Page 17 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
P. 17

Sistema  Telebrás tem muito a oferecer






                                            no intercâmbio com os países em desenvolvimento.




























                                                                                                                                                                     Tfci_EBhÁS









                                                                                                                     SISTEMA TELEBRÁS
                                                                                                                                                                                 SISTEMA TELEBRÁS
                                                                                                                                                                                                                                   SISTEMA TELEBRÁS                            SISTEMA TELEBRÁS                        SISTEMA  TELEBRÁS









































































                    Uma panorâmica do estando da  Telebrás.






                         Localizado  estrategicam ente  junto à  entrada  da  feira,  o os-                                                                                                            Não  menos  impressionante  foi  a  mostra  de  índices  regis­


                         tande  do  Sistema  Telebrás centralizou  sua apresentação na                                                                                                                 trando  a  melhoria  de  qualidade  dos  serviços  ao  longo  da


                         filosofia de trabalho da empresa e nas suas principais realiza­                                                                                                               década; a expansão do sistema telefônico (de 2.4 para 6.3 tel.


                         ções nos campos  gerencial,  logístico,  técnico e operacional.                                                                                                               por 100  habitantes);  e  da eficiência  na  utilização de  pessoal


                         Abriu o estande  um  painel,  de aprimorado tratamento grá­                                                                                                                   (de 35 para  75 telefones por empregado).


                         fico, proclamando,  não sem uma ponta de orgulho, o motto:


                         'Telecom unicações Brasileiras: uma abertura para o futuro,                                                                                                                    Ao percorrer o estande fizeram-se referências ao know-how


                         com eficácia no presente".                                                                                                                                                    adquirido com os centros de operação,  um poderoso instru­

                                                                                                                                                                                                        mento para a otimização dos serviços e do contato com o pú­



                         E  para  quem  porventura  alim entasse  dúvidas  sobre  o  real                                                                                                               blico e  também a  filosofia da ampliação do uso do  telefone,


                         significado e abrangência do Sistema Telebrás, ele mesmo se                                                                                                                   como, por exemplo, pela introdução das centrais de informa­


                         autodefine como  "um   sistema de empresas brasileiras con­                                                                                                                    ção  (uma  opção  telemática  para  o Terceiro  Mundo)  sendo


                         cessionárias de serviços  públicos de telecomunicações,  vin­                                                                                                                  aplicada a: fretes; reservas de passagens rodoviárias; produ­


                         culado ao governo da  União,  através do Ministério das Co­                                                                                                                    tos  alimentícios;  informações  bancárias,  fiscais  e  previden-


                         municações e  tendo como sociedade controladora a Teleco­                                                                                                                      ciárias; e a central de táxis.

                         municações Brasileiras S/A —  Telebrás", com 84,7% do capi­



                         tal votante pertencente à  União —  o que define um sistema                                                                                                                    Na área tecnológica um painel dinâmico, dando testemunho

                         em inentem ente estatal,  portanto.                                                                                                                                            da  inventividade  no sistema,  apresentou  o  funcionamento


                                                                                                                                                                                                        de um concentrador,  interligando 96 assinantes com apenas


                         Ficou-se,  também  sabendo  que  a  constelação  das TCs bra­                                                                                                                  16 pares telefônicos.


                         sileiras, tal qual uma galáxia ainda em formação, é constituí­


                         da  de  250 entidades  independentes,  31  empresas  controla­                                                                                                                O estande finalizou-se com a divulgação das  realizações de


                         das (24 em presas-pólo de integração estadual, 1 de longa dis­                                                                                                                alta tecnologia em curso no CPqD de Campinas: laser quater­


                         tância e 6 concessionárias de serviço local) e de uma associa­                                                                                                                nários,  fibras  óticas  de  índice  gradual,  estações  terrenas  e


                         da singular (a CRT do Rio Grande do Sul).                                                                                                                                     centrais temporais.






                         A seguir, numa seqüência didática, desfilaram painéis repre­                                                                                                                  Não restou dúvida que da telefonia rural ao planejamento e


                         sentando os diversos subsistemas: o de planejamento e con­                                                                                                                    treinamento de recursos  humanos,  o  Sistema  Telebrás tem


                         trole; o económico-financeiro; o de recursos humanos (96 mil                                                                                                                  muito a oferecer: no campo internacional, para dar suporte a


                         e 965 pessoas  trabalham  no sistema); o de práticas (repertó­                                                                                                                convênios de assistência técnica que venham a ser firmados


                        rio do conhecim ento adquirido em TCs) e o de gerência  de                                                                                                                     com as administrações dos países envdesenvolvimento e no


                        material (um importante ponto de apoio para o ingresso do                                                                                                                      campo  doméstico,  para  enfrentar os  novos  desafios  da  re­


                        Brasil na comunidade logística internacional).                                                                                                                                 volução das comunicações digitais e de informática.  (JCF).
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22