Page 5 - Telebrasil - Julho/Agosto 1990
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e d i t o r i a l
































                                                                                                                           E m   b u s c a   d o









                                                                                                                           t e m p o   p e r d i d o









                                                                                                                                                                                                                                                         Armando Luiz Medeiros



                                                                                                                                                                                                                                                                   (Diretor da  Telebrasil)






























                                                               Sob este tf tulo escrevi, em nossa edição de                                                                                         veria causar grandes transtornos, nem preo­


                                                       novembro/dezembro de  1989, editorial cha­                                                                                                   cupações desmesuradas. Afinal, qualquer em­


                                                       mando atenção para a grande necessidade na­                                                                                                  presa privada experimenta flutuações muito


                                                       cional dos serviços básicos de telecomunica­                                                                                                 maiores, praticamente a cada ano. Todos sabe­


                                                       ções, advogando que nosso SNT fosse admi­                                                                                                    mos que a melhor forma de garantia de empre­


                                                       nistrado sob critérios profissionais de eficácia                                                                                             go é trabalhar numa empresa eficiente e bem



                                                       e eficiência: bons serviços com uma contra­                                                                                                  administrada. Uma empresa eficiente e bem


                                                       partida de tarifas justas. Apenas bons servi­                                                                                                administrada não pode, assim, se dar ao luxo


                                                      ços; não é preciso muito mais.                                                                                                                de manter pessoal em excesso, apenas por es­



                                                               Com imensa satisfação li a recente entre­                                                                                            pírito corporativo. Estaremos, porém, prepa­


                                                      vista do ilustre presidente da Embratel, nos­                                                                                                 rados para competir? Mas competir onde?


                                                      so colega de TELEBRASIL, engenheiro Car­                                                                                                              Os serviços básicos são garantidos por dis­


                                                      los de Paiva Lopes, ao Jornal do Brasil. Iá que                                                                                               posição constitucional, mas há toda uma no­


                                                      é preciso competir. Compet ição por parte de                                                                                                  va gama de serviços ainda não disponíveis, ou



                                                      quem compete exige eficiência e bons servi                                                                                                    apenas disponíveis em volumes insuficientes,


                                                     ços. Subentendo que algo importante está por                                                                                                   para atender ás reais necessidades dos usuá­



                                                     acontecer no setor das telecomunicações. Para                                                                                                  rios. Parece razoável que os recursos disponí­


                                                     competir será necessário compensar e corri­                                                                                                    veis sejam canalizados para os serviços bási­


                                                     gir o que não foi feito durante a década, per­                                                                                                 cos, que se encontram tão longe ainda da qua­


                                                     dida, dos anos 80, onde o crescimento das li­                                                                                                  lidade e disponibilidade desejáveis. Não pa­



                                                     nhas em serviço foi acompanhado de uma fan­                                                                                                    rece razoável  que,  num momento em que o


                                                     tástica queda na qualidade do serviço presta­                                                                                                  Governo anuncia para breve, a meta de forne­



                                                    do aos usuários.  De pouco valeram os inves­                                                                                                    cer telefones num prazo de 48 horas e sob um


                                                     timentos fortemente concentrados, no aumen­                                                                                                    regime de assinatura alugada, se queira exi­


                                                     to do número de assinantes. As posições do                                                                                                    gir dos grandes usuários um super-autofinan-



                                                    presidente da Embratel confirmam o que mui­                                                                                                    ciamento que cubra toda a implantação de um


                                                    tos já têm dito. Prejudicial é a situação de mo-                                                                                               sistema para interconexão com o SNT, para


                                                    nopólio. Irrelevante fica a questão da proprie­                                                                                                depois transferí-lo como “planta doada” pa­



                                                    dade das empresas, desde que exista a neces­                                                                                                    ra a operadora, que passará então a receber


                                                    sária competição. Uma empresa — privada ou                                                                                                     polgudas tarifas por sua operação.


                                                    estatal — baseada no monopólio geralmente                                                                                                               E preciso corrigir tais distorções. A com­



                                                    torna-se ineficiente. A situação agrava-se so­                                                                                                 petição, seja entre as próprias operadoras lo­


                                                    bremaneira sob condições de tarifas defasa­                                                                                                    cais e a Embratel, ou mesmo com possíveis



                                                    das e investimentos limitados, como foram as                                                                                                   empresas privadas dirigidas a serviços não


                                                    dos últimos anos.                                                                                                                              básicos, só poderia ser salutar. O monopólio


                                                            As tarifas já foram, felizmente, recupera­                                                                                             constitucional concedido a empresas contro­



                                                   das de forma substancial. Não tenho elemen­                                                                                                     ladas pelo Estado pressupõe, em contrapar­


                                                    tos para avaliar o quanto; porém, o plano de                                                                                                   tida, a disponbilidade de serviços eficientes,


                                                   estabilização econômica, apesar de não estar                                                                                                    à  altura  de  uma  economia desenvolvida.  E



                                                   talvez atingindo seus objetivos, completamen­                                                                                                   preciso estarmos preparados para a competi­


                                                    te, conseguiu reduzir em uma ordem de gran­                                                                                                    ção. Competir com braços e pernas amarra­


                                                   deza a inflação, o que se reflete numa recompo­                                                                                                 dos por limitações, ditadas pelo próprio sócio



                                                   sição real do valor da moeda. Recursos econó­                                                                                                   majoritário, é fracasso certo. Que se cobrem


                                                   mico-financeiros não deverão, portanto, faltar                                                                                                  as promessas de controle das empresas por


                                                   ao setor. A máxima “serviço público é tarifa”                                                                                                   objetivos e não de insumos e se exijam empre­



                                                   deveria ser atingida sem maiores problemas.                                                                                                     sas  eficazes  e  eficientes.  Nesta competição


                                                            O que faltaria, então? Recursos humanos                                                                                                não é apenas necessário competir. E vencer


                                                   estão disponíveis, e da melhor qualidade. A                                                                                                     ou vencer! Somente assim poderemos com­



                                                   anunciada redução de 8% do pessoal não de­                                                                                                      pensar o tempo perdido.
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