Page 62 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
P. 62

mento do sistema instalado. Editamos ain­ j
            pansão para Belo Horizonte — o BH 6 — e                                                                                                                                                                                                            da um B o l e t i m  d e  C l i e n t e s  E s p e c i a i s  que vem


            a empresa recebeu cerca de 60 mil fichas                                                                                                                                                                                                           sendo usado como veículo de comunicarás                                                                       •á


            preenchidas e assinadas, “o  que está ser­                                                                                                                                                                                                         entre eles e a Telemig”                                                                            w


            vindo para fazermos um estudo de deman­
                                                                                                                                                                                                                                                                        — Procuramos também manter sempre
            da para futuras contratações de terminais”.                                                                                                                                                                                                        o assinante informado de tudo que o c o r r e


            No interior, a demanda é também bastan­


            te alta “e, infelizmente, a expansão não es­                                                                                                                                                                                                       Recentemente houve um erro na emissão

             tá sendo suficiente para atender todos os pe­                                                                                                                                                                                                    das contas e no dia seguinte fomos publica-


             didos. Mas, apesar dos tempos difíceis que                                                                                                                                                                                                       mente aos jornais para explicar o que havia


             estamos vivendo, a Telemig continua a cres­                                                                                                                                                                                                      acontecido e dar uma satisfação ao cliente.


             cer, ainda que em ritmo mais lento e com in­                                                                                                                                                                                                              A qualidade dos serviços prestados aos

                                                                                                                                                                                                                                                              assinantes vem recebendo atenção prioritá­
             vestimentos menores”.

                                                                                                                                                                                                                                                              ria. Os indicadores alcançam, ano a ano, me­


                                       Política de pessoal                                                                                                                                                                                                    lhor resultado, beneficiando o funcionamen­

                                                                                                                                                                                                                                                              to das redes locais e permitindo maior vo­



                      A Telemig possui hoje 7.530 emprega­                                                                                                                                                                                                    lume de tráfego intenirbano. No último tri­


             dos e uma política de pessoal bastante ati­                                                                                                                                                                                                      mestre de 82, as solicitações de conserto por


             va que procura,  segundo seu presidente,                                                                                                                                                                                                         100 telefones não passaram de 5,39 por cen­


             “melhorar as condições de trabalho e pro­                                                                                                                                                                                                        to e o índice de utilização de terminais che­

             mover a satisfação do empregado”.                                                                                                                                                                                                               gou, no mesmo período, a 96 por cento, su­


                      Entre os programas voltados para os em­                                                                                                                                                                                                 perando até mesmo o índice do Sistema Te­


             pregados estão o Telemed, para assistência                                                                                                                                                                                                       lebrás — 89 por cento. O tráfego interurba­


             médica através de uma rede de hospitais,                                                                                                                                                                                                        no também vem subindo: nos primeiros qua­


             médicos e laboratórios credenciados, e a ali­                                                                                                                                                                                                   tro meses  deste ano tivemos 25.750.000


             mentação subvencionada.                                                                                                  A   telefonia ligou o interior aos grandes centros.                                                                    chamadas completadas.

                                                                                                                                                                                                                                                                      A Empresa vem ainda introduzindo uma


                                                                                                                                                                                                                                                             série de novos serviços, tornando mais fá­


                                                                                                                                                                                                                                                             cil o dia-a-dia dos usuários em geral. Entre


                                                                                                                                                                                                                                                             estes está o F o n e  t á x i .  Através do Código 197


                                                                                                                                                                                                                                                             o passageiro tem acesso a uma central que


                                                                                                                                                                                                                                                             distribui a chamada para um dos 34 apare­

                                                                                                                                                                                                                                                             lhos do tipo “orelhão” instalados em pontos


                                                                                                                                                                                                                                                             de táxi nos diversos bairros da cidade, de


                                                                                                                                                                                                                                                             acordo com o local de onde partiu a ligação.


                                                                                                                                                                                                                                                                     Outro serviço recentemente implantado


                                                                                                                                                                                                                                                             é o da venda de aparelhos, em lojas monta­


                                                                                                                                                                                                                                                             das por empreiteiras de rede e credenciadas


                                                                                                                                                                                                                                                             pela  Telemig.  A  instalação dos telefones


                                                                                                                                                                                                                                                             também vem sendo bastante facilitada, gra­


                                                                                                                                                                                                                                                             ças aos entendimentos mantidos entre a em­

                                                                                                                                                                                                                                                             presa, a Prefeitura e o Sindicato da Constru­

                                                                                                                                                                                          Na ÍMgoa da Pam pulha,
                                                                                                                                                                                                                                                             ção Civil, para implantação, pelos.constru­

                                                                                                                                                                                          os esforços para
                                                                                                                                                                                                                                                             tores, não apenas da tubulação nos prédios,
                                                                                                                                                                                          o lançamento de
                                                                                                                                                                                                                                                             mas também de fiação, cabeaçáo e tomadas
                                                                                                                                                                                          um cabo sulxiqudtia).
                                                                                                                                                                                                                                                             nos apartamentos ou escritórios.


                                                                                                                                                                                                                                                                      — O que queremos —  adianta o presi­


                     — Temos  procurado,  principalmente,                                                                             internos e participar cie competições espor­                                                                           dente da Telemig — é transformar o teleto-


            manter o nível de emprego apesar da situa­                                                                                tivas estaduais, a ARI' tem importante atua­                                                                           ne  num  eletrodom éstico  como  outro

            ção adversa da economia do País. Mesmo                                                                                   ção no bem-estar social, oferecendo, inclu­                                                                             qualquer.


            em situações onde a dispensa de emprega­                                                                                  sive,  tratamento odontológico para seus                                                                                       O aspecto social do telefone também não


            dos pode parecer iminente, em decorrência                                                                                associados.                                                                                                             é esquecido e a empresa vem realizando pro­


            do aperfeiçoamento tecnológico ou da auto­                                                                                        Ainda dentro do setor de pessoal, mere­                                                                        gramas para as comunidades carentes, atra­


            matização dos serviços, a Telemig tem pro­                                                                               ce destaque o centro de treinamento, com                                                                                vés da instalação de telefones comunitários.

            curado buscar alternativas para o aprovei­                                                                               programas de desenvolvimento gerencial e                                                                                Um total de 147 desses aparelhos, que per­


            tamento em outras atividades — esclarece                                                                                 técnico.                                                                                                                mitem receber chamadas, já funcionam em


            o brigadeiro Kõpp.                                                                                                                                                                                                                               conjuntos habitacionais e áreas carentes, es­



                    Exemplo dessa política, segundo ele, foi                                                                                                                                                                                                 tendendo os benefícios 'das telecomunica­

            a implantação do sistema de Discagem Di­                                                                                                             Uma boa imagem                                                                              ções a faixas mais amplas da população.


            reta a Contar (DDC), que liberou Í08 tele­                                                                                                                                                                                                               O telefone compartilhado também esta


            fonistas, aproveitadas em outros setores da                                                                                       — Todos sabem  que uma empresa de                                                                             em operação na Telemig, objetivando aten­


           empresa: atendimento no Centro de Comu­                                                                                   serviços públicos se mede pelos desacertos.                                                                            der áreas fechadas de baixo tráfego» telelo-


           tação Manual; Capetel — uma bolsa para                                                                                    Felizmente, neste aspecto, a Telemig vem                                                                                nico. A primeira área atendida está local1'


           compra, venda, troca e aluguel de telefones                                                                               fugindo ao padrão, pois são muitos os elo­                                                                              zada em Betim e os resultados, até agora,

           criada pela Telemig, sem fins lucrativos,                                                                                 gios que temos recebido pela qualidade do                                                                               têm sido bastante satisfatórios, segundo o


           com o objetivo de combater a atividade do                                                                                 atendimento  prestado aos assinantes e                                                                                  brigadeiro Kõpp.


           mercado paralelo; Postos de Serviço; e ope­                                                                               usuários.                                                                                                                        A Empresa tem ainda colaborado com o


           ração de distribuidor geral de estação, ati­                                                                                      A afirmativa é do brigadeiro Kõpp, que                                                                          Governo federal em sua política de inteno*


           vidade anteriormente executada apenas por                                                                                 destaca o desenvolvimento do setor de m a r -                                                                           rização  das telecomunicações, através a


           homens.                                                                                                                   k e t i n g  para conscientização dos empregados                                                                        instalação de sistemas de telefonia rural- .n


                    A Telemig possui também  um  amplo                                                                              junto aos assinantes. “A Telemig foi a pri­                                                                              estão em operação cinco sistemas rádio


           programa de lazer, através da Associação                                                                                  meira empresa do Sistema Telebrás a ter                                                                                 tipo multi-acesso, em Montes Claros. Nam


           Recreativa Telemig — ART, com clubes em                                                                                   um Departamento de Marketing” — desta­                                                                                  que e Poços de Caldas, com acesso ao Ln

           Belo Horizonte, Montes Claros, Governador                                                                                 ca -  “e a através dele temos realizado di­                                                                             e DDI, cada um com 60 assinantes. Esn


           Valadares. Juiz de Fora, Varginha e Divinó-                                                                              versos programas. Entre eles o de consul­                                                                                também ativados sistemas rádio para te


           polis.  A  ART  foi criada há cerca de oito                                                                               tores de clientes especiais,  que orientam                                                                              fonia rural em Varginha e Boa Esperam  _


           anos, possuindo hoje 7.150 sócios que repre­                                                                             quanto à melhor utilização do equipamento                                                                                cada um com 10 assinantes, e outro aií “.  s.


           sentam 95 por cento do número de empre­                                                                                   telefônico desses assinantes, aconselhando-                                                                             cooperativa de cafeicultores em São be  ^


          gados da empresa. Além de realizar torneios                                                                               os no que diz respeito ao melhor aproveita-                                                                              tião do Paraíso.









                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Telebrasil. SetemoroOutut-
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67