Page 36 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1991
P. 36

T V   O p c io n a l:












       Aumentam as vendas






       das parabólicas














               As  antenas  parabólicas  para  recepção


       de  TV  estão  na  ordem  do  dia,  com  o  au­


       mento  das  vendas,  beneficiando  os  fabri­


      cantes  nacionais  e  multinacionais,  como


      as empresas Santa Rita. Amplimatic,  Ma-

       pra,  Ziróc,  Victor  do  Brasil,  Kompac,                                                                                     O consumidor já (em vária* opçoes para a compra de antena parabólica.



      Space, Brasilsat/Harald  e Equitronic.  En­

       tre outras opções de VHF (Very High Fre-                                                                                      deverá ser proveniente  do universo de as­                                                                                        Esportes e  Variedades.


      quency),  UHF  (Ultra  High  Frequency),                                                                                       sinantes  e  não  de  anunciantes.  Por  essa                                                                                              Além  do  Canal +  e da MTV fSao Pai


      SHF (Super High Frequency) e TVA (Te­                                                                                          razão,  vale a  pena conhecer bem  a  oferta                                                                                      lo,  Canal  UHF  32 e Rio de Janeiro Cam


       levisão por Assinatura),  na capital  paulis­                                                                                 de programação e serviços antes de se tor­                                                                                        VHF 9), a cidade de São Paulo ainda rece


      ta os telespectadores já podem sintonizar                                                                                      nar  assinante  de  uma  delas.                                                                                                   be  sinais  de  duas  emissoras que operar


      50  diferentes canais.                                                                                                                  “Ganha  o  mercado  quem  tiver  a  m e­                                                                                 fora  de  seus  limites:  a TV  ABC  sediaa


               Na  região  da  Grande  São  Paulo,  a                                                                                lhor  programação”,  disse  Paulo  Machli-                                                                                        em  Santo  André,  e  a  TV  Metropolitana


      TV  está  presente  em  3,9  milhões  de  do­                                                                                  ne,  diretor  de  marketing  da  TVA,  uma                                                                                        que  é  de  Guarulhos  e  tem  suas imagens

      micílios que gastam, em  média, de segun­                                                                                      rede  de  cinco  canais,  pronta  para  entrar                                                                                    transmitidas  até  a  zona  leste  da cidade


      da  a  domingo,  sete  horas diárias na  fren­                                                                                 oficialmente  no  ar  ainda  este  ano.  A  re­                                                                                   As  duas  transmitem  programas da TVE


      te  da  televisão,  segundo  cálculos  do  Ibo-                                                                                de é o  resultado de  uma sociedade  firma­                                                                                       do  Rio  de Janeiro, entre outros


      pe.  A  antena  parabólica  permite  ainda                                                                                     da  entre  os grupos Abril e  Machline e es­                                                                                               No próximo ano, dois novos canais de­


      captar mais de 20 emissoras de outros pa­                                                                                      tá  transmitindo  sua  programação  experi­                                                                                       vem  entrar  em  operação pela frequência


      íses, com  a BBC (Inglaterra),  NBC e  ABC                                                                                     mental  das  18 às 24  horas.                                                                                                     UHF,  com  participação  acionária da Re


      (EUA)  e  a  rede Cubavision,  entre  outras,                                                                                           Por  sua  vez,  a  Globosat,  pertencente                                                                                de  Bandeirantes.  O  primeiro é uma asso­


      através  dos  satélites  Gorizont,  Intelsat  2,                                                                               à  Horizonte  Comunicações  (empresa  do                                                                                          ciação com  a empresa Luqui, a TV LQB

      disponíveis para a América  do Sul.                                                                                            grupo  “O  Globo",  que  tem  como  princi­                                                                                       dedicada basicamente a esportes. 0 segun­


              Há  programação para  todos os gostos.                                                                                 pais diretores Joseph Wallach e José Boni­                                                                                        do  é  uma joint-vcnture com  a produtora


      E  é justamente  nesse ponto  que está sen­                                                                                    fácio  Sobrinho,  o  Boní),  vai  se  valer  do                                                                                   Alpha  Estúdio.  Por  todo o Brasil, nas a


     do travada a principal batalha das chama­                                                                                       mesmo  tipo  de  programação,  através  de                                                                                        dades  e  nos  campos,  o  viajante ja pode


     das TVs por assinatura na área de marke­                                                                                        quatro canais que está  anunciando  a  assi­                                                                                      ver implantadas milhares de antenas para


     ting,  já  que  mais  de  50%  de  sua  receita                                                                                 nantes  em  potencial:  Cinema,  Notícias,                                                                                        bólicas.














     CPRM





                                                Portugal pretende investir US$ 200 milhões no Brasil








              Aproveitando a abertura concedida pe­                                                                                 cujo  capital  é  de  50%  do  governo  portu­                                                                                              Além da telefonia móvel, a CPRM tam­


     lo  governo  brasileiro  a  empresas  estran­                                                                                  guês  e  50%  de  ações  vendidas  na  bolsa                                                                                        bém  pretende  disputar  outras  fatias cc


     geiras,  Portugal  está  também  decidido  a                                                                                   de  valores  daquele  país.  Atualmente,  o                                                                                         mercado  brasileiro, como o sistema trafr


     investir US$ 200 milhões no setor de tele­                                                                                     grupo  mantém  parceria  com  quase  todas                                                                                          calizado  de  radi oco mu meação (trunof


     comunicações  do  Brasil,  começando  pela                                                                                     as grandes empresas de telecomunicações                                                                                             Bap (busea-a-pessoa), ou paging. comum»


     telefonia  móvel  celular.  Trata-se  do  gru­                                                                                  mundiais,  seja  por  cabos  submarinos  ou                                                                                        ção  de  dados,  vídeo-textos  e outros, nfc


     po  CPRM-Companhia  Portuguesa  Rádio                                                                                           por  satélites.  No  Brasil  já  mantém  acor­                                                                                     descartando  inclusive  a  possibilidade oe


     Marconi, que transferiu para o País o pre­                                                                                      dos com a Embratel; no Japão com a NTT                                                                                             participar  de  edição de  listas telefônicas


     sidente  de  sua  holding,  Eduardo  Correia                                                                                    e KDD; e nos Estados Unidos com AT&T,                                                                                                       Quanto ao  fato de depender de um s>

     de Matos, ex-Secretário de Comunicações                                                                                         MCI  e  US  Sprint.  Na  Europa,  as  parce­                                                                                        cio brasileiro por imposição legal, Corre.;


     e  Transportes  de  Portugal  no  Governo                                                                                       rias  foram  firmadas  com  a  France  Tele­                                                                                        de  Matos  disse que  isso  é  imprescindflfc


     do Primeiro Ministro Cavaco Silva.  Aqui,                                                                                       com.  Cable  and  Wireiess,  British  Tele­                                                                                         para  não  incorrer  em  erros  primanes


     ele é o diretor da CPRM Brasil Telecomu­                                                                                        com,  Itacable e Telefónica Espafta.                                                                                                “Os grupos locais, sem dúvida, conhecer


     nicações S.A., com  sede em São  Paulo.
                                                                                                                                                                                                                                                                          melhor  as  nuances  e  armadilhas que ?>
             A CPRM Brasil está disposta a concor­                                                                                                                                                                                                                        dem  ser criadas pela macroeconomia pr*


     rer  às  licitações  da  telefonia  móvel  de                                                                                                                                                                                                                        lo  mercado  e  pelas  próprias ãnguiandfr


    São  Paulo,  ao  mesmo  tempo  em  que  se                                                                                                                                                                                                                            des  dos consumidores ou usuários’


     prepara  para  ingressar  em  mercado  de                                                                                                                                                                                                                                     A vinda da CPRM Marconi para o 9^


     menor  porte,  como  Curitiba,  Belo  Hori­                                                                                                                                                                                                                          sil  faz parte  da política  de  imeraanote'


     zonte,  Salvador  e  Recife,  mas  para  isso
                                                                                                                                                                                                                                                                          zação  iniciada  no  final  da  década de N
     terá  que  se  associar  a  empresas  brasilei­
                                                                                                                                                                                                                                                                          Até  agora,  a empresa já ampliou seus te
     ras  para  formação  de joint-ventures.  Se­                                                                                                                                                                                                                         gócios na Inglaterra, França, Macau Ms>


    gundo  Correia  de  Matos,  até  o  momento
                                                                                                                                                                                                                                                                           sia,  Filipinas,  Moçambique. Guine e 5ê
     houve  apenas contatos  iniciais com  a Sid                                                                                                                                                                                                                           Thomé,  estando  em  curso  a  reauiac*:


    Telecon, do grupo Machline, cuja tecnolo­                                                                                                                                                                                                                              de  investimentos  nos  EUA.  a  putir M


     gia  para  telefonia  móvel  celular  é  da                                                                                                                                                                                                                           escritório instalado em Washington  N


     AT&T. Em Portugal, a CPRM utiliza tec­
                                                                                                                                                                                                                                                                           sos investimentos no Brasil vão depefi^*

      nologia da Siemens e em Macau de Erics­                                                                                                                                                                                                                              da  velocidade  do  processo  de  abera-


     son.                                                                                                                                                                                                                                                                  das  telecomunicações  e  do  mteres*  £


              A  CPRM  atua  em  Portugal  há  mais                                                                                                                                                                                                                         nossos futuros sócios brasileiros \ cojsP^


      de 60 anos e  tradicionalmente é uma ope­                                                                                         Eduardo Correia  de  Matos,  diretor da  CPRM                                                                                       tou  Eduardo Correia de  Matos  r


      radora  de  comunicações  internacionais.                                                                                         Brasil Telecomunicações S  A




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                «
     34                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  l e t e b f o s *   S e *   O .
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41