Page 36 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1988
P. 36
C E N T R O D E C O N V E N Ç Õ E S R E B O U Ç A S - S P
11 -08-88
Sarmento:
Em defesa do mercado privado
Abordando o tem a '0 Mercado Privado na rede publica, evitando com isso que eles
de Equipamentos de CPCT s e Afins", o presi sejam implantados em regiões remotas, aon
dente da Abenmest. Edwaldo F Sarmento, de a assistência técnica ainda é mais difio
mostrou a posição de sua entidade no merca E continuou:
do de equpamentos e serviços, "cujo ponto — Cumpre-nos ainda lembrar às autori
alto é o aprimoramento da mào-de-obra na dades que a iniciativa privada foi e sempre
área de assistência técnica e assessona junto será a alavanca removedora de crises, desde
aos usuários". A finalidade da Abenmest é que nos dèem liberdade de enaçáo e orgar,
também criar uma política de mercado de for zaçáo 0 exemplo é este próprio evento cujo
ma ética e moral quanto ao relacionamento tema maior é a busca de soluções no conjunto
empresa-usuário-concesstonana. bem como 4L das atuações especificas, dentro da lógica ar-
desenvolver entendimentos em conjunto com q u ite tô n ic a do sistem a das telecomuni
os fabricantes e usuários, visando a umformi cações brasileiras.
zaçáo das informações comerciais e técni y p S A R M E N “Apelamos aos companheiros das asso
cas Os convénios com faculdades de enge ciações presentes, que a melhor forma de
nhana, centros de treinam entos e escolas discutir é dirimir interesses contrários defen
técnicas também estáo na pauta da Aberi E d w a ld o S a rm e n to — Près d a A b e n m e s t didos por outrem 0 diálogo, neste caso, e a
mest melhor forma de entendimento ”
De acordo com Edwaldo Sarmento, um Por fim , em sua pequena palestra. Edwal
dos objetivos da entidade e elaborar uma po bras. Visamos também controlar o trafego dos do Sarmento agradeceu aos presentes "e em
lítica de preços em conjunto com os fabrican equipamentos, em todo o País, evitando o especial ao homem que não mediu esforços
tes. a fim de evitar distorções de mercado mercado prostituído, tendo como vítimas os para o crescimento da Abenmest rompendo
"Temos ainda como objetivo — acrescentou usuários adquirentes, transformando-os em o conservadorismo tão natural ao longo des
o presidente da Abenm est —- organizar o receptadores de equipamentos furtados." sas duas décadas. 0 homem a quem me refiro
mercado de equipamentos usados para evitar Em seguida, o presidente da Abenmest ê o atual presidente da Telecomunicações de
o retorno à rede publica de equipamentos ob sugeriu a retirada de equipamentos tecnica São Paulo-Telesp, Antomo Ignácio de Jesus
soletos, graves ofensores do Sistema Tele mente superados que se encontram operando a quem rendemos nossa homenagem”
Alvarenga:
A constante preocupação do setor
0 presidenfc da Abcprnst. Rui Leme Al sua implantação aos próprios fabricantes So prestação de serviços de mstalaçao de equipa
varenga. iniciou sua palestra agradecendo à mente em setembro de 198? foram definidas as mentos ate aqui desenvolvida pela Telebras
diretoria da Telebrasil em especial ao presi diretrizes de numeros 5 0 0 103 e 5 0 0 104 re Rui Alvarenga enfatizou algumas vantagens
dente da entidade. Antomo Carreira pela orga- ferentes á contratação de serviços de engenha que a utilização dessas empresas acarreta para
ni/açáo do encontro" Depois de falar sobre .i na e instalação de equipamentos de comutação o sistema, inclusive menores custos de instala
criação e os objetivos da Abeprest o orador dis v transmissão, respectivamente Por fim , em ção e administrativos, para em seguida alertar
se que o segmento de serviços, ainda que de novembro de 1983 foi emitida a prática Tele que, apesar das vantagens apresentadas “ainda
menor importância q u a n t it a t iv a no que se re bras de numero ? 0 5 7 4 0 -1 0 0 que estabelece ê possível detectar alguns focos isolados de re
fere a sua parcela do partiripaçao no investi critérios a .erom adotados para a contrataçáo sistência a política de desvinculação dos cor
m ento global do Sistema íelebras (cerca de daqueles serviços tratos Dentre os argumentos contrários o mais
10°*) é no entanto da maionmpoftãncw q u a — Em concomitância com as medidas insti frequente é aquele que se refere a falta de recur
fifa tiv a . uma vez que 3 correta instalação c a|us tucionais — explicou Alvarenga — as empresas sos para fazer frente ao crescimento da carga de
tes dos equipamentos sao fatores fundamentais de serviços foram surgindo e se consolidando no trabalho de gerência supostamente ocasionado
para a ohtencào de adequados níveis de desem cenário das telecomunicações de modo que ho- pelo aumento do numero de contratos"
penho dos sistemas implantados" |C podemos constatar a existcncia nessa area. — Muito já foi conquistado — garantiu At
— Como consequência — enfatizou — as pm todo território nacional de cerca de 6 0 em varenga — , mas para a conclusão do processo
emjtfesas instaladoras pre is.ifb ter uma cons presas, na sua grande maioria de pequeno e m é de consolidação das empresas de serviços, corr
tante preocupação com os recursos humanos e dio portes e «le capital genuinamente brasileiro, o consequente fortalecimento da tecnologia r *
físicos necessar os para a manutenção dos pa responsáveis por aproximadamente 3 0 0 0 em cional nesse segmento de mercado, julgamos
dròes de qualidade dos serviços prestados No preg<-s diretos na área de instalação de equipa necessária a adoçào de importantes medidas
que se refere aos recursos f>s • essas emprr? mentos das quais 3 0 % atuam exclu&ivamente que possibilitarão a plena capacitação das em
sas. que via de regra ressentem se d j impossi com equipam entos de bansm issao; e 10% presas para o atendimento do piano de metas de
bdidade de formação de reservas financeiras aluam tanto em transmissão quanto em comu expansão e digitalização do SNT entre as qua s
defrontam se com a ne nsvetade de efetuar ete tação Em termos de distribuição geográfica a adoçào efetiva e definitiva por todas as empre
vados investim entos pnncrpalm ente para a 40% dessas empresas estáo sediadas no Estado sas do Sistema Telebras da política de separa
aquiSiçac de instrumentos de testes que preci de Sao Paulo 16% em Minas Gerais. 11% no ção dos contratos de temec.mentos de equpa
sam ser. obviamente, amorb/adosarrave-s da ir R ‘0 de Janeiro lf," no Norte Nordeste e 18' m entos e serviços L incompreensível como
clus&o nos custos das respectivas despesas de nas demais regiões do Pais Ressalte se ainda uma estratégia daM rrente definida há lOeros
dcprec»açâo. que cerca de 15 dessas empresa1, têm. condi náo tenha s*do ate apor? pít na mente apicaSi
Rui Alvarenga lembrou, a segu*r a fase mi- ções de atuar em âmbito naciona1 nc sistema Trata se de utra providência d *
ciai da im plant3çao do Sistema N ancnai de O palestrante ainda deu alguns dados ocon t para as empresa c de s m ços Sem meraez
1 etccomunicaçôcs (SN T), quando não havia na dos nos últimos 10 .mos mas ressaltou que náo ha negócios e s t-r r gi ios as emprts»
queta ocasião outra alternativa se não adqumr tes "jâ senam suficientes para demonstrar o náo podem subsistir' condi.'t* o orador
os equipamentos no mercado externo e zonftar acedo da política de estimulo as empresas de (Continua no eronmo nume*