Page 27 - Telebrasil - Maio/Junho 1991
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usuários utilizam-se de 69 telefones Segundo o presidente da Telesp,
públicos, dos quais 35 com cadeiras Oswaldo Nascimento Filho, é inten-
e mesinhas para anotações. São ocupa são da empresa privatizar os serviços
das por corretores, vendedores, boys públicos não rentáveis, como é o ca
e diversos outros profissionais, que so dos TPs. A meta tem o objetivo
dali mesmo realizam negócios, anotam de priorizar a recuperação da qualida
recados, pedidos de mercadorias, etc. de de outros serviços e, sobretudo,
A média mensal de fichas vendidas resgatar a dívida no atendimento dos
naquele PS é de cerca de 460 mil lo planos de expansão. Contudo, a expan-
cais e 20 mil DDDs. Funciona das pansão e melhoria da telefonia públi
8h30min às 21 horas, de segunda a ca, com fins sociais, não serão abando O telefone comunitário à serviço das popula
sexta, fechando nos sábados, domin nadas pela Telesp. ções carentes.
gos e feriados. As vendedoras de fi
chas são duas atendentes contratadas C a rtã o do CPqD que são usados; e o cartão definitivo,
pela Telesp. Existem outros Postos cujas ligações são creditadas em con
de Serviços idênticos na Grande São De acordo com o eng. Aderbal Al ta telefônica.
Paulo, como Osasco e Aeroporto de ves Borges, Chefe do Departamento Por contar com microprocessado
Cumbica, e alguns municípios do inte de Transmissão e Acesso do CPqD, res e tecnologia indutiva, os telefones
rior do Estado. Outros postos na capi a estimativa é de que o serviço provo públicos desenvolvidos pelo CPqD,
tal: Consolação, 7 de Abril, Penha, que uma demanda inicial de 30 mi segundo o engenheiro, são mais con
Santana, Paraíso, Lapa e Santo Amaro. lhões de cartões por mês, para substi fiáveis e de operação e manutenção
tuição dos atuais 250 mil moedeiros mais simples e mais barata que os ins
por terminais a cartão. talados atualmente na rede. Além dis
Comparando-o ao cartão magnéti so, não necessitam de bateria. Atra
co, o cartão do CPqD apresenta uma vés de um computador pessoal instala
série de vantagens. Ele possui crédi do na central, haverá uma supervisão
tos que são “queimados” a cada liga constante dos terminais públicos insta
ção completada, impossibilitando qual lados para a detecção e indicação de
quer tentativa de fraude, tanto em ter qualquer falha. A tecnologia indutiva
mos de reutilização do cartão quanto também possibilita a montagem de
de sua duplicação. O CPqD desenvol telefones totalmente eletrônicos, sem
veu dois tipos de cartões: um de débi peças mecânicas móveis, ao contrário
O aspecto social da telefonia publica sc esten to para até 100 chamadas, cujos crédi da tecnologia magnética, o que aumen
de aos deficientes físicos. tos vão sendo cancelados à medida ta ainda mais sua confiabilidade.
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TELECOMUNICAÇÕES:
EVOLUÇÃO & REVOLUÇÃO
de A. M. FERRARI
Pimlmente um livro etn linguagem accessível para compreender as
telecomunicações. Engenheiros, técnicos, economistas, advogados e administradores
podem agora penetrar nos segredos-, antes só abertos aos especialistas, sobre o que
ocorreu e vem ocorrendo nestes 175 anos desde a invenção do telefone e como operar
os vários componentes dos sistemas de telecomunicações.
A. M . Ferrari reuniu sua experiência de 30 anos no ensino e na indústria
nas 300 páginas da obra, enriquecidas com 132 ilustrações,
publicada pela editora ERIC A .
Após uma breve introdução histórica, seguem-se temas tais como:
Centrais Comutadoras, Satélites, Fibras Óticas, A Revolução Digital,
Centrais CPA, Telefonia Móvel, Rede Digital de serviços Integrados,
Vídeo Texto, Telecomunicações Empresariais, PCM , Hierarquia Digital Síncrona,
Redes Inteligentes e novos serviços previstos para o século X X L
Pedido mediante cheque nominal à SCRIPT EDITORAS anexo ao cupom abaixo
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SCRIPT EDITORAS - Caixa Postal 68.772 - Cep 02096 - São Paulo - Anexo cheque no valor
correspondente a______ exemplares do livro Telecomunicações: Evolução & Revolução.
Preço unitário Cr$ 5.250,00, para pedidos recebidos até 30/06/91.
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