Page 62 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
P. 62
mento do sistema instalado. Editamos ain j
pansão para Belo Horizonte — o BH 6 — e da um B o l e t i m d e C l i e n t e s E s p e c i a i s que vem
a empresa recebeu cerca de 60 mil fichas sendo usado como veículo de comunicarás •á
preenchidas e assinadas, “o que está ser entre eles e a Telemig” w
vindo para fazermos um estudo de deman
— Procuramos também manter sempre
da para futuras contratações de terminais”. o assinante informado de tudo que o c o r r e
No interior, a demanda é também bastan
te alta “e, infelizmente, a expansão não es Recentemente houve um erro na emissão
tá sendo suficiente para atender todos os pe das contas e no dia seguinte fomos publica-
didos. Mas, apesar dos tempos difíceis que mente aos jornais para explicar o que havia
estamos vivendo, a Telemig continua a cres acontecido e dar uma satisfação ao cliente.
cer, ainda que em ritmo mais lento e com in A qualidade dos serviços prestados aos
assinantes vem recebendo atenção prioritá
vestimentos menores”.
ria. Os indicadores alcançam, ano a ano, me
Política de pessoal lhor resultado, beneficiando o funcionamen
to das redes locais e permitindo maior vo
A Telemig possui hoje 7.530 emprega lume de tráfego intenirbano. No último tri
dos e uma política de pessoal bastante ati mestre de 82, as solicitações de conserto por
va que procura, segundo seu presidente, 100 telefones não passaram de 5,39 por cen
“melhorar as condições de trabalho e pro to e o índice de utilização de terminais che
mover a satisfação do empregado”. gou, no mesmo período, a 96 por cento, su
Entre os programas voltados para os em perando até mesmo o índice do Sistema Te
pregados estão o Telemed, para assistência lebrás — 89 por cento. O tráfego interurba
médica através de uma rede de hospitais, no também vem subindo: nos primeiros qua
médicos e laboratórios credenciados, e a ali tro meses deste ano tivemos 25.750.000
mentação subvencionada. A telefonia ligou o interior aos grandes centros. chamadas completadas.
A Empresa vem ainda introduzindo uma
série de novos serviços, tornando mais fá
cil o dia-a-dia dos usuários em geral. Entre
estes está o F o n e t á x i . Através do Código 197
o passageiro tem acesso a uma central que
distribui a chamada para um dos 34 apare
lhos do tipo “orelhão” instalados em pontos
de táxi nos diversos bairros da cidade, de
acordo com o local de onde partiu a ligação.
Outro serviço recentemente implantado
é o da venda de aparelhos, em lojas monta
das por empreiteiras de rede e credenciadas
pela Telemig. A instalação dos telefones
também vem sendo bastante facilitada, gra
ças aos entendimentos mantidos entre a em
presa, a Prefeitura e o Sindicato da Constru
Na ÍMgoa da Pam pulha,
ção Civil, para implantação, pelos.constru
os esforços para
tores, não apenas da tubulação nos prédios,
o lançamento de
mas também de fiação, cabeaçáo e tomadas
um cabo sulxiqudtia).
nos apartamentos ou escritórios.
— O que queremos — adianta o presi
— Temos procurado, principalmente, internos e participar cie competições espor dente da Telemig — é transformar o teleto-
manter o nível de emprego apesar da situa tivas estaduais, a ARI' tem importante atua ne num eletrodom éstico como outro
ção adversa da economia do País. Mesmo ção no bem-estar social, oferecendo, inclu qualquer.
em situações onde a dispensa de emprega sive, tratamento odontológico para seus O aspecto social do telefone também não
dos pode parecer iminente, em decorrência associados. é esquecido e a empresa vem realizando pro
do aperfeiçoamento tecnológico ou da auto Ainda dentro do setor de pessoal, mere gramas para as comunidades carentes, atra
matização dos serviços, a Telemig tem pro ce destaque o centro de treinamento, com vés da instalação de telefones comunitários.
curado buscar alternativas para o aprovei programas de desenvolvimento gerencial e Um total de 147 desses aparelhos, que per
tamento em outras atividades — esclarece técnico. mitem receber chamadas, já funcionam em
o brigadeiro Kõpp. conjuntos habitacionais e áreas carentes, es
Exemplo dessa política, segundo ele, foi tendendo os benefícios 'das telecomunica
a implantação do sistema de Discagem Di Uma boa imagem ções a faixas mais amplas da população.
reta a Contar (DDC), que liberou Í08 tele O telefone compartilhado também esta
fonistas, aproveitadas em outros setores da — Todos sabem que uma empresa de em operação na Telemig, objetivando aten
empresa: atendimento no Centro de Comu serviços públicos se mede pelos desacertos. der áreas fechadas de baixo tráfego» telelo-
tação Manual; Capetel — uma bolsa para Felizmente, neste aspecto, a Telemig vem nico. A primeira área atendida está local1'
compra, venda, troca e aluguel de telefones fugindo ao padrão, pois são muitos os elo zada em Betim e os resultados, até agora,
criada pela Telemig, sem fins lucrativos, gios que temos recebido pela qualidade do têm sido bastante satisfatórios, segundo o
com o objetivo de combater a atividade do atendimento prestado aos assinantes e brigadeiro Kõpp.
mercado paralelo; Postos de Serviço; e ope usuários. A Empresa tem ainda colaborado com o
ração de distribuidor geral de estação, ati A afirmativa é do brigadeiro Kõpp, que Governo federal em sua política de inteno*
vidade anteriormente executada apenas por destaca o desenvolvimento do setor de m a r - rização das telecomunicações, através a
homens. k e t i n g para conscientização dos empregados instalação de sistemas de telefonia rural- .n
A Telemig possui também um amplo junto aos assinantes. “A Telemig foi a pri estão em operação cinco sistemas rádio
programa de lazer, através da Associação meira empresa do Sistema Telebrás a ter tipo multi-acesso, em Montes Claros. Nam
Recreativa Telemig — ART, com clubes em um Departamento de Marketing” — desta que e Poços de Caldas, com acesso ao Ln
Belo Horizonte, Montes Claros, Governador ca - “e a através dele temos realizado di e DDI, cada um com 60 assinantes. Esn
Valadares. Juiz de Fora, Varginha e Divinó- versos programas. Entre eles o de consul também ativados sistemas rádio para te
polis. A ART foi criada há cerca de oito tores de clientes especiais, que orientam fonia rural em Varginha e Boa Esperam _
anos, possuindo hoje 7.150 sócios que repre quanto à melhor utilização do equipamento cada um com 10 assinantes, e outro aií “. s.
sentam 95 por cento do número de empre telefônico desses assinantes, aconselhando- cooperativa de cafeicultores em São be ^
gados da empresa. Além de realizar torneios os no que diz respeito ao melhor aproveita- tião do Paraíso.
Telebrasil. SetemoroOutut-