Page 84 - Telebrasil - Maio/Junho 1984
P. 84
F o n e t â x i , u m s u c e s s o e m
B e b H o r i z o n t e
Em horas de maior movimento, as
30 atendentes que se alternam em
quatro turnos, chegam a receber 250
chamadas por hora. Com um detalhe,
atualmente, 95 por cento das chama
das recebidas pelo 197, são confir
madas.
Dois fatores garantem hoje o sucesso
do Fonetâxi: o conforto e a seguran
ça. A pessoa solicita de qualquer
ponto da cidade um táxi, discando
197. A atendente localiza o táxi no
ponto mais próximo possível (se é
madrugada e o ponto mais próximo
está vazio, ela parte imediatamente
para outro e outro, até atender). No
O Fonetâxi, uma iniciativa conjunta Sucesso mesmo momento que o veículo parte
da Metrobel e Telemig, nos seus mol O Fonetâxi é mais um serviço públi para fazer o atendimento, a Central
des, é absolutamente pioneiro no co de telefonia, que se juntou ao Dis- informa à pessoa a placa do táxi (que
Brasil. Não é um mero orelhão insta que-Amizade, Hora Certa e tantos também fica anotada) e de onde ele
lado junto aos pontos de táxi, confor outros. Logo nos seus primeiros pe partiu.
me prática em outras cidades, desde ríodos de funcionamento experimen Todos os motoristas que atendem
os tempos do advento do telefone. tal, representou um sucesso. Os pelo Fonetâxi são cadastrados pela
O Fonetâxi, em Belo Horizonte e ad usuários aderiram e os motoristas Central e cada um deles tem uma se
jacências, é uma central telefônica profissionais foram beneficiados. E, nha com a qual se identifica para a
que atende pelo código 197, sem a em conseqilência, a Telemig e Metro atendente. Sem ditar a senha ele não
necessidade de usar-se ficha, quan bel resolveram ampliar o serviço: os pode atender a nenhum chamado.
do acionado de Telefone Público. 21 postos da fase de implantação, Além de se tratar de uma segurança
É um serviço que assemelha-se aos passaram para 34, em diferentes para o passageiro, a identificação
rádio-táxi, com a diferença que o táxi pontos da cidade. E já está sendo prévia ao proprietário do veículo já
precisa estar no ponto para atender estudada uma outra expansão, para permitiu a muitas pessoas recuperar
a chamada. Mas compensa, porque o que outros bairros da cidade, tanto valores esquecidos nos táxis. Segun
profissional não precisa fazer os ele do os registros da Metrobel, em ja
de Belo Horizonte como dos muni
vados investimentos para instala neiro do ano passado, um motorista
cípios vizinhos, sejam beneficiados
ção do equipamento de rádio no seu pelo Fonetâxi. devolveu a um passageiro dois mi
carro, nem participar do rateio dos lhões de cruzeiros em cheque, mais
custos de instalação e operação da jóias e outros objetos.
Central. O serviço está tão diversificado e tão
De qualquer ponto da cidade, o can conjugado, entre atendentes e moto
didato pode discar 197 e pedir a uma Aceitação ristas, que os motoristas prestam
atendente que lhe envie um táxi. Ela Por favor, poderia pedir a um moto serviços úteis à população e as aten
verifica o ponto mais próximo, faz a rista de táxi para trazer à minha dentes prestam serviços úteis aos
comunicação com o motorista, utili casa uma garrafa de vinho ? motoristas, indicando ruas desco
zando uma linha privativa que inter - Vinho, minha senhora ? nhecidas, hospitais e outros lugares.
liga a central ao ponto, e logo o cida - Sim. Estamos comemorando, hoje, Em contrapartida, há sempre uma
dão terá à disposição um carro de nosso aniversário de casamento. atendente recebendo uma flor.
aluguel. - Um momento. Com estes dois anos e dois meses de
A corrida “um milhão” aconteceu - Pois não. operação, a Central Fonetâxi já está
recentemente. Foi às 6h39m, como - O motorista já está a caminho para próxima de atingir a sua capacidade
poderia ter sido às três horas da tar atendê-la. máxima de atendimento. Por isso, a
de ou à uma hora da manhã. A cen - Muito obrigada. Metrobel e a Telemig, preparam-se
tral Fonetâxi funciona 24 horas inin Diálogos como esse, e outros: - “Pre para a ampliação do serviço, subs
terruptas e recebe 1.800 chamadas ciso de um carro para apanhar meu tituindo o atual equipamento por
por dia (300 por cento a mais que em filho na Escola”; “ Um táxi para o outro mais moderno e que permitirá
sua inauguração), através de 10 tron aeroporto, u r g e n t e “ Q u e r o alugar maior racionalidade no atendimen
cos de entrada. Quem fez a corrida um táxi para fazer uma viagem es to, mais conforto aos operadores e,
foi Geraldo Marinho dos Santos, táxi tão todos gravados na Central Fone- conseqüentemente, melhor atendi
placa CA-2136. táxi instalada na Metrobel. mento ao público.