Page 8 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
P. 8
Ivan Leão
jornalista e consultor
de empresas
Atuando num mercado onde existe demanda J o s é A n t o n i o d e A l e n c a s t r o e S i l v a -
reprimida, o setor de telecom unicações foi A partir do momento em que o país começou a enfrentar sé
incluído nos cortes de investimentos das rias dificuldades com seu balanço de pagamento, as empre
estatais sem que exista motivo técnico que sas estatais passaram a ser alvo de críticas muito mais seve
justifique essa medida. O setor é auto- ras do que aquelas que lhes vinham sendo feitas. 0 setor de
financiável e não depende de aportes de telecomunicações, pela generalização das críticas, foi forte
recursos do Governo, não contribuindo, mente atingido. Mas o êxito deste setor pode ser avaliado pe
portanto, para o déficit público. Há vários los seguintes resultados obtidos:
anos o setor vem se autolimitando e • a quantidade de telefones no país evoluiu de 2 milhões
mantendo os investimentos no nível de suas 380 mil em 1972 para 9 milhões 309 mil em 1982.
reais possibilidades. O corte de agora apenas • a quantidade de assinantes de telex passou de 24 mil em
inviabiliza aplicações de recursos que já 1978 para 65,9 mil em 1982.
• foram implantados serviços de comunicações de dados,
existem, põe em risco a qualidade do estações costeiras, transmissão de sinais de TV, implantação
sistema e, em muitos casos, prejudica as de 21 estações domésticas de satélites, lançamento de três
indústrias, atrapalhando os próprios cabos submarinos e a próxima entrada em operação do saté
objetivos do Governo, pois sem lite doméstico brasileiro — B m s i l s a t
investimentos não ha encomendas c as • esforço no aperfeiçoamento de recursos humanos atra
indústrias perdem substância tecnológica, vés de centros de treinamento e busca de autonomia tecno
não arrecadam mais impostos e desaquecem lógica através do Centro de Pesquisa da Telebrás.
a competividade para a exportação, além de Para atingir estes objetivos o setor contou, basicamente,
diminuir o mercado de trabalho. Neste com recursos do Fundo Nacional de Telecomunicações e do
artigo, as abalizadas opiniões de José instituto do autofinanciamento (participação financeira dos
promitentes usuários dos serviços). No início dos planos de
Antonio de Alencastro e Silva, presidente da expansão o setor contou com isenções do ICM, IPI e do im
Telebrás; An tonio Carreira, presiden te da posto de importações. Foram aplicados recursos provenien
Induco; Carlos de Paiva Lopes, presidente tes de empréstimos externos, em percentual que hoje aten
da Telesp; e Gilberto Geraldo Garbi, de, em média, a 20% das necessidades globais para investi
presiden te da Telepar. mento.
Apesar desta capacidade de gerar recursos próprios o se
tor de telecomunicações se autolimitou quando começou a
sentir os reflexos do primeiro choque do petróleo. Essa deci
são antecedeu de vários anos a decisão de controlar os gas
tos da estatais e vem permitindo a conclusão de todos os pla
nos de expansão. A quantidade de terminais de assinantes
contratados, cerca de um milhão por ano em 1973 e 1974, cai
para 500 mil em 1974, mantendo-se numa média anual de 380
mil, a exceção de 1977 quando foram contratados apenas 200
mil terminais.
Com essa autocontenção o setor foi capaz de manter ex-
6 Telebrasil. SetembraOutubro 83