Page 7 - Telebrasil - Março/Abril 1983
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Também  na parte de  atendimento  ao                                                                                    TB — A rede da  Telerj é sabidamente                                                                                  estamos desde  1979 desenvolvendo  um


   público, os chamados serviços verticais,                                                                                antiga; a problemática da rede externa                                                                                programa de rearrumação de 2.000 cai­


   implantamos os telefones de  3  algaris­                                                                               já está, na opinião de V. Sa., resolvida?                                                                              xas telefônicas. Daquele ano até hoje já


   mos: Corpo de Bombeiros (193); Detran                                                                                   N SJ  —  P raticam ente  sim ;  porque                                                                                conseguimos rearrumar  1.961  caixas,



   (194);  Gás  (197)...  Com  os serviços já                                                                              quando assumimos a Telerj, em  1979, o                                                                                quer dizer,  este projeto está quase  ter­


   existen tes  tem os  um a  rede  m uito                                                                                 número de defeitos, quando chovia mais                                                                                minado.  Então,  com  todas essas  medi­


   grande de utilidade pública.                                                                                            forte, chegava a  15 mil. E hoje esse nú­                                                                             das, eu acho que o problema da rede está


                                                                                                                           mero fica por volta de 500.  E estes, em                                                                              praticamente  solucionado.  Tanto  que


                                                                                                                            menos  de  24  horas,  são  concertados  e                                                                            chove e as reclamações não aparêcem.

   TB — Existe demanda  reprimida  na
                                                                                                                           passarn  a  um  nível  ínfimo:  menos  de
   área de concessão da  Telerj? Em  caso                                                                                   100.  E  um  trabalho permanentemente                                                                                  TB — Quais as prioridades que  V.  Sa.


   afirm ativo,  como  esta  poderá  ser                                                                                    prioritário.  Hoje  temos todos os cabos-                                                                             atribui para  os diversos serviços que a



   atendida?                                                                                                                troncos e os cabos de  assinantes  pres­                                                                               empresa  oferece? Algum serviço novo


   NSJ — Há uma demanda reprimida em                                                                                        surizados, o  que evita  os defeitos.  Nós                                                                             em perspectiva?


   torno de 300 mil terminais. Nós estamos


   atendendo dentro das restrições conjun­


    turais.  Mesmo  assim ,  contratam os


    anualmente cerca de 50 mil terminais e



    prosseguimos çom a implantação dessas


    centrais, fazendo inclusive o remaneja-


    mento de terminais telefônicos de cen­


    trais ociosas. Com isso estamos paulati­



    namente  procurando  atender  à  de­


    manda.









      TB — Quais as perspectivas da empresa


     para o corrente ano,  frente a estas res­


      trições conjunturais?


     NSJ — Antes de responder a esta per­



     gunta, eu gostaria de definir bem o que


     são restrições  conjunturais,  porque  a


     Telerj  vive com seus  próprios meios.  O


     que a Telerj  recebe como restrições são


      tetos de investimentos e de custeio. En­


      tão,  dentro  destas restrições,  podemos


      contratar 50 mil terminais. E quanto ao



      custeio,  temos que  fazer  muita econo­


      mia para nos manter dentro dos tetos es­


      tabelecidos  pela Telebrás.  E  isso  está


      nos causando problemas — que estamos


      procurando  resolver — na  área de pes­


      soal,  isto é, para não demitir ninguém.



      O grande problema não é a falta de di­


      nheiro, mas as restrições para os gastos.








     TB — A  administração de  V.  Sa.  tem



     sido caracterizada pelo slogan  de em­


     pregado satisfeito. Como vê a nova polí­


     tica salarial neste contexto?
                               /
     NSJ —  E  indiscutível  que  o  Governo                                                                                           A Telerj explora os serviços de


     Federal visou com a nova política sala­                                                                                            TCs de todos os municípios do



     rial  atender melhor o  pessoal  de baixa                                                                                       Estado. Na foto, manutenção da


     renda, porque realmente quando nós as­                                                                                             rede aérea que serve ao H otel


     sumimos  a  Telerj,  em  1979,  havia  um                                                                                                Quitandinha, Petrópolis.                                                                              NSj  _  No meu entender, a prioridade


     ,çgap”  muito  grande entre  os salários                                                                                                                                                                                                       de uma companhia telefônica — é bom


     mais elevados e os menores salários. Es­                                                                                                                                                                                                       que isso fique bem claro — é permitir no



     sa política  provocou um  achatamento                                                                                                                                                                                                          mais curto prazo a ligação entre dois as­


     salarial. E o Governo no momento está                                                                                                                                                                                                          sinantes. Essa é a prioridade número 1.


     procurando  tomar medidas para solu­                                                                                                                                                                                                           Em seguida vêm os serviços verticais de


      cionar esse achatamento. Quando assu­                                                                                                                                                                                                         emergência como  Corpo  de  Bombeiros,


      mimos a Telerj  procuramos compensar                                                                                                                                                                                                          Polícia, Defesa Civil e outros. Esses são,



      os empregados de baixa  renda com al­                                                                                                                                                                                                         no  meu  entender,  os  serviços  priori­


      guns  benefícios  como  a  alimentação                                                                                                                                                                                                        tários.  Só depois poderemos pensar em


      mais barata,  a  aquisição  da casa pró­                                                                                                                                                                                                       serviços de utilidade pública como Hora


      pria,  a  assistência  médica  supletiva,                                                                                                                                                                                                      Certa, Despertador, Telegrama Fonado


      etc. Mas agora o problema está se inver­                                                                                                                                                                                                       e outros. Agora, novos serviços que nós


      tendo — e o Governo já está sentindo is­                                                                                                                                                                                                       temos em vista são a telefonia móvel e o


      so —, o problema está atingindo o pes­                                                                                                                                                                                                         videotexto,  mas que estamos na depen­



      soal de salário mais elevado. E nós, en­                                                                                                                                                                                                       dência do sinal verde da Telebrás. Tam­


      tão,  dentro  das  nossas  possibilidades,                                                                                                                                                                                                     bém aumentamos o número de telefones


      estamos procurando  atender esses em­                                                                                                                                                                                                          comunitários (que fazem e recebem cha­


      pregados.                                                                                                                                                                                                                                      madas) nas áreas carentes e, dentro do }
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