Page 84 - Telebrasil - Maio/Junho 1984
P. 84

F o n e t â x i ,   u m   s u c e s s o   e m














                                                                                                                                                                                                     B e b   H o r i z o n t e
































































                                                                                                                                                                                                                                                                        Em  horas  de  maior  movimento, as


                                                                                                                                                                                                                                                                        30  atendentes  que  se  alternam  em

                                                                                                                                                                                                                                                                        quatro turnos, chegam a receber 250


                                                                                                                                                                                                                                                                        chamadas por hora. Com um detalhe,


                                                                                                                                                                                                                                                                       atualmente, 95 por cento das chama­


                                                                                                                                                                                                                                                                       das  recebidas  pelo  197,  são  confir­


                                                                                                                                                                                                                                                                       madas.

                                                                                                                                                                                                                                                                        Dois fatores garantem hoje o sucesso


                                                                                                                                                                                                                                                                       do Fonetâxi: o conforto e a seguran­


                                                                                                                                                                                                                                                                       ça.  A  pessoa  solicita  de  qualquer


                                                                                                                                                                                                                                                                       ponto  da  cidade  um  táxi,  discando


                                                                                                                                                                                                                                                                       197.  A  atendente localiza  o  táxi no

                                                                                                                                                                                                                                                                      ponto  mais  próximo  possível  (se  é


                                                                                                                                                                                                                                                                       madrugada e o ponto mais próximo


                                                                                                                                                                                                                                                                       está  vazio, ela parte imediatamente


                                                                                                                                                                                                                                                                      para outro e outro, até atender). No

                  O  Fonetâxi, uma iniciativa conjunta                                                                                                                               Sucesso                                                                           mesmo momento que o veículo parte


                  da Metrobel e Telemig, nos seus mol­                                                                                       O Fonetâxi é mais um serviço públi­                                                                                      para fazer o atendimento, a Central


                  des,  é  absolutamente  pioneiro  no                                                                                      co de telefonia, que se juntou ao Dis-                                                                                     informa à pessoa a placa do táxi (que


                  Brasil. Não é um mero orelhão insta­                                                                                       que-Amizade,  Hora  Certa  e  tantos                                                                                      também fica anotada) e de onde ele

                  lado junto aos pontos de táxi, confor­                                                                                     outros.  Logo nos seus primeiros pe­                                                                                     partiu.


                  me prática em outras cidades, desde                                                                                        ríodos de funcionamento experimen­                                                                                        Todos  os  motoristas  que  atendem


                  os  tempos  do  advento  do  telefone.                                                                                     tal,  representou  um  sucesso.  Os                                                                                      pelo  Fonetâxi são cadastrados pela

                   O  Fonetâxi, em Belo Horizonte e ad­                                                                                      usuários  aderiram  e  os  motoristas                                                                                     Central e cada um deles tem uma se­


                 jacências,  é  uma  central  telefônica                                                                                    profissionais foram beneficiados. E,                                                                                      nha com a qual se identifica para a


                  que  atende  pelo  código  197,  sem  a                                                                                   em conseqilência, a Telemig e Metro­                                                                                      atendente. Sem ditar a senha ele não

                  necessidade de  usar-se ficha, quan­                                                                                       bel resolveram ampliar o serviço: os                                                                                     pode  atender  a  nenhum  chamado.


                  do acionado de  Telefone Público.                                                                                         21 postos  da  fase  de  implantação,                                                                                     Além de se tratar de uma segurança


                  É  um  serviço  que assemelha-se aos                                                                                      passaram  para  34,  em  diferentes                                                                                      para  o  passageiro,  a  identificação


                  rádio-táxi, com a diferença que o táxi                                                                                    pontos  da  cidade.  E  já  está  sendo                                                                                  prévia ao proprietário  do  veículo já

                  precisa  estar no ponto para atender                                                                                       estudada uma outra expansão, para                                                                                        permitiu a muitas pessoas recuperar


                  a chamada. Mas compensa, porque o                                                                                          que outros  bairros da  cidade,  tanto                                                                                   valores esquecidos nos táxis. Segun­

                  profissional não precisa fazer os ele­                                                                                                                                                                                                              do  os  registros  da  Metrobel,  em ja­
                                                                                                                                             de  Belo  Horizonte  como  dos  muni­
                   vados  investimentos  para  instala­                                                                                                                                                                                                               neiro do ano passado, um motorista
                                                                                                                                             cípios  vizinhos,  sejam  beneficiados
                  ção do equipamento de rádio no seu                                                                                        pelo Fonetâxi.                                                                                                            devolveu  a  um passageiro  dois  mi­


                  carro,  nem participar do  rateio dos                                                                                                                                                                                                               lhões  de cruzeiros em  cheque,  mais

                  custos  de  instalação e operação da                                                                                                                                                                                                               jóias e outros objetos.


                  Central.                                                                                                                                                                                                                                            O serviço está tão diversificado e tão


                  De qualquer ponto da cidade, o can­                                                                                                                                                                                                                conjugado, entre atendentes e moto­

                  didato pode discar 197 e pedir a uma                                                                                                                            Aceitação                                                                           ristas,  que  os  motoristas  prestam


                  atendente que lhe envie um táxi. Ela                                                                                          Por favor, poderia pedir a um moto­                                                                                  serviços úteis à população e as aten­


                  verifica o ponto mais próximo, faz a                                                                                       rista  de  táxi  para  trazer  à  minha                                                                                 dentes  prestam  serviços  úteis  aos

                  comunicação com o motorista, utili­                                                                                        casa uma garrafa de vinho ?                                                                                             motoristas,  indicando  ruas  desco­


                  zando uma linha privativa que inter­                                                                                       -  Vinho, minha senhora ?                                                                                                nhecidas, hospitais e outros lugares.


                  liga a central ao ponto, e logo o cida­                                                                                    - Sim. Estamos comemorando, hoje,                                                                                       Em  contrapartida,  há  sempre  uma

                  dão  terá  à  disposição  um  carro  de                                                                                    nosso aniversário de casamento.                                                                                         atendente recebendo uma flor.


                  aluguel.                                                                                                                  -  Um momento.                                                                                                            Com estes dois anos e dois meses de


                  A  corrida  “um  milhão”  aconteceu                                                                                       - Pois não.                                                                                                              operação, a Central Fonetâxi já está

                  recentemente.  Foi  às  6h39m,  como                                                                                      - O motorista já está a caminho para                                                                                     próxima de atingir a sua capacidade


                 poderia ter sido às três horas da tar­                                                                                     atendê-la.                                                                                                               máxima de atendimento. Por isso, a


                  de ou à uma hora da manhã. A cen­                                                                                         - Muito obrigada.                                                                                                        Metrobel  e  a  Telemig,  preparam-se

                  tral Fonetâxi funciona 24 horas inin­                                                                                     Diálogos como esse, e outros: -  “Pre­                                                                                   para  a  ampliação  do  serviço, subs­


                  terruptas  e  recebe  1.800  chamadas                                                                                     ciso de um carro para apanhar meu                                                                                        tituindo  o  atual  equipamento  por


                 por dia (300 por cento a mais que em                                                                                       filho  na  Escola”;  “ Um  táxi para  o                                                                                  outro mais moderno e que permitirá


                  sua inauguração), através de 10 tron­                                                                                     aeroporto,  u                        r g e n          t e “ Q u e r o   alugar                                           maior racionalidade no atendimen­

                  cos  de entrada.  Quem  fez a  corrida                                                                                    um táxi para fazer uma viagem  es­                                                                                       to,  mais  conforto  aos operadores e,


                 foi Geraldo Marinho dos Santos, táxi                                                                                       tão todos gravados na Central Fone-                                                                                      conseqüentemente, melhor atendi­


                 placa  CA-2136.                                                                                                            táxi instalada na Metrobel.                                                                                              mento ao público.
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89