Page 53 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
P. 53

:uba também ampliou sua Central Automá­                                                                                •  Mais de seis mil usuários da Telasa rece­                                                                            • A Telepisa assinou contrato com a NEC


     tica com mais 397 terminais,  passando a                                                                                beram em suas residências um formulário                                                                                 do Brasil S.A., no valor de Cr$................


      contar, no momento, com 995.                                                                                           para  preenchimento e devolução rápida,                                                                                 326.321.502,00, no qual a indústria se com­


                                                                                                                             apontando as possíveis deficiências na pres­                                                                            promete a fornecer equipamentos como Sis­
      • Já no setor de recursos humanos, a Tele-

      pará está implantando o Planejamento de                                                                                tação de  serviços telefônicos em  Maceió,                                                                              temas de Rádio Microondas SHF a serem


      Revisão do Trabalho, que tem o objetivo de                                                                              Alagoas. Segundo o presidente da empre­                                                                                instalados nas seguintes localidades: Serra


      acompanhar e avaliar, a nível individual, o                                                                             sa, eng? Marcello Barros, o objetivo dessa                                                                             das Casinhas, Duas Lagoas, Tabuleiro Ci­


      desempenho de cada empregado. A Telepa-                                                                                 pesquisa é avaliar as informações colhidas                                                                             pó,  Marimbá, Gameleira, Caldeirão, Saco


      rá também está promovendo, entre seus em­                                                                               e desenvolver um atendimento rápido de                                                                                 Grande e Picos.


      pregados o 1? Curso de Linguagem Basic,                                                                                 acordo com as deficiências apontadas.                                                                                   •  Desde o mês de março, a cidade de Luzi-

      visando multiplicar conhecimentos e prepa­                                                                              • O  Distrito de Imperatriz, no Maranhão,                                                                              làndia, localizada ao norte do Piauí, está in­


      ro nas técnicas de programação e operação                                                                               prepara-se para ativar a Discagem Direta a                                                                              tegrada aos sistemas DDD e DDL O aprimo­


      de microcomputadores.
                                                                                                                              Cobrar. Os técnicos da Telma estão empe­                                                                                ramento dos serviços telefônicos naquela re­


       • Dario Pinheiro, presidente da Telepará,                                                                               nhados na ativação do sistema que descon­                                                                              gião deu-se em face da ativação de uma no­


       esteve participando, em Manaus, do Encon­                                                                               gestionará o tráfego interurbano.                                                                                      va Central Automática, capacitada com 200

       tro dos Ministros das Comunicações dos                                                                                                                                                                                                         terminais, todos já instalados.


       Países da Região Amazônica. Na ocasião,


       foram discutidos assuntos de interesse mú­                                                                                                                                                                                                                     • Teleceará ativou o Sistema


       tuo dos países do Pacto Amazônico, com vis­


       tas ao intercâmbio de informações e expe­                                                                                                                                                                                                                      de tele-supervisão, que


       riências nas áreas de comunicações, desta­                                                                                                                                                                                                                     inspeciona à distância todos

       cando-se aspectos relativos à integração da                                                                                                                                                                                                                    os equipamentos de uma


       infra-estrutura das Comunicações,  Recur­                                                                                                                                                                                                                      estação telefônica, tornando


       sos Humanos e Tecnologia.                                                                                                                                                                                                                                      mais eficiente a operação e


                                                                                                                                                                                                                                                                      manutenção da rede de
        • A Telpe inaugurou a Central Telefônica                                                                                                                                                                                                                      telecomunicações do Estado.


       da Cidade Universitária com 4.000 termi­


       nais. A solenidade teve as presenças do Go­                                                                                                                                                                                                                    Em sua primeira fase,


       vernador Roberto Magalhães, dos Ministros                                                                                                                                                                                                                      o sistema conta com


       Haroldo Corrêa de Mattos, cias Comunica­                                                                                                                                                                                                                       20 estações periféricas


       ções, e Mário Andreazza, do Interior, e dos                                                                                                                                                                                                                    e 3 centros: Fortaleza,


       governadores do Nordeste.                                                                                                                                                                                                                                      Juazeiro do Norte e Sobral.














                                                                                                                                                                                                                           Curitiba é a 2 .a cidade







                                                                                                                                                                                                                  a contar com o videotexto


       • Por sua vez a Cetel amplia sua área de serviços implantando o T e -


       l e c o m p r a  para comerciantes e prestadores de serviços da Ilha do Go­


       vernador. Qualquer usuário poderá fazer suas compras através do                                                                                                                               Enfatizando que o videotexto não deve ser encarado como


       telefone, economizando tempo e desgaste físico, além de combus­                                                                                                                               um meio de informação competidor com os jornais, o presi­


       tível para aqueles que possuem veículos automotores.                                                                                                                                          dente da Telepar, Gilberto Geraldo Garbi, entregou à popu­
                                                                                                                                                                                                     lação de Curitiba o primeiro terminal de consultas instala­


                                                                                                                                                                                                     do na Loj Tel.

                                                                                                                                                                                                     Depois de historiar todas as fases do projeto iniciado em de­


                                                                                                                                                                                                     zembro de 1979, por técnicos da Telepar, Garbi mostrou as


                                                                                                                                                                                                     facilidades que o videotexto trará à população, definindo-o


                                                                                                                                                                                                     como uma verdadeira “biblioteca eletrônica“, em função da


                                                                                                                                                                                                     diversidade de informações que ficarão armazenadas nos


                                                                                                                                                                                                     terminais do computador.


                                                                                                                                                                                                    Atualmente duas empresas jornalísticas de Curitiba — G a ­

                                                                                                                                                                                                    z e t a   d o   P o v o  e O  E s t a d o   d o   P a r a n á  — estão fornecendo da­


                                                                                                                                                                                                    dos para o terminal montado na Loj Tel. Curitiba já conta


                                                                                                                                                                                                    com mais 9 terminais de consultas instalados em locais de


                                                                                                                                                                                                    grande afluxo de pessoas. •










      • A Cetel também lançou um novo serviço conhecido como M o d u ­


     l a r i z a ç ã o .  Consiste na substituição das conexões rígidas dos telefo­


     nes por tomadas e plugs (foto acima). A principal vantagem desse


     sistema é permitir a completa mobilidade do aparelho que pode ser


     deslocado pelo próprio usuário para qualquer cômodo da casa, ou


     mesmo para outra residência, em caso de mudança.                                                                                                                                                                                                                         m        i                                  V i d e o t e x t o


                                                                                               0
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           i n s t a l a d o  p e l a
     • A diretoria da Telepar, preocupada com a necessidade do atendi­


     mento da demanda telefônica rural, tem orientado a equipe técnica                                                                                                                                                                                                                                                     T e l e p a r


     da empresa no sentido de pesquisar soluções cada vez mais otimi­                                                                                                                                                                                                                                                      e m   v á  r i o s


     zadas, visando facilitar o acesso deste importante segmento econô­                                                                                                                                                                                                                                                    l o c a  i s  d e


     mico aos serviços telefônicos do Paraná. Contudo, as fortes chuvas

     e as enchentes ocorridas no interior do Estado prejudicaram enor­                                                                                                                                                                                                                                                     C u r i t i b a ,


     memente o bom andamento desse projeto.
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58