Page 68 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1985
P. 68
V i d e o m a n i a : N o v o m e r c a d o CURTAS
p a r a a s e m i s s o r a s d e T V • Encontra-se em tramitação na Câ
mara dos Deputados, em Brasília, pro
jeto de lei n." 5304, do deputado Lúcio
Alcântara (PFL-CE), que determina a
Depois que o Super 8 (foi a "coqueluche” dos obrigatoriedade de compra de produções
anos 70) e os projetores 16mm tornaram-se ob independentes pelas emissoras de tele
soletos, e deixaram de ser um "hobby” das clas visão. O projeto prevê ainda que. pelo
ses ricas e médias (a proibição da importação menos, 30'/ da programação total das
desses equipamentos praticamente acabou com emissoras sejam dedicados a filmes na
as vendas), um novo mercado em franca expan cionais.
são, no momento, é certamente os equipamentos
de videocassete. Os filmes compactos Super 8, • O sistema de televisão de alta defini
ção, desenvolvido no Japão, que prevê
novos, estão escassos para venda e aluguel e, no 1.125 linhas contra as 525 do processo
Rio de Janeiro, os mais razoãveis são distribuí atual, foi aprovado pela SMPTE, órgão
dos pela empresa J.R Ribeiro. O preço dos fil independente norte-americano com ati
mes virgens espanta atualmente qualquer afic- vidades de normalização semelhantes
cionado ou "cinemaníaco”. Projetores e filma- às da ABNT brasileira. A TV de alta de
doras, mudos ou sonoros, são comprados ou ven finição, além de oferecer qualidade bas
didos — 2." e 3.“ mãos — através do jornal ”0 tante superior, possui também tamanho
Balcão”. O mesmo acontece com o 16mm. de tela diferente (5,3 x 3) contra os
x
atuais 4
.
3
O homevideo, como é chamado nos Estados
Unidos, é hoje uma mania de milhões de teles • Os novos receivers da Philco-Hitachi
pectadores e milhões de vídeos domésticos são (AS-550 e AS-600) tém 145 watts de po
vendidos anualmente. Só nos EUA existem !V tência, sintonia digital, pré-sintoma
Sofisticados equipamentos de videocassete
cerca de 15 milhões desses aparelhos. No Brasil, com memória para 12 emissoras e me-
os consumidores não chegam a tanto, mas esti estão à venda no mundo inteiro, como por m o-tu n in g (recurso que permite o
exemplo o da foto o novo "Trinitron Color
ma-se que estejam em volta de um milhão. Ape Monitor” da Sony. aparelho guardar na memória a última
sar de seu custo relativamente alto, a videoma estação sintonizada). Esses receivers re
nia já não é um hábito apenas dos ricos e começa produzem o som de um toca-discos laser,
o som estéreo da TV e do videocassete,
a penetrar nos setores mais amplos de nossa so mercados. A comercialização dos cassetes da podendo ser conectado a um segundo ta-
frida e decrescente classe média. Manchete e Bandeirantes é realizada nas pró pe-deck para cópia e edição e fitas.
O sistema permite uma qualidade de ima prias emissoras.
gem superior àquela normalmente obtida com o Apesar deste novo filão de mercado ser uma • Há seis anos que a Rádio Nacional de
sinal de broadcasting que chega aos receptores evidente tentação para as emissoras de TV, nem Brasília transmite programas em cinco
de TV. Os filmes que se encontram em videoclu todas estão explorando. Emissoras como a SBT e idiomas: português, inglês, francês, es
bes tém também a vantagem de serem lançados a Record estão dando prioridade à melhoria de panhol e alemão. As transmissões são
simultaneamente a seu pais de origem. sinal e equipamento, e procurando estender sua dirigidas a diversos países dos continen
Além dos videoclubes, os videomanias já recepção pelo País. Elas acham que ainda é cedo tes europeu, americano e africano, aten
dendo às curiosidades de povos que vi
contam com a Globovídeo iRede Globo de Tele para se preocupar com um mercado incipiente vem além de nossas fronteiras. A maio
visão), a Manchete Vídeo e a Bandeirantes Ví como o homevideo. Esta posição pode, no en ria das cartas que a líder das emissoras
deo que criaram um sistema de vendas ágil e tanto, alterar-se dentro de pouco tempo, já que o da Radiobrás recebe é proveniente dos
atento às oportunidades. Na Globovídeo o gros número de usuários de videocassete doméstico Estados Unidos e Alemanha Ocidental.
so das vendas dos cassetes é feito principal- está crescendo, mesmo com os preços dos equi
mente para videoclubes e locadoras. Há tam pamentos proibitivos.
bém o fornecimento para lojas de cine-foto-som Afinal, da mesma maneira que o Super 8 e o
e, segundo observadores, não vai demorar muito 16mm, o videocassete é uma realidade no mer
que as ofertas se expandam até para os super- cado e por que não utilizá-lo?
N o v o v i d e o c a s s e t e d a S h a r p
\ V
o m mória de 6 horas para o tim er e o relógio,
) além de indicadores PAL-M/NTSC no
mostrador do relógio.
O VC-4140B possui ainda o Editing,
novo design compatível com qualquer • A Philips está comercializando um
tipo de ambiente e adaptável a peque novo produto combinado Stereo Music
nos espaços, destacando-se por sua al Center AH 840 (foto», equipamento de
Fabricante do primeiro videocassete tura mais baixa. Com garantia total de som que reúne tape-deck, toca-disco e o
sintonizador AM-FM num único mó
e da primeira videocámara nacionais, a um ano e assistência técnica perm a
dulo. Com seu desenho short Une, o AH
Sharp está lançando um novo modelo de nente, o novo videocassete da Sharp é
840 é compatível com os demais equipa
videocassete, o VC-4140B, (foto) que in entregue com os seguintes acessórios: mentos de som Philips, podendo receber
corpora novas tecnologias de circuitos e controle remoto, cabos de 300 ohms e 75 tanto as caixas acústicas AH-20-341.
novos "features” com entrada exclusiva ohms; adaptador de antena; transfor com alto-falantes full-range. quanto as
para videocám era através de plugue mador de impedância 75/300 ohms; ba caixas AH 433 (mini».
universal de 10 pinos, proteção de me- teria de 9 volts; e manual de instruções.