Page 52 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1988
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Telefonia



























































                                                                                                                                                               AREA URBANA HIPOTÉTICA








                                                                                                                                                                                                         CONDOMÍNIO I


                                                                                                                                           ÁREA CENTRAL |                                                                                                            CONJUNTO

                                                                                                                                                                                                                                                                 HABITACIONAL


















































































                                                                                         [ÁREA INDUSTRIAL                                                                                                                                                        ÁREA PERIFÉR O                >




















                               Membros  do  corpo  técnico  de  Tele-                                                                     estacionados,  etc.  “Não  vimos  nada                                                                             através  do  telefone,  oferecendo-o como


                       mig, mais exatamente de seu grupo de                                                                               parecido  sendo  efetuado  no  Sistema                                                                             suporte adequado às interações dentro e


                       popularização, elaboraram  trabalho de                                                                             Tclebrás”, comenta Silveira em seu re­                                                                              fora das comunidades.”


                       planejamento  sobre  este  assunto  em                                                                              latório.                                                                                                                  Seu objetivo é o de massificar o aces­


                       1987,  e  que  passou  a  ser  colocado  em                                                                                O grupo de popularização é formado                                                                          so das populações de menor poder aqui­


                       execução a partir de  1988. Este plano é                                                                           por  Carlos  Alberto  Freire  Pereira,                                                                              sitivo ao serviço telefônico, nas áreas de


                       uma das metas da  empresa a ser cum­                                                                                Eduardo  Faria  Barreto,  Giuzeppe  Bal-                                                                           concessão da Telemig, através de meios

                       prida  até  1992, quando receberá verba                                                                            bino Gamboni, Roberto Corrêa da Silva,                                                                              alternativos que  representem, a partir


                       complementar  e  mais  prorrogação  de                                                                             Pedro Beltrão Neto e Helder Silveira, e                                                                             de maximização participativas na utili­


                      dois anos, a fim de atender às novas co­                                                                            conta com o apoio do diretor técnico da                                                                             dade social da oferta e minimizações nos


                      munidades  surgidas  após  o  levanta­                                                                              Telemig,  Otávio  Marques  de  Azevedo,                                                                             seus  custos,  um  produto  otimizado em


                      mento de  1987.  O  orçamento até  1992                                                                             do  gerente  do  Dpto.  de  Planejamento                                                                            função da realidade de uso em cada co­

                      está  estimado,  preliminarmente,  em                                                                               Técnico da empresa, engenheiro Edson                                                                                munidade.



                      US$ 26,5 milhões.                                                                                                   Rodrigues Dufles Teixeira,  do  gerente                                                                                     O  problema  é  que  Minas  se  depara

                              Segundo  Helder  Silveira,  da  Tele-                                                                       da  Divisão  de  Planejamento  da  Area                                                                             com um quadro de 8 milhões de pessoas


                      mig, o trabalho foi efetuado a fim de se                                                                            Metropolitana de BH, Eduardo Honório                                                                                residentes em áreas urbanas marginali­


                      adequar a Minas Gerais e às diretrizes                                                                              da Silva.                                                                                                           zadas do acesso aos sistemas de comuni­


                      do plano de popularização traçadas pelo                                                                                    De acordo com a conceituação forne­                                                                          cação telefônica.  Propõe a Telemig que


                      Ministério das Comunicações, em 1985,                                                                               cida pelo plano de trabalho, populariza­                                                                            sejam  caracterizados,  inicialmente,  os

                     que não atendiam a uma série de parti­                                                                               ção  da  telefonia  é  “o  compromisso  de                                                                          objetos  primeiros  de  intervenção junto


                     cularidades do  Estado.  Objetivando  le­                                                                            reorientação  estruturada,  da  postura                                                                             as comunidades de conjuntos habitacio­


                     vantar soluções  para  levar  serviços de                                                                            histórica de oferta dos serviços presta­                                                                            nais, de favelas e de periferias urbanas,


                     telefonia  a  conjuntos  habitacionais ca­                                                                           dos pela empresa  à  grande  maioria da                                                                             visto  que  elas  constituem  universo


                     rentes,  favelas  e  áreas  periféricas,  os                                                                         população do Estado, ainda  marginali­                                                                              cerca  de  3.335  milhões  de  habitantes,


                     perfis de necessidades foram levantados                                                                              zada  do  acesso  individual  à  telefonia,                                                                         distribuídos  respectivamente  em  *

                     discutíndo-se junto  a  estas  comunida­                                                                             ponderando  as  diferentes  realidades                                                                              mil em conjuntos, 800 mil em fa v e la s


                     des, em conversa e entendimento direto                                                                              econômico-sociais  apresentadas  pelas                                                                               1,82  milhões  em  áreas  periféricas q


                     com  seus  moradores,  a  distância  dos                                                                            comunidades e respeitando as suas ver­                                                                               possuem  perfis  sócio-econòmicos e c


                     aparelhos,  melhores  lugares  de  serem                                                                            dadeiras necessidades de comunicações                                                                                turais  que  “sugerem  comportamen
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