiros do setor de TCs, a novidade, porém, se lim ita ao aperfei mente utilizados o de correio eletrô
çoamento da tecnologia já conhecida há muitos anos em todo o mundo. nico de voz’ *. Ele explicou que o usuá
rio deste serviço pode programar seu
telefone para receber, gravar e enviai
atual política brasileira para as marketing e tecnologia da Telesis, tra mensagens das mais diferentes formas,
A telecomunicações (TCs), criada pe os mesmos princípios de processamen ma mensagem para uma listagem de
ta-se de equipamentos que utilizam
Pode, por exemplo, enviar uma mes
lo Governo Collor, tem gerado
to de dados, mas além destes também
novas associações, joint-ventures,
parcerias tecnológicas, entre empre armazenam a voz humana digitaliza destinatários previamente programa
da. Pode, também, quando o usuário
sas nacionais e multinacionais que acre da. Como resultado, simples apare não está, atender a chamadas auto
ditam no futuro do País. Este é o lhos telefônicos são transformados em maticamente e enviá-las para uma “cai
caso da Telesis Sistemas em Teleco terminais inteligentes, conectados a um xa postal” . Mesmo que a linha esteja
municações, de São Paulo, que se as poderoso gerenciador central. Estes ocupada, a chamada também é aten
sociou com a norte-americana Octel “ terminais** podem ser programados dida e a mensagem gravada na Cen
Communications - com sede em Mil- para uma série de aplicações como se tral. Existe até a sofisticada possibili
pitas, Califórnia, EUA - para lançar, fosse um computador. A Telesis, fun dade de, ao receber uma mensagem
no Brasil, sistemas de correio eletrô dada em 1989, faturou US$ 5 milhões, de alguém que tenha sido programa
nico digital de voz. Com esta finali em 1991, tendo como principal pro do como prioritário, o sistema ligar
dade, estiveram em São Paulo o pre d u t o o sistema de gerenciamento de automaticamente para onde o usuá
sidente da Octel, Douglas C. Chan rede que permite dotar centrais ele- rio está e lhe enviar a mensagem.
ce, e Robert Cohn, fundador e chair- tromecânicas de recursos digitais, tais Outros serviços baseados em pro
man da empresa nos Estados Unidos. como a utilização de telefone a teclado. cessamento digital de voz e largamen
Eles garantiram que o Brasil será o te utilizados em todo o mundo sào:
primeiro país da América do Sul a 500 mil usuários serviços de informação de eventos, hos
incorporar a seu sistema telefônico as pitais e bancos; reservas automáticas
facilidades e serviços do processador Hiran Marques disse ainda que “ as para hotéis, viagens e shows; compra
digital de voz. versões mais poderosas dos sistemas automática de produtos oferecidos
Segundo Hiran Marques, diretor de da Telesis/Octel, como acontece com
através de marketing direto; atendi-
O que é telefone virtual
nquanto o número dc usuários- clusividade para algumas pessoas.
de serviços baseados em proces Assim, utilizando-se de telefones pú
samento digital de voz aumenta blicos para ouvir e gravar mensagens,
em todo o mundo, com seus aparelhos o usuário deste sistema poderá manter
telefônicos ganhando facilidades cada comunicação com qualquer outra pes
vez mais sofisticadas, por outro lado, soa, em qualquer lugar. A incompati
em muitos países, um número ainda bilidade entre os sistemas de processa
maior de pessoas nem sequer sonha mento digital de voz necessários à im
em ter seu próprio telefone, estando plementação do telefone virtual e as
completamente isolado dos “habitan centrais telefônicas eletromecânicas exis
tes do mundo da alta tecnologia tentes em grande quantidade no Brasil
Para reduzir esta grande diferença, e no mundo era um obstáculo para
entre assinantes e nào-assinantes da re transformar o telefone virtual em rea
de telefônica, um novo conceito, re lidade.
centemente introduzido no Brasil, ba Segundo Hiran Marques, da Tele
seado em sistemas de processamento sis, as companhias telefônicas poderão
de voz, pode ser a chave para nossas também usar o telefone virtual para
companhias telefônicas e de muitas ou aumentar o nível de satisfação dos no
tras em todo o mundo: o telefone virtual. vos assinantes. “Em muitos países, to
Com este sistema, o usuário não do novo assinante tem de esperar um
tem uma linha telefônica, mas sim uma período de tempo razoável até que sua
“caixa postal” na central telefônica, linha seja instalada. Desse modo, en
muito mais barata e capaz de receber quanto o assinante espera pela instala
mensagens de qualquer um que deseje ção de sua linha, a companhia telefô
se comunicar com ele. O usuário tam nica pode lhe dar um telefone virtual
bém pode deixar mensagens nessa “cai para uso imediato”,
O sistema de processamento digital de voz * ‘Sier xa postal”, inclusive determinar a ex-
ra " , da norte-americana Octel, opera até com
500 m il assinantes.