Page 48 - Telebrasil - Julho/Agosto 1986
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Videotexto O
Segredo é como usar o
R - P O L í T I C R
- H E R C f t D Ü S
E C O H Ô H I C R
1 O - p r ê ç o s F I R f t H C E 1 R 0 S
nifica a passagem de serviço gratuito 3 0 - t í t u l o s
para tarifado. O preço básico do video p ú b 1 i c o s
texto obedece à equação assinatura -f
tempo de chamada + preço da informa 1 3 - p o 1 í t
ção (caso o fornecedor cobre por ela). No 3 4 - 1 í t u l o s
+ - ¦
Brasil, o assinante VDT paga Cz$ 40,00/ p r i v a d o s
mês pela assinatura, mais os impulsos
correspondentes à duração da ligação. 1 8 - p o l í t 4 2 - p o u p a n ç a
Até hoje, nenhum fornecedor cobrou
pelos serviços prestados, despertando
curiosidade de saber até quando este 2 4 - s e t o r 4 5 - h a b i t a ç a o
"milagre” perdurará. e x t e r n o
Caso o usuário não queira adquirir os 4 8 - c o a a o d i t i e s
term inais VDT existentes no mercado,
a Telesp aluga por Cz$ 100,00/mês os re
sidenciais e Cz$ 200,00 os usados em co m
mércio ou escritórios. Completando a P H V J 0
lista de receitas que o VDT gera para a
do só para um grupo de usuários), com
acréscimo dos fornecedores bancários. E
aos 32 atuais troncos de acesso aos Vi-
deom ensagem e Correio Eletrónico,
serão somados mais 68, ativados ainda
este ano.
In teresse
Porém, nem tudo são flores. Apesar
de não faltarem usuários, o problema do
baixo número de acesso só poderá ser re
solvido pelo surgimento de serviços de
real interesse por parte do público. Se
gundo a Telesp, a Associação Nacional
dos Fornecedores de Videotexto tem
procurado alertar os associados para a
im portância de cativarem clientes para
o projeto. "Metade do sucesso do video
texto conta com o trabalho dos fornece
dores” — explica Ari Nisenbaum.
A Telesp partiu, agora, para a divul
gação do serviço em larga escala. De
todo o território nacional já se tem con
dições de acessar sua Central Video
Na Sucesu 85, objeto da curiosidade infantil. texto. Ao todo, o serviço paulista cobre
as cidades de São José dos Campos, Bau
ru, Santos, São José do Rio Preto, Cam
o p e ra d o ra , cad a fo rn eced o r paga se tudo correr bem. A partir de 87 terá pinas, Salvador, Curitiba, Belo Hori
Cz$ 1.500,00 pelas primeiras 100 telas início uma expansão em escala, bem zonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador.
de informações e mais Cz$ 100,00 por maior que a verificada até aqui. Vamos Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Tele-
cada 50 páginas adicionais. As cobran elevar a rede para 40 mil term inais” — mig, Telebrasília, Telepar e CRT já con
ças são realizadas por intermédio das afirma otimista Nisenbaum. tam com suas próprias redes. Na capital
contas telefônicas. A Telesp adquiriu, recentem ente, carioca, Telerj e Cetel, num trabalho
m ais dois com putadores H oneyw ell conjunto, continuam lutando para efeti
P ro cu ra Buli. Até dezembro de 86, o VDT terá var, ainda este ano, a implantação de
condições de atender a 14 mil term inais. sua rede.
Se por um lado ter um terminal vi A expansão do sistema trará ainda o au Como se vê, o videotexto da Telesp
deotexto em casa não sai caro, por outro mento do número de troncos para acesso respondeu à altura ao esforço das opera
é preciso enfrentar uma fila de espera a central de 148 portas para efetiva doras. Do ponto de vista do usuário,
que já conta com 5 mil pedidos, aproxi mente as 272 já anunciadas, acompa como disse por ocasião da V Feira Inter
madamente. A Telesp está investindo nhando a ampliação do número de ter nacional de Informática, o francês Ber
recursos maciços para poder atender à minais. nard Nicodeme, da ABC Buli. o segre
crescente demanda. Outra expansão significati va aconte do do videotexto é saber o que fazer com
"O núm ero de term inais terá um cerá com o quadro de assinantes do cha ele”. E nesse ponto, a Telesp náo se can
crescimento superior de 133% este ano, mado Sistema Gateway (serviço fecha sa de procurar acertar. y