Page 12 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
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A exposição feita por Anthony Seeger,


                                                                                                                                                 sociólogo do Museu Nacional, foi sobre


                                                                                                                                                 as sociedades indígenas do Brasil, hoje.


                                                                                                                                                 Baseando-se  nos  meses  em  que  viveu



                                                                                                                                                 numa aldeia Suyá, no Alto Xingu, See­


                                                                                                                                                 ger observou  os  modos  de  comunica­


                                                                                                                                                 ção‘entre os pequenos e bastante isola­


                                                                                                                                                 dos grupos indígenas da região —  a co­


                                                                                                                                                 municação  formalizada  dentro  da  co­


                                                                                                                                                 m unidade,  que  indica  com   quem ,



                                                                                                                                                 quando  e  como  falar,  a  importância


                                                                                                                                                 dada ao canto, a memória treinada, e o


                                                                                                                                                 multilingüismo  característico  do  alto


                                                                                                                                                 rio Negro,  em  que  cada  indivíduo  do­


                                                                                                                                                 mina  pelo  menos  quatro  línguas  indí­


                                                                                                                                                 genas  e  deve  casar-se  num  grupo  de


                                                                                                                                                 línguas diferentes daquela  da  comuni­


                                                                                                                                                 dade de seu pai.







                                                                                                                                                 Os  meios  de  com unicação  têm  sido


                                                                                                                                                 bem  utilizados,  pois  os  índios  não  os


                                                                                                                                                 absorvem,  sim plesm ente  —  usam  a


                                                                                                                                                 técnica para circular seus valores.  Com


                                                                                                                                                 o  gravador,  já  muito  popular,  regis­


                                                                                                                                                 tram  músicas,  discursos  políticos  de


                                                                                                                                                 seus chefes e circulam as fitas pelas ou­

                           R o b e r t o   d a   M a l t a ,   a n t r o p ó l o g o   d o   M                        u s e u

                           Nacional: "Falar de Antropologia é ter que falar de                                                                   tras tribos, dentro do sistema de trocas

                           comunicação."                                                                                                        que lhes é usual.  Usam o rádio só para                                                                                   Anthony Seeger,  do Museu Nacional: "Uma An­


                                                                                                                                                ouvir música,  pois não entendem  por­                                                                                    tropologia  da  Comunicação deve investigar não
                                                                                                                                                                                                                                                                          somente o que é falado,  mas o que não é falado e
                                                                                                                                                 tuguês.  Anthony  Seeger  ilustrou  sua
                            BabakárSine, especialista em comunica­                                                                                                                                                                                                        ainda assim comunicado."

                                                                                                                                                exposição com um filme sobre os índios
                            ções do  Senegal,  procurou  precisar os

                                                                                                                                                Suyá, em que é destacado o canto como
                           contornos do embate entre as  podero­                                                                                                                                                                                                         empresa técnica tem que ter a visão do

                           sas tecnologias formadas pelos medias,                                                                                modo de expressão indígena.                                                                                             homem  para bem utilizar a tecnologia.



                           sistemas audiovisuais, e a cultura tradi­                                                                                                                                                                                                     Ora, se para que se possa ter uma visão
                                                                                                                                                 Para  o  engenheiro Jorge  Pedro  Dalle-
                           cional  africana,  eminentemente  oral.                                                                                                                                                                                                       compreensiva  de qualquer área do co­
                                                                                                                                                done de Barros,  chefe da assessoria de
                           Como  pontos  positivos,  Babakár Sine                                                                                                                                                                                                        nhecim ento  humano  mister se  faz a
                                                                                                                                                desenvolvimento  da  Embratel,  "um a
                           vê a contribuição à preservação das tra­                                                                                                                                                                                                      busca  de  um  modelo  adequado,  nada


                           dições orais próprias;  o suporte a  uma                                                                                                                                                                                                      mais  justo  que  se  busque,  na  própria


                           comunicação interna  entre as diversas                                                                                                                                                                                                        com unicação  hum ana,  a  inspiração


                           culturas  africanas  que,  isoladas,  ten­                                                                                                                                                                                                    para esse  modelo."


                           deriam ao estiolamento; e como forma



                           de  dinamizar o  meio  rural,  através  de                                                                                                                                                                                                    Por  meio  de  gráficos,  Dalledone apre­


                           programas de rádio nas línguas locais e                                                                                                                                                                                                       sentou  um  modelo  explicativo da co­


                          que permitam às massas rurais partici­                                                                                                                                                                                                         municação  natural  humana  e mostrou


                          par da  vida  política  (o que já é feito no                                                                                                                                                                                                   como as telecomunicações intervêm no


                          Senegal e na Nigéria de forma incipien­                                                                                                                                                                                                        papel de  substitutivo do meio natural;


                          te).                                                                                                                                                                                                                                           historiou  as  várias  soluções encontra­



                                                                                                                                                                                                                                                                         das  para  "burlar"  o  meio,  finalizando

                          O aspecto negativo central é que,  atra­                                                                                                                                                                                                       sua  exposição com  uma reflexão sobre



                          vés da importação maciça de filmes e de                                                                                                                                                                                                        em  que  as  telecomunicações  contri­


                          programas  de  rádio  e  TV,  "a  cultura                                                                                                                                                                                                      buem para a sociedade.


                          africana  desvia-se  de  seu  curso  pró­


                          prio, abafada por uma outra lógica cul­                                                                                                                                                                                                         A comunicação entre as sociedades an­


                          tural,  externa."                                                                                                                                                                                                                               dinas  do  antigo  Peru  foi  o  título da



                                                                                                                                                                                                                                                                          palestra  feita  pela  Prof.*  Ruth  Shady


                          Para não emudecer a voz africana é pre­                                                                                                                                                                                                         Solís, chefe da área de pesquisa do Mu­


                         ciso,  segundo  Sine,  deter  este  desvio,                                                                                                                                                                                                      seu Nacional de Antropologia e Arque­


                         dando aos africanos mensagens de afri­                                                                                                                                                                                                           ologia  de  Lima.  Foi  há  cerca  de 3.000


                         canos.  Em  outros  termos,  os  meios de                                                                                                                                                                                                        anos  a.C .  que  estas  sociedades for­



                         com unicação  de  m assa,  explorados                                                                                                                                                                                                            maram  organizações  complexas,  que


                         num contexto sócio-político favorável à                                                                                                                                                                                                          num  processo  evolutivo,  já  entre 300


                         iniciativa cultural popular, podem con­                                                                                                                                                                                                          a.C. e 200 d.C. possuíam governo esta­


                         verter-se  em  instrumentos  úteis  para                                                                                                                                                                                                         belecido,  sociedade  hierarquizada e


                         edificar  uma  nova  cultura  africana —                                                                                                                                                                                                         vida  urbana.  Nesta  época,  apoiado na



                         reforçando a  sua  identidade  cultural  e                                                                                                                                                                                                       lhama e em  pequenas embarcações, os


                         abrindo-as  para  o  mundo  de  uma  ma­                                                                                                                                                                                                         contatos  por  terra  e  mar  se intensifi­
                                                                                                                                                 BabakárSine, da Universidade de Dakar, Senegal:
                         neira  que  não  seja  efe  pura  absorção,                                                                             "A  identidade cultural africana conseguirá resistir                                                                     caram  e  estabeleceu-se o comércio en­


                         mas de interação.                                                                                                       ao embate das modernas tecnologias de T C ?"                                                                             tre regiões distantes.
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