Page 26 - Telebrasil - Julho/Agosto 1990
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imperial, em doses variáveis, num ambiente agra­                                                                              tais blocos tendem a diminuir a cooperação inter­                                                                              pansão da empresa estatal com neutralização do

             vado pelas disfunções do sistema jurídico e pelo                                                                              nacional ao longo do eixo Norte-Sul.                                                                                           poder econômico externo. Do ponto de vista so­


             colapso das instituições políticas e sociais”. Aspá-                                                                                                                                                                                                         cial, houve descaso de investimentos em recursos

             sia Camargo deteve-se a explicar o fenômeno do                                                                                                                                                                                                               humanos, ênfase em políticas de concentração da


             liberalismo que ocorre periodicamente no mundo                                                                                                                               Dilema                                                                          propriedade e mediação do Estado na fixação dos

             “ao término de regimes com estruturas que não                                                                                                                                                                                                                salários.  No  plano  político,  o modelo getuliano


             mais funcionam”. Visando minimizar a presença                                                                                          Para Aspásia Camargo, o dilema a ser enfren­                                                                          pautou-se pelos acordos e práticas das velhas oli­

             do  Estado,  o  liberalismo  se  opõe  tanto  ao  neo-                                                                        tado pelo Governo Collor, ou por outro qualquer                                                                                garquias regionais de modo a neutralizar a ação


             corporativismo, que quer vantagens para grupos,                                                                               governo que aqui se instalasse, é o do estabeleci­                                                                             do Congresso e a hegemonia do grande capital”,

              quanto ao excesso de leis e de processos decisó­                                                                              mento das prioridades entre as demandas sociais                                                                               observou Aspásia Camargo.


              rios que fazem da presença do Estado a fonte de                                                                               de um lado e a modernização da economia do ou­

              todos os males.                                                                                                               tro. O primeiro passo do Governo Collor foi devol­                                                                                                                         Mudança


                       Mostrou ainda a palestrante que “o liberalis­                                                                        ver ao poder público o poder da iniciativa e está

              mo serve de coveiro de Antigos Regimes com a fi­                                                                              sendo acompanhado por uma Reforma Adminis­                                                                                             Na última década, sob o impacto da crise in­


              nalidade de instaurar projetos para renovação so­                                                                             trativa do Estado que, no entanto, deverá ser acom­                                                                           terna e com o exemplo internacional, a sólida ar­

              cial. Historicamente verifica-se a renovação de qua­                                                                          panhada  de  reformas  sociais  correspondentes.                                                                              quitetura política da Era Getuliana “praticamen­

              dros e a ocupação de cargos, com a finalidade de                                                                              “Quanto à crise brasileira, ela é oriunda, sem dú­                                                                            te ruiu”. As pressões para a mudança do papel do


              revitalizar a função pública e o que se inída, na prá­                                                                        vida, metade pela incapacidade de gestão do se­                                                                               Estado, como condutor soberano do processo eco­

              tica, é um novo delo de poder”. No entanto, a uto­                                                                            tor público, mas que tem, em contrapartida, pri­                                                                              nômico, social e político, advieram da degradação


               pia liberal — uma sodedade sem Estado ou com                                                                                 vilégios que advêm de posições de classe ou de be­                                                                            do setor pública Este foi sendo substituído por ins­

               um Estado mínimo — poderá ficar cada vez mais                                                                                nefícios que são gozados por minorias”.                                                                                       tituições não-governamentais, que, no entanto, se


               afastada se ao contrário o Estado for encarado co­                                                                                    A seguir, a palestrante se deteve nas caracte­                                                                       beneficiaram da inflação, do endividamente inter­

               mo uma entidade reguladora de conflitos e a ob­                                                                              rísticas da Era Vargas — que duram até hoje — e                                                                               no do governo e do déficit do setor pública


               jeto ideal para reunir os esforços da Sodedade em                                                                            são marcadas por um sistema de pactos e alian­                                                                                         Prosseguindo sua explanação Aspásia Camar­

               tomo de metas, valores e objetivos comuns.                                                                                   ças sob o beneplácito do Estado. A Era Vargas, que                                                                            go previu que o caminho a ser percorrido para dar

                        Em  relação  à  figura  emergente  do  Super-                                                                        dura oerca de meio século, teve breve interrupções,                                                                          término aos valores da Era Getuliana será de “idas


               Estado, destinado a substituir o atual conceito de                                                                            com a mal conduzida experiência populista do pe­                                                                             e vindas”, mas que a opinião pública explicitou de

                Estado, tradidonalmente baseado na idéia de uni­                                                                             ríodo Jânio Quadros, mas seus valores foram res­                                                                              maneira irretorquível suas prioridades, em longa

                dade territorial, lembrou a cientista social o sur­                                                                          tabelecidos no período de 64 a 84. Os governos mi­                                                                            campanha eleitoral, feita em dois turnos. Foram


                gimento no Primeiro Mundo da idéia da criação                                                                                litares foram uma variante do tenentismo dos anos                                                                             elas: moralização das instituições e fortalecimen­

                de um Estado Supranadonal, regulado por um Di­                                                                               20 e 30 (os atores são os mesmos) e resultaram num                                                                            tos da ordem pública; modernização da economia


                reito Intemadonal Público. A mentalidade de um                                                                               alto intervencionismo estatal, na reformulação da                                                                             e da sociedade, secundo padrões internacionais;

                Supcr-Estado se revela ao se tratar, intemadonal-                                                                            política externa (substituição do alinhamento au­                                                                             e redução das desigualdades sociais.

                mente,  de questões como meio ambiente (daí a                                                                                tomático pelo pragmatismo responsável) e pela tu­                                                                                      Ao final de sua palestra, a cientista falou da


                preocupação com a Amazônia), sobrevivência do                                                                                tela do poder castrense sobre as instituições polí­                                                                           emergência de novas lideranças carismáticas e das

                planeta, questão nuclear e estabilidade económico-                                                                           ticas.                                                                                                                        inicitivas individuais que estão marcando a reno­


                financeira mundial. A criação da Europa unifica­                                                                                      “O modelo getuliano, dominante na segunda                                                                            vação das elites políticas do País. "Sem dúvida está

                da (1992) e do bloco asiático são movimentos in­                                                                             metade deste s&njlo, enfatizou o crescimento eco­                                                                             ocorrendo uma renovação de quadros no atual Go­

                termediários entre a convivência de Estados inde­                                                                            nómico, favoreceu o pacto corporativo entre capi­                                                                             verno, na faixa dos 30 a 40 anos, ainda que seu grau


                pendentes, como agora, e a criação futura de um                                                                              tal e trabalho, garantiu altas taxas de juros para                                                                            de articulação seja ainda precária", concluiu As­

                Super-Estado.  Em termos práticos, a criação de                                                                              oligopólios e expandiu a atuação do modelo de ex­                                                                             pásia Camargo, c/CF).







                                                                                                                                                                                        BEÜND1A








                                                                           A PARTE RICA (ou Bélgica)                                                                                                                                                                      A PARTE POBRE (ou índia)


                                                            Sociedade Moderna  —   8 o PIB do Mundo                                                                                                                                                      Primitiva  —   Economia Informal da Miséria







                                                                Indicadores Econômicos: 10? PIB mundial; 9? exportador; 3?                                                                                                                                     Indicadores Sociais: 52? lugar em renda per capita, abaixo da

                                                                no superavit comercial; 1? exportador de açúcar, café, soja;                                                                                                                                   Malásia, Argélia, Omã, Trimdad e Tobago; 74? lugar em nivel


                                                                3? de aço; 8? de material bélico, carros, manufaturados; 1 ? em                                                                                                                                de educação abaixo de Madagascar, Indonésia, Gana, Zim-

                                                                auto-suficiência c/6% do PIB, apenas em importações; pro­                                                                                                                                       babue, Tunísia, Maurício, Malásia, Zaire, Egito.


                                                                duz 50% do petróleo que consome.

                                                                                                                                                                                                                                                                Conseqüêncla da diferença: 15% das famílias vegetam com

                                                                                                                                                                                                                                                                15 dólares per capita (miséria); 35% com 30 dólares (extrema


                                                                                                                                                                                                                 pobreza); 41% com 60 dólares (pobreza); 65% até 240 dólares (4 salários mínimos);
                                                                Conseqüôncia da Diferença: 1% da população ganha o mes­


                  mo que 50% da massa dos mais pobres.                                                                                                                                                           metade da massa trabalhadora ganha até 2 salários mínimos; 27% de crianças vi­
                                                                                                                                                                                                                 vem na miséria e 53% na extrema pobreza.





                                                                                                                                                                                                                 Ignorância: a população acima de 15 anos tem 20% de analfabetos; apenas 10%

                  Sapiência: minoria de profissionais com doutorado; maior minoria, ainda, com pós-                                                                                                              dos adultos têm curso primário completo; 64% dos alunos se evadem da 1* à4‘ sé­


                  doutorado, em universidade estrangeira.                                                                                                                                                         rie; apenas 9,6% dos alunos completam a 8? série.









                                                                                                                     O papel do Estado em debate








                  Representantes da elite cultural do País                                                                                      Romeu Trussardi m  da Fed. Assoe. Co-                                                                                         nicípios, ainda que possam ocorrer pequenos de­



                  opinaram sobre o papel a ser desempe­                                                                                        merdal/SP) - O Estado deve intervir apenas no que                                                                              sastres, será menos inflacionário do que manter
                                                                                                                                                for indispensável. No Brasil Novo, já tivemos ex­                                                                             tudo sob controle Federal.
                  nhado pelo Estado.  Uma idéia ficou cla­
                                                                                                                                                cesso de intervencionismo e que esperamos vá di­
                  ra, a de que a imagem do Estado — des­                                                                                        minuir. Tbdos devem ajudar o Plano Collor, mas                                                                                João  Paulo  dos  Reis  Velloso


                 gastada por sua pobre atuação nos anos                                                                                         a recessão não deve se instalar, ao aumentar o ní­                                                                            Ministro do Planejamento) - Cerca de 35 milhões



                  80 — mostra d necessidade da reformu­                                                                                         vel de pessoal desempregado.                                                                                                  de eleitores ao eleger Fernando Collor expressou


                  lação na  área pública.  Outro conceito                                                                                                                                                                                                                      sua vontade, para desagrado de uma minoria. Pre-
                                                                                                                                                Roberto Macedo {Diretor da Fac. Econ. e                                                                                        cisamos, adicionalmente, de partidos de massa,
                  emergiu do mesmo Debate, o de que o                                                                                           Adm. da USP) - O Brasil não tem sistema de pro­                                                                                modernos, que possam refletir as demandas da so­



                  problema  da  conjuntura  com  que nos                                                                                        teção adequada contra o desemprego e o desem­                                                                                  ciedade. Temos que ter o mercado e o Estado sob


                  defrontamos,  não é apenas de ordem                                                                                           pregado se verá cogitado a assaltar. No Brasil, tudo                                                                           controle social e não apenas de grupos que rece­

                                                                                                                                                é considerado social, mas social mesmo é dar pa­                                                                               bem subsídios explícitos (1.5% do PIB) do Gover­
                  econômica, mas também é cultuial e so­
                                                                                                                                                 ra quem necessita. Aqui, saúde e educação vão pa­                                                                             no.
                  cial.  Finalmente,  ficou a  consideração                                                                                      ra os privilegiados e não para os desvalidos. Toma-



                  geopolítica de que não é s ó o  Brasil que                                                                                     se como valor de referência social, a elite do pro­                                                                           Carlos Lessa (Economista pela  UFRJ) - 0


                  repensa  o papel do Estado,  o  mesmo                                                                                          letariado, aquela que paga imposto de renda, mas                                                                               Brasil é 60% urbano e 40% rural. Observa-se nos

                                                                                                                                                 é a outra parte que deve ser considerada. Descen­                                                                             municípios, com vilas de menos de 20 mil habitan­
                  acontece no restante do Mundo.
                                                                                                                                                 tralizar a macroeconomia rumo dos Estados e Mu-                                                                               tes, que lá as distâncias sociais são menores e os
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