Page 54 - Telebrasil - Julho/Agosto 1988
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Telemarketing em alta

















                                              P elo telefone é m ais rápido e econôm ico











                                                                                                                                                                                                                                                        Reportagem de Nicta Chorem Ribas

















          Grandes empresas como a  White                                                                                                   apenas um més distribuiu 300 mil volu­                                                                                           quanto um  representante de vendas vi­
                                                                                                                                           mes de seu  livro Força paru  V iver, e do                                                                                       sita  apenas  um.  O Serv-Fone é respon­

          M a rtin s,  S otreq/C a terpilla r,                                                                                             Credicard,  que  utilizou  a  técnica  para                                                                                      sável  por 27 por cento (em média) do fa­


          Aços  Vi liares e Papelaria  Piril                                                                                               atualizar o cadastro de seus clientes.                                                                                           turam ento de cada filial onde funciona.



          descobriram  uma forma simples                                                                                                           G randes  lojas de  eletrodom ésticos                                                                                   Começou a ser implantado há dois anos



          e barata de incrementar seus ne­                                                                                                têm realizado promoções de vendas aos                                                                                            e até o final de 88 deverá ser estendidoa

                                                                                                                                          domingos pelo  telefone.  E  outra  forma                                                                                        um  total de 48 cidades. Para o assessor
         gócios em  tempos de crise: estão
                                                                                                                                          de aplicação do telem arketing que tem                                                                                           do  Projeto de  M arketing da  Divisão de
          utilizando o telemarketing para                                                                                                 feito sucesso. Ponto Frio, Arapuá e Gar-                                                                                         Produtos da  W hite  Martins, AucirSei­



          atender melhor sua  clientela  e                                                                                                son costumam fechar grande volum e de                                                                                            xas  Fran co,  "a   comodidade oferecida



          ampliar cada  vez mais seus ne­                                                                                                 negócios nos fins de semana.                                                                                                    pelo telem arketing é a chave do seu su­

                                                                                                                                                                                                                                                                          cesso” . Cada operador do Serv-Fone tra­
         gócios.
                                                                                                                                                                   Testado e aprovado                                                                                     balha  com  um  telefone e um terminal


                                                                                                                                                                                                                                                                          vídeo que contém  todas as informação


                                                                                                                                                  Antes de  adotar o  telem arketing,  a                                                                                  sobre os  12.500 produtos da White, seu?


          E             sta  moderna  técnica de ação  mer­                                                                               W hite Martins não sabia como atender                                                                                           preços e condições de pagamento. 0 ne­

                        cad ológica  vem   sendo  ap licad a
                                                                                                                                          a sua grande clientela dispersa espalha-
                                                                                                                                                                                                                                                                          gócio é fechado por telefone e a entrega e
                        com  entusiasm o  em  todo  o  B rasil.  As                                                                                                                                                                                                       feita a dom icílio em 24 horas.


         empresas do Sistema Telebrás estão ap­                                                                                                                                                                                                                                   H á  três anos,  antes de implantar o


         tas a atender aos usuários interessados                                                                                                                                                                                                                          telem arketing, a Papelaria Piril já fazia


         em  montar  uma estrutura  de  telem ar­                                                                                                                                                                                                                        venda  por telefone, o que representava


          keting, oferecendo equipamentos e  as-                                                                                                                                                                                                                         apenas 3 por cento do faturamento total

         sessoria  técnica.  No  Rio,  a Telerj  man­
                                                                                                                                                                                                                                                                         da  D ivisão  de  Atacado.  Hoje, com oito
         tém  uma loja de telem arketing na  Rua
                                                                                                                                                                                                                                                                         posições de telem arketing, a venda por
          Barão de Mesquita, Tijuca, à disposição
                                                                                                                                                                                                                                                                         telefone  representa  40 por cento do fa­
         dos interessados.
                                                                                                                                                                                                                                                                         tu ram ento.  "Pretendem os, em breve,

                  Empenhadas em racionalizar no má­
                                                                                                                                                                                                                                                                         am p liar  para  14  posições; e nos próxi­

         ximo suas  atividades  nestes  tempos de
                                                                                                                                                                                                                                                                         mos cinco anos nosso telemarketing de­

         crise, as empresas buscam saídas alter­
                                                                                                                                                                                                                                                                         verá ser responsável por 70 porcentodo
         nativas para am pliar seus negócios sem
                                                                                                                                                                                                                                                                         faturam ento” , diz Julio Cesar Pina Ro-  I
         onerar seu  orçamento.  Ferram enta  de
                                                                                                                                                                                                                                                                         drigues,  30  anos, diretor de marketing  I
         m arketing  perfeitamente*  adequada  ã
                                                                                                                                                                                                                                                                         da  Piril.  Entusiasmado com o telemar-  I
         realidade  atual,  o  telem arketing  vem
                                                                                                                                                                                                                                                                         k e tin g ,  ele  diz que  as vantagens váo
         conquistando o  mercado  brasileiro.  Só
                                                                                                                                                                                                                                                                         desde  o  custo  extremamemte baixo do  I
         no Rio, mais de 20 empresas já utilizam
                                                                                                                                                                                                                                                                         processo  de  venda  até  a  produtividade

         com sucesso a moderna técnica que con­
                                                                                                                                                                                                                                                                         alta e a  velocidade  do  fechamento dos
         siste  em  contatar os  clientes por  tele­
                                                                                                                                                                                                                                                                         negócios.  "A lem   disso, o telemarketing
         fone.
                                                                                                                                                                                                                                                                         fa cilita   o  acesso do cliente à empresa:  |
                 As pessoas costumam confundir tele­
                                                                                                                                                                                                                                                                         sem  se  deslocar,  ele  pode saber preços
         m arketing com  venda  por  telefone,  as­
                                                                                                                                                                                                                                                                         fazer  pedidos  ou  reclamações” , acres­
         sim  como  confundem   m ark etin g  com
                                                                                                                                                                                                                                                                         centa Julio Cesar. Por trás do trabalho
         vendas.  Na  realidade, a  venda por tele­
                                                                                                                                                                                                                                                                          dos operadores de telemarketing, fun
         fone é a principal aplicação do telem ar­
                                                                                                                                                                                                                                                                          ciona  uma  organização eficiente, com
         k etin g.  No  en tan to,  existem   outras:
                                                                                                                                                                                                                                                                          grande  sortimento,  preços baixos e en­
        atendimento especial  ao cliente,  mídia
                                                                                                                                                                                                                                                                          trega  rápida  através de  frota própria
        de  resposta  para  m arketing direto,  ca­                                                                                     A traves do  tid em a rk etin g,  a  S otreq/C ater­

                                                                                                                                                                                                                                                                          Sim ples, o telem arketing da Piril utili­
         nal  direto com  o  consumidor,  pesquisa                                                                                      p illa r  m antem   con ta to  con sta n te  com   sua


        mercadológica e promoção de produtos e                                                                                          clientela.                                                                                                                        za apenas telefones e listagens de preços

                                                                                                                                                                                                                                                                          e de clientes. Seu movimento diário che­
        serviços.
                                                                                                                                                                                                                                                                          ga a 800 ligações telefônicas.
                 Rara Redro Raulo de M agalhães O li­
                                                                                                                                                                                                                                                                                   Im p la n ta d o   em  1985  na filial de
        veira,  chefe  do  Departam ento de  M ar­
                                                                                                                                         da  por  todo  o  B rasil,  prin cipalm en te                                                                                    U b erlâ n d ia ,  hoje o Servifone Atendi­

         keting da Telerj, "im plantar o telem ar­
                                                                                                                                         aqueles clientes estabelecidos em locais                                                                                          m ento  C a te rp illa r por Telefone está

         keting é muito m ais fácil do que se pen­
                                                                                                                                         distantes dos grandes centros. Era m ui­                                                                                          funcionando nas sete maiores filiais da

        sa” . Basta haver um local apropriado, li­
                                                                                                                                          to oneroso para a empresa enviar repre­                                                                                          Sotreq,  com  a  finalidade principal de

         nhas telefónicas e pessoal treinado com
                                                                                                                                          sentantes de vendas a cada um daqueles                                                                                           a te n d e r  c lie n te s   de  pequeno porte,  j
         fraseologia adequada. No entanto, algu­
                                                                                                                                          clientes.  As  visitas  estavam   cada  vez                                                                                      oferecendo-lhes vantagens como econo­

         mas empresas, inclusive a Telerj, já  ado­                                                                                       mais espaçadas e as vendas restritas aos                                                                                         mia de tempo o de combustível na hora

         taram  sistemas  m ais sofisticados, com
                                                                                                                                          grandes clientes.  Atualm ente,  o  Serv-                                                                                        de comprar peças de reposição para sua?
         aplicação de  informática.  À  medida em                                                                                         Fone W hite M artins atende a 22 cidades                                                                                         máquinas. (3  R V T  —  Representante de


         que os  lucros crescem,  os em presários                                                                                         em  todo  o  País,  com  sistem as de  tele­                                                                                     Venda por Telefone faz e recebe 20 liga;



          investem  cada vez mais nesta moderna                                                                                            m arketing que  reunem  telecom unica­                                                                                          ções  por dia,  no  mínimo, sendo que -P


          técnica de ação mercadológica.                                                                                                   ções e informática e perm item  atin gir a                                                                                      por cento partem dos clientes. Nos con­

                   Excelentes  resultados já foram obti­                                                                                   grande  clien tela  de  pequeno  porte  da                                                                                       tatos por telefone, ele sugere manuten­


          dos por empresas que utilizaram  as lojas                                                                                        em presa  com  rapidez e eficiência:  cm                                                                                         ção  preventiva  das máquinas, inform-1


          de telem arketing da Telerj. Pedro Raulo                                                                                         uma hora de trabalho,  um  operador de                                                                                           sobre alterações de preços e ajuda a me­


          cita  os casos da  firm a  Gem ini, que em                                                                                       telem arketing contata  10 clientes, en ­                                                                                        lhorar o desempenho dos equipamento'
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