Page 83 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
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As entrevistas individuais, anteriormente cita
das, permitem troca de impressões e de informa
ções com cada participante. As carências identifi
cadas permitem que sejam, então, enriquecidos
os aspectos sociais a serem abordados.
Estes seminários são realizados a partir de es
tudo de casos da empresa e objetivam uma vi
vência das ciências sociais dentro de nossa reali
dade organizacional, bem como a padronização
da linguagem gerencial.
Na evolução do programa, os participantes têm
sido levados a levantar problemas de suas áreas e
de seus pares, no que passou a ser chamado de
uma fase de diagnose organizacional.
Consiste na identificação dos macroaspectos de
uma área que, de alguma forma, se conflita com
outra. Os grupos trabalham os problemas, fica
estabelecida a forma de solução e medidas são to
madas a fim de minimizar a situação apresen
//
tada. É uma decisão grupai e a implementação Barbosa: "Alguns aspectos estio neste m om ento preocupando nossos dirigentes
representa consenso ou, pelo menos, aceitação
da maioria. É de se considerar que os participan
mações técnicas resultantes de sua vasta experi dos tragam, no seu contexto, hábitos gerenciais,
tes têm com o grupo compromisso de implantar
ência, com acesso permitido a qualquer empre anteriormente desprezados pelo próprio antago
aquilo que é decidido, ainda que pessoalmente
gado da área operacional por terminal de compu nismo latente que sempre foram consideradas as
não se sinta muito convencido.
tador. Ainda assim, está extremamente voltada ciências sociais versus as ciências exatas.
para fazer com que seus principais executivos se
Paralelamente aos programas até então apresen
jam sempre conhecidores das novas técnicas em Como exemplo citamos: Mudanças de comporta
tados, é desenvolvido um programa básico de
seu campo de atuação e em áreas similares; este mento, integração inter e intra grupos, hábito de
supervisão que, pela sua essência, exige e con
jam sempre conhecedores das novas técnicas em planejar atividades, constância no trato com pro
duz os executivos de primeira linha a terem uma
criar tecnologias específicas, que passem os co blemas de recursos humanos, melhores condi
participação muito ativa no programa geral, fun
nhecimentos adquiridos a seus subordinados e, ções para exercer o processo decisório, busca de
cionando mesmo, em muitas oportunidades,
o que julga fundamental, que utilizem nos traba uma interação melhor com unidades de apoio ou
como multiplicadores na formaçao de executivos
lhos dos quais façam parte uso da mais moderna paralelas e até mesmo melhores condições de
da empresa.
técnica da qual sejam possuidores, no adequado vida.
interesse das empresas clientes. Não pode, Futurologia
Consiste primeiramente na preparação prévia
ainda, deixar de ser ressaltado o incentivo ao ma
dos participantes, através de textos selecionados
gistério em instituições de renome, em todo o Alguns aspectos estão neste momento preocu
e elaborados a partir da realidade da IESA.
país. pando nossos dirigentes, que desde já merecem
nossa atenção.
O passo seguinte é a condução de uma série de
Resultados Obtidos
reuniões com os participantes para sua sensibili O mais imediato é a conscientização da necessi
zação, discussão e orientação sobre o programa dade de pensar, cada vez mais no nível de quali
A relaçao de causa e efeito do tipo de treina
para que possam ser desenvolvidos, então, os se dade de cada etapa dos serviços realizados. Esta
mento ou desenvolvimento de pessoal utilizado
minários voltados para aspectos eminentemente mos pensando em viver qualidade não apenas
na IESA, é difícil de ser mensurado em valores
sociais da empresa, visando o desenvolvimento como produto acabado, mas sim a cada etapa do
quantitativos em razão da mobilidade do seu
dos participantes. processo.
pessoal que, via de regra, por força do término
dos projetos muitas vezes de grande porte, por
Os aspectos mais relevantes, desta fase, podem Uma outra preocupação está ligada a era dos ro
vezes se vê na condição de abandonar a emprésa.
ser considerados como sendo a entrevista indivi bôs. É bastante possível que, ainda nesta década,
dual de feedback mantida pela unidade de de possamos fornecer dados de carta-proposta a um
senvolvimento de pessoal com cada participante Isto é um risco natural assumido por ambas as robô e obtermos, como resposta, uma fase do tra
para análise do seu estilo gerencial, bem como a partes e um fator relevante que poderia se consti balho.
reunião do participante com seu superior ime tuir na frustração de qualquer programa, mas
diato para troca de informações sobre o conteúdo que, conscientemente, a IESA interpreta como Finalmente, o terceiro aspecto é a armazenagem
programático a que foi submetido. Em ambos os uma contribuição para o crescimento necessário de informações.
casos há uma troca de experiência muito enrique- do potencial dos engenheiros no Brasil.
cedora. O mundo estará precisando memorizar menos e
Disto decorre que o quantitativo de pessoal fi guardar apenas suas fontes de informações. O
A IESA adotou uma filosofia de desenvolvi xado à empresa deixa um resíduo positivo no tra conhecimento humano já não estará conse
mento de pessoal através da qual a sua principal to gerencial, em melhores padrões de adminis guindo a curto prazo abranger a gama de conhe
preocupação é dar uma formação gerendal aos tração de projetos e de tecnologia específica den cimentos existentes.
seus executivos, partindo do pressuposto de que tro de suas especialidades.
o nível de competência técnica não é dos mais di Nesse contexto, com os três aspectos citados, o
fíceis de ser alcançado. Como principal passo É, sem dúvida, um resultado promissor que nos executivo do futuro, a curto prazo, deverá ter em
deve ser dito que existe, na empresa, um banco leva a acreditar que os efeitos dos esforços dedi mente estes aspectos, que certamente influencia
de dados onde estão registradas todas as infor- cados aos programas de treinamento implanta rão em nosso trabalho de formá-los. UlT