Page 54 - Telebrasil - Julho/Agosto 1988
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Telemarketing em alta
P elo telefone é m ais rápido e econôm ico
Reportagem de Nicta Chorem Ribas
Grandes empresas como a White apenas um més distribuiu 300 mil volu quanto um representante de vendas vi
mes de seu livro Força paru V iver, e do sita apenas um. O Serv-Fone é respon
M a rtin s, S otreq/C a terpilla r, Credicard, que utilizou a técnica para sável por 27 por cento (em média) do fa
Aços Vi liares e Papelaria Piril atualizar o cadastro de seus clientes. turam ento de cada filial onde funciona.
descobriram uma forma simples G randes lojas de eletrodom ésticos Começou a ser implantado há dois anos
e barata de incrementar seus ne têm realizado promoções de vendas aos e até o final de 88 deverá ser estendidoa
domingos pelo telefone. E outra forma um total de 48 cidades. Para o assessor
gócios em tempos de crise: estão
de aplicação do telem arketing que tem do Projeto de M arketing da Divisão de
utilizando o telemarketing para feito sucesso. Ponto Frio, Arapuá e Gar- Produtos da W hite Martins, AucirSei
atender melhor sua clientela e son costumam fechar grande volum e de xas Fran co, "a comodidade oferecida
ampliar cada vez mais seus ne negócios nos fins de semana. pelo telem arketing é a chave do seu su
cesso” . Cada operador do Serv-Fone tra
gócios.
Testado e aprovado balha com um telefone e um terminal
vídeo que contém todas as informação
Antes de adotar o telem arketing, a sobre os 12.500 produtos da White, seu?
E sta moderna técnica de ação mer W hite Martins não sabia como atender preços e condições de pagamento. 0 ne
cad ológica vem sendo ap licad a
a sua grande clientela dispersa espalha-
gócio é fechado por telefone e a entrega e
com entusiasm o em todo o B rasil. As feita a dom icílio em 24 horas.
empresas do Sistema Telebrás estão ap H á três anos, antes de implantar o
tas a atender aos usuários interessados telem arketing, a Papelaria Piril já fazia
em montar uma estrutura de telem ar venda por telefone, o que representava
keting, oferecendo equipamentos e as- apenas 3 por cento do faturamento total
sessoria técnica. No Rio, a Telerj man
da D ivisão de Atacado. Hoje, com oito
tém uma loja de telem arketing na Rua
posições de telem arketing, a venda por
Barão de Mesquita, Tijuca, à disposição
telefone representa 40 por cento do fa
dos interessados.
tu ram ento. "Pretendem os, em breve,
Empenhadas em racionalizar no má
am p liar para 14 posições; e nos próxi
ximo suas atividades nestes tempos de
mos cinco anos nosso telemarketing de
crise, as empresas buscam saídas alter
verá ser responsável por 70 porcentodo
nativas para am pliar seus negócios sem
faturam ento” , diz Julio Cesar Pina Ro- I
onerar seu orçamento. Ferram enta de
drigues, 30 anos, diretor de marketing I
m arketing perfeitamente* adequada ã
da Piril. Entusiasmado com o telemar- I
realidade atual, o telem arketing vem
k e tin g , ele diz que as vantagens váo
conquistando o mercado brasileiro. Só
desde o custo extremamemte baixo do I
no Rio, mais de 20 empresas já utilizam
processo de venda até a produtividade
com sucesso a moderna técnica que con
alta e a velocidade do fechamento dos
siste em contatar os clientes por tele
negócios. "A lem disso, o telemarketing
fone.
fa cilita o acesso do cliente à empresa: |
As pessoas costumam confundir tele
sem se deslocar, ele pode saber preços
m arketing com venda por telefone, as
fazer pedidos ou reclamações” , acres
sim como confundem m ark etin g com
centa Julio Cesar. Por trás do trabalho
vendas. Na realidade, a venda por tele
dos operadores de telemarketing, fun
fone é a principal aplicação do telem ar
ciona uma organização eficiente, com
k etin g. No en tan to, existem outras:
grande sortimento, preços baixos e en
atendimento especial ao cliente, mídia
trega rápida através de frota própria
de resposta para m arketing direto, ca A traves do tid em a rk etin g, a S otreq/C ater
Sim ples, o telem arketing da Piril utili
nal direto com o consumidor, pesquisa p illa r m antem con ta to con sta n te com sua
mercadológica e promoção de produtos e clientela. za apenas telefones e listagens de preços
e de clientes. Seu movimento diário che
serviços.
ga a 800 ligações telefônicas.
Rara Redro Raulo de M agalhães O li
Im p la n ta d o em 1985 na filial de
veira, chefe do Departam ento de M ar
da por todo o B rasil, prin cipalm en te U b erlâ n d ia , hoje o Servifone Atendi
keting da Telerj, "im plantar o telem ar
aqueles clientes estabelecidos em locais m ento C a te rp illa r por Telefone está
keting é muito m ais fácil do que se pen
distantes dos grandes centros. Era m ui funcionando nas sete maiores filiais da
sa” . Basta haver um local apropriado, li
to oneroso para a empresa enviar repre Sotreq, com a finalidade principal de
nhas telefónicas e pessoal treinado com
sentantes de vendas a cada um daqueles a te n d e r c lie n te s de pequeno porte, j
fraseologia adequada. No entanto, algu
clientes. As visitas estavam cada vez oferecendo-lhes vantagens como econo
mas empresas, inclusive a Telerj, já ado mais espaçadas e as vendas restritas aos mia de tempo o de combustível na hora
taram sistemas m ais sofisticados, com
grandes clientes. Atualm ente, o Serv- de comprar peças de reposição para sua?
aplicação de informática. À medida em Fone W hite M artins atende a 22 cidades máquinas. (3 R V T — Representante de
que os lucros crescem, os em presários em todo o País, com sistem as de tele Venda por Telefone faz e recebe 20 liga;
investem cada vez mais nesta moderna m arketing que reunem telecom unica ções por dia, no mínimo, sendo que -P
técnica de ação mercadológica. ções e informática e perm item atin gir a por cento partem dos clientes. Nos con
Excelentes resultados já foram obti grande clien tela de pequeno porte da tatos por telefone, ele sugere manuten
dos por empresas que utilizaram as lojas em presa com rapidez e eficiência: cm ção preventiva das máquinas, inform-1
de telem arketing da Telerj. Pedro Raulo uma hora de trabalho, um operador de sobre alterações de preços e ajuda a me
cita os casos da firm a Gem ini, que em telem arketing contata 10 clientes, en lhorar o desempenho dos equipamento'