Page 53 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1988
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específicos  para  o  atendimento  telefô­                                                                         mizar a utilidade social de cada telefone                                                                                       A busca dos reais padrões de opera­


             nico.”                                                                                                             instalado, criando maior sinergia no sis­                                                                               ção, nos três planos em questão, deverá


                   A capital de Minas,  historicamente,                                                                        tema  como  um  todo,  preconiza  o  rela­                                                                               perseguir os padrões CCITT e Telebrás,

             tal como na dos demais Estados, sempre                                                                            tório da Telemig que cabe à “comissão                                                                                    e  as  eventuais  parcelas  positivas  da


             deu prioridade as áreas urbanas, econo­                                                                           comunitária de atendimento telefônico,                                                                                   margem  de exploração bruta  serão ca­


             micamente  mais  expressivas,  em  fun­                                                                           a decisão  final  quanto ao seu ponto de                                                                                 nalizadas  para  projetos  lucrativos  da


            ção de produção, distribuição, abrigo da                                                                           instalação”.  Esta  comissão  (agenciada                                                                                 empresa,  até  a  época  de  reposição  dos

             força de trabalho ou com maior capaci­                                                                            pela Telemig) tratará de outros itens ra-                                                                                equipamentos.  Ambas  as  atitudes  po­


            dade de lobby, buscando alocar recursos                                                                            lacionados ao perfil de necessidades das                                                                                 derão constituir fatores importantes na


            em regiões de maiores perspectivas de                                                                              áreas.  Como  a  concepção  da  infra-                                                                                   minimização de eventuais riscos econô­


             rentabilidade  e  de  menor  prazo  para                                                                          estrutura dos equipamentos.                                                                                              micos das implantações previstas, ape­


             maturação do investimento.                                                                                                                                                                                                                 sar de que no final da execução do traba­


                   A  considerar  a  hipótese  de  que  “a                                                                                                                                                                                              lho  (1992)  eles  não  participarão  em


            telefonia pública seria responsável pelo                                                                                                                                                                                                    mais que 0,55% da planta de terminais,

            atendimento das parcelas à margem do                                                                                                                                                                                                        dizem os técnicos da Telemig.


            atendimento  individual,  verifica-se,                                                                                                                                                                                                              Para eles, calcula-se no momento em


            mesmo excluindo-se as parcelas demo­                                                                                                                                                                                                        US$ 2 mil o custo médio de um terminal


            gráficas  tipicamente  rurais,  que  nu­                                                                                                                                                                                                    residencial  individual  instalado  pela


            mericamente, a telefonia pública não é                                                                                                                                                                                                     Telemig e para o TUP da rede comuni­


            ainda satisfatória. Calcula-se em apro­                                                                                                                                                                                                     tária  US$  4  mil.  Tendo  em  vista  que

             ximadamente 7,8 milhões os habitantes                                                                                                                                                                                                     cada terminal individual atende em mé­


            do  Estado  de  Minas  Gerais  que  estão                                                                                                                                                                                                  dia a 4 habitantes e o TU P da rede a 420


             sem atendimento telefônico individual,                                                                                                                                                                                                     habitantes, o investimento per cápita é


             existindo apenas 11.500 telefones para                                                                                                                                                                                                    situado na casa dos US$ 400 em exclusi­


             uso público disponíveis, correspondendo                                                                                                                                                                                                   vidade de terminal e em menos de US$


             a 1,48 telefones,  para  uso  público,  em                                                                                                                                                                                                 10 quanto coletivo, redundando num es­

             serviço  por  1000  habitantes  urbanos,                                                                                                                                                                                                  forço 40 vezes menor.


             sem atendimento individual.                                                                                                                                                                                                                       Conclui ainda o grupo de trabalho de


                   Constataram os técnicos do grupo de                                                                                                                                                                                                 popularização de Telemig que outro as­


             trabalho da Telemig que,  nos  últimos                                                                                                                                                                                                    pecto, como a  utilização do telefone  de


             anos, o perfil médio da distribuição de                                                                                                                                                                                                   uso público  (serviço  local)  em  média  é


             terminais telefônicos,  por  classe  era  o                                                                                                                                                                                               sempre maior que a média do terminal

             seguinte: 71,5% de terminais para  uso                                                                                                                                                                                                    resiaencial,  se pode esperar  uma  mar­


             residencial e 23% para uso não-residen­                                                                                                                                                                                                   gem  razoável  de  superioridade  econô­


             cial (estes em queda percentual  relati­                                                                                                                                                                                                  mica e social da rede, principalmente se


             va, nos últimos anos).  Pouco  expressi­                                                                                                                                                                                                  ponderados  os  acréscimos  gerados  por


             va, mas com os maiores incrementos re­                                                                                                                                                                                                    chamadas entrantes DLC (discagem lo­

             lativos dos últimos anos, a classe de te­                                                                                                                                                                                                 cal  a  cobrar),  DDC  (discagem  direta  a


             lefones para uso público representa, no                                                                                                                                                                                                   cobrar) e ACB (ligação IU a cobrar).


             momento, somente  1,4% de toda a  ins­                                                                                                                                                                                                            O relatório da Telemig mostra que a


             talação  telefônica.  Observaram  ainda                                                                            Otávio Marques Azevedo, diretor técnico da                                                                             nível  de produtos/serviços as possíveis

             os técnicos que, ao se analisar o compor­                                                                          Telemig  que tem sua sede em IIIl.                                                                                     disponibilidades no momento ficam por


             tamento  dos  terminais  para  uso  resi­                                                                                                                                                                                                 conta  do  telefone  público  local  (TP);


             dencial,  praticamente  metade  destes                                                                                                                                                                                                    telefone  público  nacional  (TPN);  tele­


             estão  instalados  em  áreas  centrais  de                                                                                 Diz ainda o relatório que “as alterna­                                                                         fone público  universal  (TPU);  telefone

             condomínios,  ao  passo  que  nas  áreas                                                                           tivas de atendimento definidas pelo per­                                                                               público comunitário (TPC); telefone pú­


             correspondente às comunidades caren­                                                                               fil de oferta dos serviços e meios a aten­                                                                             blico  universal  comunitário  (TPUC);


             tes cerca de apenas um décimo dos ter­                                                                             der  implicam  em  que  os  usuários  pos­                                                                             extensão de telefone público; fale-fácil;


             minais residenciais correspondem a co­                                                                              sam prescindir de recursos no esforço de                                                                              telefone semipúblico (TSP); linha com­


             munidades carentes.                                                                                                 investimento, à exceção dos casos de ter­                                                                             partilhada; central telefônica comparti­

                                                                                                                                 minais  semi-exclusivos  instalados  em                                                                               lhada (CTC); concentrador de telefones


                                                 Soluções                                                                       unidades econômicas locais. Para estes                                                                                 públicos (CTP); multicompartilhador de


                                                                                                                                os resultados operacionais deverão ser                                                                                 terminais;  CPCT  em  condomínios  de


                    A proposta global da Telemig visa o                                                                         positivos,  permitindo  repor  equipa­                                                                                 baixa renda; fasor; posto de serviço (PS);


             tratamento de segmento, selecionados e                                                                             mento ao final de sua vida útil, algo que                                                                              extensão externa.


             se dá através de três tipos de planos: o                                                                           não  pode  ser  esperado  com  muito  oti­                                                                                     Para os técnicos da Telemig “poderão

             Placon — Plano de Atendimento Telefô­                                                                              mismo na massa inicial de terminais se­                                                                                absorver tecnologia de uso público TP’s,


             nico Comunitário de Conjuntos habita­                                                                              mi-exclusivos,  a  implantar.  Mas  isto                                                                               fale-fácil, semipúblicos, e outros, possi­


             cionais;  o  Plafav  —  Plano  de  Atendi­                                                                         não deverá  ser  problema.  A série pio­                                                                               velmente concentrados, via equipamen­

             mento  Telefônico  Comunitário  de  Fa­                                                                            neira tem como meta apresentar a via­                                                                                  tos específicos, o que demonstra acanha­


             velas; e o  Plaper —  Plano  de  Atendi-                                                                           bilidade técnica do plano”, apresenta o                                                                                mento  tecnológico  hoje  existente”.


             ipento  Telefônico  Comunitário  das                                                                               Relatório da Telemig.                                                                                                  ( N P R )                                                                                              *


             Áreas Urbanas Periféricas.


                   Considerados os conjuntos habitacio­

             nais, como a parcela de maior organiza­


             ção comunitária do universo a intervir,                                                                                                                                                 METAS ANUAIS DE IMPLANTAÇÃO


             a proposta sugere que eles sejam os pri­


             meiros na experiência de utilização da                                                                                                      Percentual de implantação (%)                                                      Tup's a Implantar (APA)                                          Total Tup's a Implantar

             rede, seguido pelas favelas e áreas peri­                                                                               Ano                                                                                                                                                                         Absol.

                                                                                                                                                                                                                                                                                         Áreas
                                                                                                                                                                                                            Areas
             féricas,  sempre  priorizando,  em  cada                                                                                                Conjuntos                   Favelas               Periféricas               Conjuntos                   Favelas                Periféricas             Acumulado                    Percent.

             segmento,  as  comunidades  de  maior                                                                                                                                                                                                                                                                (APA)                        (%)


             concentração demográfica.                                                                                               1988                    33                        —                         —                       400                        —                        —                        500                         6,0


                    A rede a ser considerada nestes pla­                                                                             1989                    30                        20                         3                      420                       240                       115                      775                      12,0
                                                                                                                                     1990                    30                       38                        16                       420                       460                       610                    1490                       23,0
             nos deverá obedecer a uma distribuição                                                                                  1991                       7                     42                        31                        160                      500                    1185                      1845                       29,0

             estratégica de telefones de uso público,                                                                                1992                     —                         —                       50                                                  —                     1915                      1915                       30,0


             “dimensionados em função da realidade

                                                                                                                                    Metas               Term.                    Term.                     Term.
             volumétrica  e  econômico-social  da  po­
                                                                                                                                    Finais              Jun./91                  Dez./91                   Dez./92                     1400                      1200                     3825                      6425                     100,0
             pulação a atender.” Com vistas a maxi­
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