Page 9 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1987
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dices  da  Espanha  (2 4 ,2 0 );  C a n a d á                                                                          ser  declarada  a  inconstitucionalidade                                                                                   s e to r ” .  (R e vista   T e le b ra s il, ju lh o/


     *49,9); Portugal (13,69); França (41,25);                                                                              da  cobrança  no  processo  m ovido  em                                                                                   agosto/87).


     e Argentina (10,3).                                                                                                    mandado de  segurança  im petrado  por                                                                                             Criado  pela  Lei  4.117,  de  27/08/62,

                                                                                                                             10  servidores  públicos  federais.  Toda­                                                                                toda a verba que foi arrecadada pelo ex-



                        FNT inconstitucional                                                                                via, para ter direito à restituição do que                                                                                 F N T  (hoje  ISSC)  foi  transferida  para o


                                                                                                                            pagou  ao  F N T ,  o  interessado terá que                                                                                Fundo  Nacional  de  D esenvolvim ento.


           O Tribunal  Federal  de  Recursos de­                                                                            entrar com uma açáo na Justiça.                                                                                            No entanto, essa transferência só foi ofi­


     clarou, no início de agosto, por maioria de                                                                                    Por várias vezes o M inistro Antonio                                                                               cializada  pela  Lei  6.093,  de 27/08/74,  o


     votos, a  inconstitucionalidade  da  co­                                                                               Carlos M agalhães declarou-se contrário                                                                                    que o T F R  considerou "um a verdadeira


     brança, pela  União, do  Fundo  Nacional                                                                               ao desvio dos recursos do ISSC para ou­                                                                                    distorção jurídica” .


     de Telecomunicações (FN T), atual ISSC,                                                                                tros  setores  alheios  às  telecom unica­                                                                                         N a   época  da  cria çã o   do  F N T ,  em


     a partir de 27 de agosto de 1974, data da                                                                              ções:                                                                                                                      1962,  cada  p ro p rietá rio   de  ap arelh o


     promulgação da Lei 6.093, que destinou                                                                                         —  No caso específico das TCs, o setor                                                                             telefônico foi obrigado a pagar a taxa de


     os recursos arrecadados ao Fundo Nacio­                                                                                sofreu  sérias dificuldades causadas por                                                                                   309£  sobre o valor de sua conta, percen­


     nal de Desenvolvimento.                                                                                                reajustes tarifários abaixo da inflação e                                                                                  tual esse que seria destinado à expansão



           A decisão do tribunal,  conforme ex­                                                                             alocação  de  recursos do  extinto  Fundo                                                                                  e melhoria dos serviços de TCs. Posteri­


    plicou um assessor da presidência, abre                                                                                 N a c io n a l  de  T elecom u n ica ções  e  do                                                                           ormente, em  1985, o governo substituiu


    caminho para a entrada de ações na Jus-                                                                                 atual  imposto sobre Serviços de Comu­                                                                                     o F N T  pelo ISSC,  reduzindo a taxa an­



    tiça, já que foi aberto um precedente ao                                                                                nicações (ISSC ) para áreas estranhas ao                                                                                   terior de 30 para 20%.































                                                                                                                                     No item referente à qualidade de ma­
     A          previsão do  presidente  da  T ele-                                                                         teria is e  equipam entos,  o objetivo do                                                                                   melhor qualidade dos serviços, além  de
                                                                                                                                                                                                                                                        uma  su p ervisão  m ais  a m p la   e  um a
                  brás, Alm ir V ieira Dias, é de que o


     Brasil deverá ter, em 1990, 17 m ilhões e                                                                               programa é o de buscar melhores resul­                                                                                     maior satisfação dos usuários. Diversos


     100 mil telefones, contra os 12 m ilhões e                                                                             tados  no  desem penho  de  m ateriais  e                                                                                   serviços,  entre os quais  o  Fonepag,  o


     500 mil  atuais.  E  para  m an ter  a  boa                                                                            equipamentos  na  prestação de serviços                                                                                     DDC  (D iscagem   D ireta   a  C o b ra r),  o


     qualidade dos serviços de telecom unica­                                                                               de TCs aos usuários.  A   busca de quali­                                                                                   Telecard, o D DG (Discagem Direta G ra­


     ções e melhorar a produtividade de seus                                                                                dade,  nesse setor,  será  dirigida  para o                                                                                 tuita),  poderão ser autom atizados,  fa ­


     empregados,  a Telebrás  vai  desenvol­                                                                                a p a relh o   telefôn ico,  o  fio  extern o,  o                                                                           cilitando,  assim,  a  vida dos usuários e



     ver, nos próximos quatro anos, o progra­                                                                               plug,  os  blocos term inais,  os  telefones                                                                                melhorando o desempenho e a im agem


     ma "Operação 90”. Esse program a visa                                                                                   públicos, etc.                                                                                                             das empresas telefônicas.


     a otimização dos custos/benefícios dos                                                                                          A   exp ectativa  da  Telebrás é  que o                                                                                    A  Telebrás vai propor, ainda, que os


     investimentos que serão aplicados, o au­                                                                                mercado de instrumento e ferramental                                                                                       custos  operacion ais  do  setor,  de  um


     mento da produtividade, o treinam ento                                                                                 utilizados na rede  poderá  proporcionar                                                                                    modo geral, devem ser objeto de cuida­


     e preparo de recursos humanos e a repo­                                                                                a consolidação de uma  indústria espe­                                                                                      doso estudo, notadamente na fase de im ­


     sição de pessoal  que estará deixando o                                                                                cializada que deverá atuar nas seguin­                                                                                      plementações aceleradas que ora se in i­


     setor nesse período.                                                                                                   tes áreas:  medidores de tráfego,  medi­                                                                                    cia com o objetivo de alcançar rentabili­


            Contando atualm ente  com  oito  m i­                                                                           dores de redes externas e testadores au­                                                                                    dade  adequada,  com  preços  e  ta rifa s



     lhões de terminais telefônicos e um total                                                                              tomáticos de circuitos.                                                                                                     acessíveis a  parcelas crescentes da po­


     de 100 mil empregados,  o  que dá  uma                                                                                         Quanto  à  automatização,  a "Opera­                                                                                pulação brasileira.


     média de 11,84 empregados para grupo                                                                                   ção 90” pretende obter maior rapidez e


     de 1 mil terminais, o Sistema Telebrás                                                                                                                                                                                                                                      Recursos Humanos


     precisará, até  1990, contratar cerca  de


     40 mil novos empregados se quiser m e­                                                                                                                                                                                                                     Do total  de empregados do  Sistem a


      lhorar ou manter esse índice de produti­                                                                                                                                                                                                          Telebrás 68% estão voltados para a tiv i­



     vidade.  Será,  tam b ém ,  a tr a v é s   da                                                                                                                                                                                                      dades ligadas às funções operacionais,


     "Operação 90”, que o Sistema Telebrás                                                                                                                                                                                                              representando 47,5% das receitas do se­


     pretende reduzir o atual nível de recla­                                                                                                                                                                                                           tor. No programa "Operação 90” , a T ele­


      mações e solicitações de  consertos  de                                                                                                                                                                                                           brás sugere o estabelecimento de um es­


     telefones situado em 5,24 para cada gru ­                                                                                                                                                                                                          forço concentrado sobre os objetivos fi­


     po de 100 telefones.                                                                                                                                                                                                                               nais definidos, buscando, assim, via b ili­


                                                                                                                                                                                                                                                        zar a operação da planta que estará ins­


                               Objetivos finais                                                                                                                                                                                                         talada até 1990 com os recursos que efe­


                                                                                                                                                                                                                                                        tivam ente serão possíveis obter, aliados



            0 programa "Operação 90” , a ser rea­                                                                                                                                                                                                       e apoiados, ainda, em modernos procedi­


     lizado nos próximos quatro anos, por to­                                                                                                                                                                                                           mentos de automatização e em menores


     das as empresas do  Sistem a  Telebrás,                                                                                                                                                                                                            índices de defeitos dos m ateriais e equi­



     tem os seguintes objetivos finais:                                                                                                                                                                                                                 pamentos utilizados.


           Melhorar a qualidade dos m ateriais                                                                                                                                                                                                                  Segundo a Telebrás, a "Operação 90”


     e equipamentos utilizados nas teleco­                                                                                                                                                                                                              selecionará uma série de pontos nos ser­


      municações; aperfeiçoamento  e desen­                                                                                                                                                                                                             viços de telecomunicações que serão ob­


      volvimento de ferram entas e  equ ipa­                                                                                                                                                                                                           jetivam en te  melhorados.  Essa  m elho­


      mentos necessários às atividades do se­                                                                                                                                                                                                           ria, no entanto, deverá levar sempre em



      tor; utilização de equipamentos de auto­                                                                                                                                                                                                          conta  a  relação  custo/benefício,  o  que


      matização em  uma série  de  serviços;                                                                                                                                                                                                           ju stificará,  quando  necessário,  eleva ­


      melhoria dos procedimentos  operacio­                                                                                                                                                                                                             ções de  preços em  alguns serviços, em


      nais; aperfeiçoamento e treinam ento de                                                                                                                                                                                                           favor de  m elhor qualidade  e du rabili­


      recursos humanos.                                                                                                    Almir Vieira Dias, presidente da Telebrás.                                                                                   dade.                                                                                                      **¦







      ^lebrasil, SeUOut./87                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          7
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