Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1985
P. 32

Idealizado por educadores que se reu­                                                                           tica  na educação para experimentos                                                                                 - tanto mantida sob controle social dos


           niram sucessivamente em Salvador (81)                                                                                  junto ao ensino privado; na área pública                                                                                educadores. O uso da informática e das


           e Brasília (82), o projeto Educom-Edu-                                                                                  percebe-se maior resistência à mudança                                                                                 comunicações na rede pública de ensino


           cação com Computadores foi criado pela                                                                                  a ser vencida com um  maior envolvi­                                                                                   evitará seu colapso e minimizará sua


           Secretaria  Especial  de  Informática-                                                                                  mento de pais,  professores,  alunos e                                                                                 discriminação em relação ao ensino pri-«


           SEI, em 84, e é coordenado pelo Centro                                                                                  dirigentes, cuja ajuda no processo é es­                                                                               vado, dando oportunidades iguais aos


           de Informática (Cenifor) da  Fundação                                                                                   sencial”.                                                                                                              alunos do 2.° grau para enfrentar o mer­


           Centro Brasileiro de Televisão  Educa-                                                                                  • Lucila  C.  Santa  Rosa  (UFRGS) —                                                                                   cado de trabalho”.



            tiva-Funtevê e tem como Finalidade o                                                                                   "Trabalhamos com o Sami  e o Caimi;                                                                                            Do ponto de vista técnico diversos ti­


            emprego das modernas técnicas de co­                                                                                   Sami é um sistema de avaliação usando                                                                                  pos de  linguagem de computação são


            municação e informática no ensino.                                                                                     micro ao passo que Caimi trata da mon­                                                                                 aplicadas no ensino.  Uma das lingua­


                    O projeto Educom é uma  iniciativa                                                                             tagem de materiais de ensino e de si­                                                                                  gens especíFicas empregada como ferra-


            governamental para levar o computa­                                                                                    mulações; estamos estudando a  inte­                                                                                    mental para Fins educacionais denomi­


            dor ao ensino do 2." grau. por enquanto,                                                                               ração existente entre o aprendizado (va­                                                                                na-se Logo e foi desenvolvida, em 78, no


            o projeto se encontra na área da pesqui­                                                                               riável  cognitiva)  e a  automotivação                                                                                  Instituto de Tecnologia de Massachus-


            sa universitária e só a partir do final da                                                                             (variável afetiva) empregando micros                                                                                    sets-MlT/EUA. Já existem duas ver­


            década é de se esperar uma maior vul­                                                                                  com alunos reprovados; desenvolvemos                                                                                    sões do Logo, em português: Microarte e


            garização e generalização do micro para                                                                                 sistemas interativos e simulações para                                                                                 Itautec.  A  UFRJ emprega o Mumpse,


            o ensino no Brasil.                                                                                                     ensino de física e de biologia”.                                                                                       no Rio Grande do Sul, emprega-se o Ba­


                                                                                                                                    • Paulo Júlio (UFPe) — "O enfoque está                                                                                 sic para ensino de problemas de análise

                                                  Resultados                                                                        sendo interdisciplinar com especialistas                                                                               combinatória.


                                                                                                                                     em psicologia, sociologia, informática e



                     Por ocasião do 5." Semicro, realizado                                                                           educação; partiu-se para o ensino de lín­                                                                                             Tecnologia na Educação


             pelo Núcleo de Computação Eletrônica                                                                                    guas e estabelecimento de rede local de


             da UFRJ, no Rio de Janeiro, cinco uni­                                                                                  baixo custo para interligar salas de au­                                                                                      Não é só o uso de micros e o projeto


             versidades escolhidas  para o projeto                                                                                   la; constatamos que 50% dos professores                                                                               Educom que estão sendo considerados


             Educom, entre um total de 27 candida­                                                                                   pernambucanos nunca tiveram contato                                                                                   para Fins educacionais. O Ministério da


             tas, fizeram um relato de suas experiên­                                                                                físico com computador”.                                                                                               Educação e Cultura-MEC previu para


             cias com o computador no ensino:                                                                                        • Nilma S. Fontanilha (UFRJ)— "Esta­                                                                                  os próximos 3 anos uma verba de Cr$ 7,5


             • Eduardo Chaves (Unicamp) — ''Ex­                                                                                      mos desenvolvendo software para en­                                                                                   bilhões, a Fim de estender o projeto Edu­


             perimentamos o computador no ensino,                                                                                    sino empregando computador; possuí­                                                                                   com  para outras universidades, objeti­


             desde 78, com base nos Filhos de funcio­                                                                                mos  13 anos de experiência nesta área;                                                                                vando efetivar a teleducação e dissemi­


             nários; em 82, criamos um grupo inter-                                                                                  trabalhamos com jogos e simulações                                                                                     nar caminhões de ensino. Estes últimos


             disciplinar de pesquisa; em 83, dirigi­                                                                                 para alunos do 2.” grau e temos um cen­                                                                                nada mais são do que unidades volan­


             mos esforço para a rede pública de São                                                                                  tro de desenvolvimento de aplicações                                                                                  tes, equipados com material demonstra­


             Paulo, envolvendo professores, especia­                                                                                 educacionais”.                                                                                                         tivo de computação, que percorrerão lo­


             listas de conteúdo e de informática; ex­                                                                                                                                                                                                       calidades distantes a Fim de demonstrar

             perimentamos programas,  planilhas                                                                                                                     Escola Pública                                                                          as modernas tecnologias de ensino.


             eletrônicas,  processadores de texto e                                                                                                                                                                                                                 Quanto à teleducação existe uma


             instrução programada; cremos que o uso                                                                                          Como diz a professora Lidinéa Grass-                                                                           proposta do  MEC, junto ao Minicom,



             de computador acelera o raciocício”.                                                                                     man,  da  UFRJ, "o projeto  Educom  é                                                                                 para o aluguel de um  transponder do


             • A. Ribeiro Mendes (UFMG) — "Esta­                                                                                      uma proposta tecnológica para a demo­                                                                                 Brasilsat para ser empregado com o Sin-

             belecemos um centro piloto de informá­                                                                                  cratização do ensino que deve ser no cn-                                                                               red-Sistema de  Radiodifusão Educa­


                                                                                                                                                                                                                                                            tiva, um conglomerado de 26 estações de


                                                                                                                                                                                                                                                            TV e 30 estações de rádio. O MEC, atra­


                                                                                                                                                                                                                                                            vés da  Funtevê, prevê a aquisição de


                                                                                                                                                                                                                                                            uma estação de satélites, para o que já


                                                                                                                                                                                                                                                             reservou  uma verba  de aproximada­


                                                                                                                                                                                                                                                             mente Cr$ 700 milhões. O transponder



                                                                                                                                                                                                                                                             seria empregado para a disseminação


                                                                                                                                                                                                                                                             de dados e de sinais de áudio numa rede


                                                                                                                                                                                                                                                             de informática para educação.


                                                                                                                                                                                                                                                                     O MEC  também pretende, segundo


                                                                                                                                                                                                                                                             Assis  Brasil, da  Funtevê, estabelecer


                                                                                                                                                                                                                                                             seu projeto Ciranda para fortalecer o


                                                                                                                                                                                                                                                             projeto Educom,  via rede de telefonia


                                                                                                                                                                                                                                                             para a troca de mensagens e programas.


                                                                                                                                                                                                                                                                      Hoje não se discute mais se o compu­


                                                                                                                                                                                                                                                             tador vai ou não entrar no processo edu­


                                                                                                                                                                                                                                                             cacional brasileiro, mas sim como pode


                                                                                                                                                                                                                                                             ser melhor empregado.  Não se discute


                                                                                                                                                                                                                                                              mais se o uso do computador acelera o


                                                                                                                                                                                                                                                              raciocínio ou  se, ao invés, desperta a



                                                                                                                                                                                                                                                              passividade do interlocutor perante a


                                                                                                                                                                                                                                                              máquina.  Estamos na fase dos "como”


                                                                                                                                                                                                                                                              ao invés dos "se”, o que já representa um



             Projeto experimental, ou mio, criança adora brincar em computador.                                                                                                                                                                               progresso. ( J C F )
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37