Page 82 - Telebrasil - Maio/Junho 1984
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E m   p l e n a   é p o c a   d e   c r i s e , a   i n d ú s t r i a   g r á f i c o - e d i t o r i a l  s e



                                                                                               s u r p r e e n d e   c o m   a   d e s c o b e r t a   d e   u m   g r a n d e   n e g ó c i o :   e d i t a r   l i s t a s   t e l e f ô n i c a s



                                                                                                               D u r a n t e   m u i t o s   a n o s , a   m a i o r   e   m a i s   s u c u l e n t a   f a t i a   d o   m e r c a d o   f o i



                                                                                                       e x p l o r a d a   p e l a   L T B   -   L i s t a s   T e l e f ô n i c a s   B r a s i l e i r a s , q u e   e d i t a v a   a s   l i s t a s



                                                                                                    p a r a   a   T e l e r j   e   a   T e l e s p .   A g o r a , c o m   o   r o m p i m e n t o   d o s   c o n t r a t o s , c e r c a   d e



                                                                                                          2 0   e m p r e s a s  g r á f i c a s   d i s p u t a m   a   c o n t r a t a ç ã o   d o s   s e r v i ç o s .   S e g u n d o   a s



                                                                                                             e s p e c i f i c a ç õ e s   f i x a d a s  p e l a   T e l e b r á s ,   a s   c o n c e s s i o n á r i a s   d o s   s e r v i ç o s



                                                                                                            t e l e f ô n i c o s   s ó   p o d e m   c o n t r a t a r   a   e d i ç à o   p o r  m e i o   d e   l i c i t a ç á o   p ú b l i c a .













                      As empresas que vencerem as licita­                                                                                    2,2 milhões de listas para a Capital  e


             ções para a edição, impressão, comercia­                                                                                        325 mil para o Interior, a partir de 1985.


              lização e distribuição das listas telefóni­                                                                                    As listas de 1984 serão produzidas pela


              cas oferecidas anual mente pela Telerj e                                                                                       GTB - Guias Telefónicaç do  Brasil,  na                                                                                                                         A Guiatel


              a Telesp a seus assinantes terão que fa­                                                                                       Capital, e  pela  Guiatel  -  Editores de                                                                                                         já está distribuindo
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   as duas primeiras
              zer  vultosos  investimentos em  papel,                                                                                        Guias Telefónicos,  no  Interior,  graças                                                                                                                 listas editadas


              mão-de-obra e equipamentos gráficos.                                                                                           aos contratos de emergência  assinados                                                                                                                     para a Telerj.


              No entanto,  elas sabem  que  poderão



              contar com  uma  generosa  fonte de  re­

              cursos: a venda de espaços publicitários


              nas listas de assinantes, de endereços e,


              principalmente, nas classificadas. Para


              se ter  idéia do volume deste  negócio, o


              faturamento total  com  anúncios publi­


              cados nas listas de 84 da Telerj será da


              ordem   de  Cr$  26  bilhões.  Os 54  mil


              anunciantes da  Capital  e os  12 mil  do


               Interior do Estado do Rio sabem que es­


               tão  u tilizando  uma  excelente  mídia


               para divulgar os seus serviços. Trata-se


               de uma mídia com vida útil de  12 meses


               no mínimo e que fica permanentemente


               à disposição das pessoas, em suas resi­


               dências e locais de trabalho. Em termos


               de  Brasil,  o  mercado  das  listas  deve


               atingir a um faturamento de Cr$ 250 bi­


               lhões por ano, daí o grande interesse das


               editoras em explorar este seviço.


                        Em  entrevista  concedida  recente­


               mente ao jornal  "O Estado de São Pau­


               lo” , o presidente da Telesp, Carlos de


               Paiva  Lopes,  afirmou:  ” 0  desentendi­


               mento entre a Telesp e a antiga editora


               teve o  mérito de despertar nos empre­


               sários o ótimo  negócio que é a  edição


               dessas listas e que estava total mente es­                                                                                    pela  concessionária  com  estas  em ­                                                                                      lizadas em listas, como a Guiatel, GTB,


               quecido” . Para ele, os requisitos indis­                                                                                    presas.                                                                                                                      LTN  -  Editora  Listas  Nacional, LTP -


               pensáveis para disputar a edição das lis­                                                                                             Cerca de 20 empresas cadastradas na                                                                                 Listas Telefônicas Paulistas,  Publitel.


               tas da Telesp são: capital de giro de pelo                                                                                   Telebrás cobiçam a edição das futuras                                                                                        CIT - Catálogos Informativos das Tele­


               menos Cr$ 10 bilhões e boa infra-estru­                                                                                       listas da Telerj. Aquelas que pretendem                                                                                     comunicações,  ECTB - Editora de Ca­


               tura, "porque caso contrário, a empresa                                                                                      editar listas para a  Capital  devem  ter                                                                                    tálogos Telefônicos do Brasil, ABC Lis­


               gráfica  não conseguirá bancar todas as                                                                                       um capital mínimo de Cr$ 1 bilhão e 500                                                                                    tas Telefônicas, LCB -  Listas e Catálo­

                responsabilidades” .  Nove empresas,                                                                                         mil;  às candidatas à  edição  de  listas                                                                                  gos do Brasil, EGL - Editora de Guias e


                convocadas através de cartas-convite, já                                                                                    para o Interior é exigido o capital de Cr$                                                                                   Listas, e a conhecidsf LTB.


                apresentaram suas propostas à Telesp.                                                                                       900 milhões.  Entre as empresas regis­                                                                                               Ao analisarem as propostas das em­


                Todas querem editar as 3,5 milhões de                                                                                        tradas na Telebrás, que desejam partici­                                                                                   presas interessadas em entrar no negó­


                listas que serão distribuídas pela Telesp                                                                                    par das licitações, encontram-se gran­                                                                                     cio  das  listas,  as  concessionárias le­


                aos seus assinantes.                                                                                                         des editoras como a Abril, JB Indústrias                                                                                   varão em conta a qualidade do trabalho,


                         No início do mês de maio, a Telerj en­                                                                              Gráficas, O Estado de São  Paulo, Tele-                                                                                    o prazo entre o  início de  impressão e a

                 viou convites a 10 empresas que partici­                                                                                    Listas (das Organizações Globo) e Edi­                                                                                     distribuição, e a participação financeira


                 parão das  licitações para  a edição das                                                                                    tora Visão, além das empresas especia-                                                                                     da concessionária  na  venda de espaços







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           TetebfCJSii. Moio Junho Ô4
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