Page 58 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
P. 58

Anos mais tarde, em  1931, um grande


           acontecimento atraía a atenção dos minei­


           ros: a chegada da telefonia automática a Be­


           lo Horizonte, com um equipamento para 3


           mil terminais. A rede de cabos tinha capa­


           cidade para 6 mil linhas e as obras de auto­

           matização exigiram a construção de 26.500


           metros de dutos, colocação de aproximada­


           mente 15 mil metros de cabos subterrâneos,


           mais de 58 mil metros de cabos aéreos e cer­


           ca de 70 mil metros de cabos mensageiros.


            A nova estação foi inaugurada com 1.250 te­


            lefones, trazendo um surto de progresso à

            cidade.



                    Finalmente, a 20 de fevereiro de 1953,


           o assunto da criação de uma empresa local

           entrou oficialmente na pauta dos debates da


           Câmara Municipal de Belo Horizonte, leva­


           do pelo prefeito Américo Gianetti, sendo o


            projeto de lei que autorizava a transferên­


            cia do contrato da CTB à CTMG aprovado


            pela Câmara Municipal a 25 de março. Dias


            depois, nova lei era sancionada, autorizan­

            do a Prefeitura Municipal a transferir, da


            CTB para a CTMG, em organização, o con­


            trole da concessão dos serviços telefônicos


            da capital. No termo de transferência, e co­

            mo condição para que essa se efetivasse, a


            CTMG ficava obrigada a executar o contra-                                                                               Em  Além  Paraíba,  um dos primeiros postos telefônicos do Estado.













                                                                                                                                                                                                                                                          letos. Exemplo disso é que quando a B r a z i ­


                                                                                                                                                                                                                                                          l i a n   T r a c t i o n , de capital canadense, concor­

                                                                                                                                                                                                                                                          dou com o desmembramento da área de con­


                                                                                                                                                                                                                                                          cessão da CTB em Minas Gerais, a região


                                                                                                                                                                                                                                                          tinha apenas 28.591 telefones em operação


                                                                                                                                                                                                                                                          e o serviço interurbano registrava somente


                                                                                                                                                                                                                                                          232.168 chamadas completadas por ano.


                                                                                                                                                                                                                                                                   A situação era idêntica em todo o país:

                                                                                                                                                                                                                                                          naquela ocasião, o setor se ressentia da fal­


                                                                                                                                                                                                                                                          ta de uma  infra-estrutura e da adoção de


                                                                                                                                                                                                                                                          uma política de telecomunicações, que só vi­

                                                                                                                                                                                                                                                          ria a ser implantada anos depois. Daí decor­


                                                                                                                                                                                                                                                          riam quase todos os problemas do setor, co­


                                                                                                                                                                                                                                                          mo serviços insuficientes e precários, inexis­


                                                                                                                                                                                                                                                          tência  de  um  sistema  nacional integrado,


                                                                                                                                                                                                                                                          descapitalização progressiva em conseqüên-

                                                                                                                                                                                                                                                          cia de tarifas irreais, e falta de recursos pa­


                                                                                                                                                                                                                                                          ra a expansão e modernização dos serviços.


                                                                                                                                                                                                                                                                   Por ocasião da criação da CTMG, exis­


                                                                                                                                                                                                                                                          tiam em sua área de concessão 18.166 pe­

                                                                                                                                                                                                                                                          didos de novas instalações aguardando aten­



              A  expansão da rede fo i desencadeada a partir da                                                                      O trabalho na rede era muitas vezes realizado em                                                                      dimento, dos quais 12.911 em Belo Horizon­

              década de 60.                                                                                                         condições precárias.                                                                                                   te e 5.255 em outras localidades de sua rede.












             to em vigor e a elevar o número de telefo­


             nes em funcionamento para 37.560, até 31


             de dezembro de  1957.


                      Depois de cumpridas as formalidades ne­


             cessárias foi finalmente realizada a 1 ?  de ju­

             nho de 1953 a Assembléia para constituição


             da Companhia Telefônica de Minas Gerais,


             que iniciava suas atividades com um acer­


             vo avaliado em Cr$ 211 milhões (antigos).











                                           Situação crítica






                      Na verdade, a Companhia Telefônica de


             Minas Gerais surgia exatamente no momen­                                                                                  O primeiro

                                                                                                                                            pia 7io de
             to em que a telefonia atravessava uma situa­
                                                                                                                                           expansão
             ção crítica e bastante desanimadora, não só                                                                                    provocou


             em Minas Gerais, mas também no resto do
                                                                                                                                     muitas filas
             país. Não havia entrosamento no setor e a                                                                                       em Belo


             empresa operava com equipamentos obso-                                                                                     Horizonte.









             5 ó
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63