Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1985
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Idealizado por educadores que se reu tica na educação para experimentos - tanto mantida sob controle social dos
niram sucessivamente em Salvador (81) junto ao ensino privado; na área pública educadores. O uso da informática e das
e Brasília (82), o projeto Educom-Edu- percebe-se maior resistência à mudança comunicações na rede pública de ensino
cação com Computadores foi criado pela a ser vencida com um maior envolvi evitará seu colapso e minimizará sua
Secretaria Especial de Informática- mento de pais, professores, alunos e discriminação em relação ao ensino pri-«
SEI, em 84, e é coordenado pelo Centro dirigentes, cuja ajuda no processo é es vado, dando oportunidades iguais aos
de Informática (Cenifor) da Fundação sencial”. alunos do 2.° grau para enfrentar o mer
Centro Brasileiro de Televisão Educa- • Lucila C. Santa Rosa (UFRGS) — cado de trabalho”.
tiva-Funtevê e tem como Finalidade o "Trabalhamos com o Sami e o Caimi; Do ponto de vista técnico diversos ti
emprego das modernas técnicas de co Sami é um sistema de avaliação usando pos de linguagem de computação são
municação e informática no ensino. micro ao passo que Caimi trata da mon aplicadas no ensino. Uma das lingua
O projeto Educom é uma iniciativa tagem de materiais de ensino e de si gens especíFicas empregada como ferra-
governamental para levar o computa mulações; estamos estudando a inte mental para Fins educacionais denomi
dor ao ensino do 2." grau. por enquanto, ração existente entre o aprendizado (va na-se Logo e foi desenvolvida, em 78, no
o projeto se encontra na área da pesqui riável cognitiva) e a automotivação Instituto de Tecnologia de Massachus-
sa universitária e só a partir do final da (variável afetiva) empregando micros sets-MlT/EUA. Já existem duas ver
década é de se esperar uma maior vul com alunos reprovados; desenvolvemos sões do Logo, em português: Microarte e
garização e generalização do micro para sistemas interativos e simulações para Itautec. A UFRJ emprega o Mumpse,
o ensino no Brasil. ensino de física e de biologia”. no Rio Grande do Sul, emprega-se o Ba
• Paulo Júlio (UFPe) — "O enfoque está sic para ensino de problemas de análise
Resultados sendo interdisciplinar com especialistas combinatória.
em psicologia, sociologia, informática e
Por ocasião do 5." Semicro, realizado educação; partiu-se para o ensino de lín Tecnologia na Educação
pelo Núcleo de Computação Eletrônica guas e estabelecimento de rede local de
da UFRJ, no Rio de Janeiro, cinco uni baixo custo para interligar salas de au Não é só o uso de micros e o projeto
versidades escolhidas para o projeto la; constatamos que 50% dos professores Educom que estão sendo considerados
Educom, entre um total de 27 candida pernambucanos nunca tiveram contato para Fins educacionais. O Ministério da
tas, fizeram um relato de suas experiên físico com computador”. Educação e Cultura-MEC previu para
cias com o computador no ensino: • Nilma S. Fontanilha (UFRJ)— "Esta os próximos 3 anos uma verba de Cr$ 7,5
• Eduardo Chaves (Unicamp) — ''Ex mos desenvolvendo software para en bilhões, a Fim de estender o projeto Edu
perimentamos o computador no ensino, sino empregando computador; possuí com para outras universidades, objeti
desde 78, com base nos Filhos de funcio mos 13 anos de experiência nesta área; vando efetivar a teleducação e dissemi
nários; em 82, criamos um grupo inter- trabalhamos com jogos e simulações nar caminhões de ensino. Estes últimos
disciplinar de pesquisa; em 83, dirigi para alunos do 2.” grau e temos um cen nada mais são do que unidades volan
mos esforço para a rede pública de São tro de desenvolvimento de aplicações tes, equipados com material demonstra
Paulo, envolvendo professores, especia educacionais”. tivo de computação, que percorrerão lo
listas de conteúdo e de informática; ex calidades distantes a Fim de demonstrar
perimentamos programas, planilhas Escola Pública as modernas tecnologias de ensino.
eletrônicas, processadores de texto e Quanto à teleducação existe uma
instrução programada; cremos que o uso Como diz a professora Lidinéa Grass- proposta do MEC, junto ao Minicom,
de computador acelera o raciocício”. man, da UFRJ, "o projeto Educom é para o aluguel de um transponder do
• A. Ribeiro Mendes (UFMG) — "Esta uma proposta tecnológica para a demo Brasilsat para ser empregado com o Sin-
belecemos um centro piloto de informá cratização do ensino que deve ser no cn- red-Sistema de Radiodifusão Educa
tiva, um conglomerado de 26 estações de
TV e 30 estações de rádio. O MEC, atra
vés da Funtevê, prevê a aquisição de
uma estação de satélites, para o que já
reservou uma verba de aproximada
mente Cr$ 700 milhões. O transponder
seria empregado para a disseminação
de dados e de sinais de áudio numa rede
de informática para educação.
O MEC também pretende, segundo
Assis Brasil, da Funtevê, estabelecer
seu projeto Ciranda para fortalecer o
projeto Educom, via rede de telefonia
para a troca de mensagens e programas.
Hoje não se discute mais se o compu
tador vai ou não entrar no processo edu
cacional brasileiro, mas sim como pode
ser melhor empregado. Não se discute
mais se o uso do computador acelera o
raciocínio ou se, ao invés, desperta a
passividade do interlocutor perante a
máquina. Estamos na fase dos "como”
ao invés dos "se”, o que já representa um
Projeto experimental, ou mio, criança adora brincar em computador. progresso. ( J C F )