Page 3 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1991
P. 3
Anunciam nesta edição
ERICSSON Conjuntura e
FICAP
IBM perspectivas 91
ICTHUS
INSTALA O recado do presidente da Telebrás. As prioridades para 9P
NEC A liberalização das telecomunicações. O regime de Consorcio,
PIRELLI o que é afinal? As discussões da mesa-redonda Telebrasil. A
TELEXPO política industrial e tecnológica do Governo. Novos dirigentes.
A austeridade na Telesp. P ágs. 4, 19, 22.
Comunicações de Falando de
dados acelera ritmo Fibras & Cabos
As licitações da Embratel e das Quando o parque industrial de
operadoras. A digitalização da cabos telefônicos está ativo o
rede. Os resultados da Sistema Telebrás está em expansão.
descentralização dos serviços de As exportações da Pirelli. A
dados da Telerj, TelemigeTelepar. estratégia da Furukawa e da Ficap.
Os fornecedores de equipamentos A nova fábrica de fibra da Bracel.
especializados. Multiplex A ABC Xtal. O Soliton para que
determmísticos c estatísticos. serve. Amplificadores ópticos,
Modems e redes. Um setor quente. Págs. 6, 9, 12.
Págs. 24 a 27.
Telefonia móvel
celular
Carioca tem telefonia móvel.
Serviço para quem pode pagar
sofisticação. As próximas licitações
para telefonia móvel. Quanto vai
custar para limpar o espectro de
freqüôncias. O futuro celular digital
está próximo. As aplicações do
NOSSA CAPA paging e do tru n k in g Monopólio
ou nfio monopólio? Págs. 14 a 18.
índice
editorial Teles despertam para comunicação de dados... 26
Telemática: Agora vamos “conversar” com todos 28
Cultura tecnológica: algo a ser preservado....... 3 Comdex Fall’90: Micros portáteis foram os desta
ques................................................................. 30
conjuntura Telebrasil: Ano de intensa atuação................... 31
Telebrás: Perspectivas e incertezas para 1991.... 4 Associações: Telecom tem nova diretoria........ 33
Mesa Redonda: Telebrasil debate turn-key....... 22 Grupo Partcon: Apoio total à desregulamentação 34
Sistel tem plano melhor e já............................. 38
reportagens/entrevistas
Pirelli: Uma ótica a longo prazo...................... 6 artigos
Furukawa: Otimizar o produto e beneficiar o
Ondas
cliente............................................................. 7 Tecnologia: Fibra óptica, esta desconhecida..... 12
Ficap: Reestruturação e confiança no futuro.... 8
Quadro orig.: Acrílico/ Tecnologia: Telefonia móvel celular, paging,
óleo s/tela 60x70cm. Bracel: É preciso ter fibra............................... 9 trunking........................................................... 16
Autor: Mauro Martins de A receita para fazer fibra................................ 10 Política Industrial: Abertura nas compras da
Aguiar (Mauro Mow), cario Espectro: Chehab organiza telefonia celular..... 13 Telebrás........................................................... 19
ca de Vila Valqueire, aluno Telerj saiu na frente com telefonia móvel........ 14
do curso de desenho indus- Celular I: Telefonia móvel movimenta ambiente 18 notícias
trial/programaçào visual da Celular II: As regras do jogo............................ 18
Escola de Belas Artes da Telesp: Novo presidente quer ética e honestidade 23 Correios........................................................... 27
UFRJ (Ilha do Fundão). Tel.: Novos dirigentes.............................................. 32
390-3104. Conquistou com Comunicação de dados: Fornecedores estão de Gente............................................................... 33
este quadro Menção Honro “olho” na área................................................. 24
sa no II Salão de Artes Tele- Tecnologia: Rohde & Schwarz além da instru Indústria.......................................................... 36
brasil (Dez. 1989). mentação........................................................ 25 Operadoras....................................................... 38
seções
É proibida a reprodução parcial ou total dos artigos desta Revista,
assinados ou identificados por letras iniciais, sem autorização prévia
dos autores. As demais matérias são livres, desde que citada a fonte. Correspondência.............................................. 39
O conteúdo dos matérias publicadas na Revista Telebrasil não refle Publicações...................................................... 39
te. necessariamente, a opinião oficial da Associação Brasileira de Te
lecomunicações ou de seus associados Última Página (O homem do século XXI)........ 40