Page 37 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1987
P. 37
Testes
*
"E a primeira vez que se instala um
Lut no hemisfério Sul” , esclarece José
São três os elementos envolvidos na necessários vários minutos de mútua vi
Borges Escada Jr., do IN PE , "e os testes localização de um acidente: baliza, satéli sibilidade Baliza-Satélite-Lut para que a
são indispensáveis à verificação das te e terminal de localização do usuário localização possa ser processada, o que li
condições de operação e resposta, princi (Location User Term inal — L U T ). A bali mita a área coberta a 2500 km de raio em
palmente no que se refere às interferên za é um pequeno radiotransmissor (exis torno do Lut. No sistema a 406.025 MHz,
cias, falsos alarmes e transmissões es tem vários modelos) que emite sinais de o satélite memoriza os dados da baliza e a
socorro. Estes podem ser uma portadora
púrias.” retransmite quando o satélite entrar em
constante a 121,5 MHz (largamente em contato visual com um Lut. Este sistema
Os testes brasileiros deverão se es
pregada para a localização de acidentes oferece cobertura global.
tender até maio de 88 e balizas serão
aeronáuticos) ou um sinal codificado a Acionada a baliza, automaticamente
acionadas em d ife re n te s pontos da
406.025 MHz, incluindo a identificação ou não, o tempo máximo de registro de
América do Sul, com alarmes dispara do usuário, sua matrícula e origem do aci ocorrência pelo Lut será de duas horas; a
dos do Pantanal Matogrossense, Bacia dente, registrando o País, a unidade mó precisão da localização, em média, será
Amazônica, N ordeste, F ern an d o de vel em questão e tipo de operação (aérea, menor que 2 km, melhorando a cada pas
Noronha, englobando montanhas, en marítima, terrestre ou teste). sagem subsequente do satélite. Do Lut, os
costas, florestas, áreas densamente po No sistema a 121,5 MHz, o sinal da dados processados seguem para o MCC
baliza, captado pelo satélite, é retransmi (M ission Con trol Centre) e daí para os
voadas e alto mar.
tido para um Lut, que emprega o efeito centros de salvamento, tudo via telex,
Náo só o iW PE , m as, tam b ém , a
Doppler (variação da frequência com o para efeito de maior confiabilidade. No
Marinha e a Força Aérea estarão parti
deslocamento da fonte ou receptor) para Brasil, existem atualmente dois MCC
cipando diretamente dos testes de avali determinar através de computador as operando em condições ideais — o Sal vaé-
ação programados, onde serão em prega coordenadas geográficas da baliza. São reo (FAB) e o Salvamar (Marinha).
das balizas projetadas para uso especí
fico em veículos marítimos, aéreos e ter
restres.
tar o satélite em 406,025 MHz, existem
na plataforma Argos (401 M Hz), desen
Futuro volvida pelo IN P E e hom ologada na
França, cuja tecnologia foi transferida
Com a continuidade do acordo, o Bra para as firmas Engespaço (SP) e H idro
sil irá instalar dois outros Lut*s, um em logia (RJ).
Manaus e outro, provavelm en te, em Para Márcio Nogueira Barbosa, dire
Natal ou Recife, todas em bases da tor do Departamento de Sensoriamento
Força Aérea. O propósito é dar cober Remoto do IN PE, isso não é o bastante;
tura ao mar territorial brasileiro, que ele defende o direito brasileiro de ho
embora seja limitado a 200 milhas, para mologação de seu próprio Lut, criando
as operações SAR, as águas vão além novas oportunidades à pesquisa e à in
das 600 milhas. dústria nacional. Seus argumentos fi
As balizas para equipar as aeronaves zeram Daniel Ludwig levar esta posição
e embarcações, conforme o acordo, po do Brasil aos quatro países membros do
derão ser compradas de outros países ou Sarsat/Kospas para reconsideração.
fabricadas no B rasil. O d e s e n v o lv i Certam ente há preocupação com o
mento de um protótipo brasileiro está futuro do sistema, pois sua garantia,
próximo de ser apresentado, uma vez nas bases atuais, não vai além de 1995,
que a tecnologia alcançada já perm itiu a quando a vida útil dos satélites estará
construção de transm issor hom m ing declinando. Segundo se espera, a partir
para 121,5 MHz e 243 M H z, desenvol daí o serviço será, ainda, mais eficaz,
vido pela firma Aeromoto e submetido à pela implantação de cargas úteis especí
homologação no Centro Técnico Aeroes ficas nas estações espaciais permanen
pacial (CTA) em outubro do ano pas temente tripuladas: norte-am ericana,
sado. Por outro lado, tran sm issores Baliza Kannad406, para uso marítimo, com si européia e soviética, todas previstas
mais complexos, como os que irão exci- nais nas frequências de 121,5 e 406,025 MHz. para a próxima década. -r